Bem, dois meses depois, estou de volta. Terminei meu Loop Switcher de 5 canais.
Não ficou nenhuma maravilha esteticamente porque, definitivamente, sou uma negação em se tratando de artes plásticas (rs). Cheguei a tentar colocar letrinhas de decalque (Decadry e LetraSet) mas não deu certo, então escrevi na mão mesmo, pois já estava aborrecido com as tentativas infrutíferas... rs
Mas pelo menos tá funcionando direitinho e deu uma arrumação bem bacana na minha pedalboard maior, que tem uns 20 pedais. Além de me dar um controle bem maior e mais fácil de tudo, ainda permitiu retirar da minha pedalboard um Boss AB-2, um Boss LS-2 e um Patch Bay da Landscape.
Uma verdadeira obra de arte, não? _
Essa coisa é um 2 em 1: além de Loop Switcher, também é chaveador "ABY" (com a inclusão da saída "Z").
O esquema fui eu mesmo que bolei, partindo de uma versão básica de loop switcher (sem chaveador ABY) que encontrei na internet. Adicionei algumas melhorias, como:
a) Chaveamento "ABY" com a saída "Z". Com 2 entradas e 2 saídas, é possível fazer qualquer combinação. O sinal que entra por A pode sair só em Y, só em Z ou em ambos. O mesmo ocorre com o sinal que entra em B. Ainda, A e B podem funcionar juntas. O chaveamento AB-YZ independe dos loops e demais funcionalidades do pedal.
b) Fêmeas J10 dos SEND que fecham contato quando vazias para possibilitar não ter que usar os loops em ordem (podemos usar o canal 2 sem usar o 1, o que não é permitido num switcher convencional)
c) Fêmeas do "Tuner Out" e do "Direct In" que, também quando vazias, aterram o circuito inteiro para fazer um MUTE decente
d) Uma coisa que chamei de "Total Mute", que, além de desviar o sinal das entradas A e B diretamente para "Tuner Out" (que vai estar aterrada se vazia), também direciona as saídas Y e Z para "Direct In" (também aterrada se vazia), de forma que tudo o que está no meio (loops) fica isolado e sem chance de vazar sinal para as saídas Y e Z (amplificador ou mesa de som, por exemplo)
e) Possibilidade de mudar o comportamento dos loops 2 e 3 com uma mini-switch 5PDT, tornando-os exclusivos (se liga um, desliga o outro). Com a 5PDT ligada, os pisadores 2 e 3 deixam de funcionar e o pisador 2/3 passa a comandar os dois loops, alternando entre um e outro. Isso facilita muito, pois permite mudar de clean para drive rapidamente, com apenas uma pisada.
Agora minha pedalboard ficou assim:
Loop 1 -> Dunlop Crybaby, Boss PS-6
Loop 2 -> Boss CE-2, Boss BF-2, Boss PH-2, Boss VB-2, Boss DD-7 (CLEAN)
Loop 3 -> Boss CS-3, Boss SD-1, Ibanez TS-9, Boss BD-2, Boss DD-3 (DRIVE)
Loop 4 -> Boss RV-3, Boss GE-7, Boss NF-1
Loop 5 -> Vazio
Tuner Out -> Boss TU-2
Input A -> Guitarra 1
Input B -> Guitarra 2
Output Y -> Amplificador
Output Z -> Boss DI-1 (linha para o mixer)
Obs.: O Boss GE-7, no final da cadeia, às vezes uso como um booster (com todos os controles de bandas em flat e apenas o de "level" um pouco acima da posição flat).
Acredito que um bom Loop Switcher deve ter as características abaixo e foi isso o que me levou a construir esse pedal:
1 - Circuito "True Bypass"
2 - Chave de "Mute", que pode ser obtido desviando-se o sinal dos jacks A e B diretamente para "Tuner Out". Ou, melhor ainda, um "Total Mute", caracterizado por isolar também as saídas Y e Z, ligando-as à entrada "Direct In" (tanto "Tuner Out" como "Direct In" podem estar vazias, pois suas J10 especiais aterram o circuito). Com o "Total Mute", não há chance de nenhum sinal dos Loops vazar para as saídas Y e Z.
3 - Uma "Direct Out"
4 - Uma "Direct In"
5 - Entradas (A e B) e saídas (Y e Z) frontais, para economizar espaço na pedalboard
6 - Todos os demais jacks J10 ocupando apenas 1 lateral da caixa, de forma a possibilitar encostar a caixa no canto da pedalboard
E, no futuro, num outro projeto, quem sabe acrescentar:
1 - Um circuito de "Buffer" com chave On/Off
2 - Dois Interruptores de "Pulldown" (Anti-POP), que habilitam/desabilitam os resistores de 1M Ohms que aterram cada IN de cada loop e os resistores de 100K que aterram cada OUT de cada loop.
3 - Tratamento nos LEDs para evitar POP
Informações Técnicas:
Fêmeas J10:
1 - Os J10 do SEND de cada par SEND-RETURN são especiais, de forma que quando vazios fecham contato entre os polos positivos dos 2 jacks. Isto possibilita não ter que usar os canais em ordem. Num switcher normal, se você usa o canal 2 e não usa o 1, se acidentalmente ligar o canal 1 o sinal é interrompido antes de chegar no 2. Com essa fêmea J10 especial, isto não ocorre, pois o sinal passa pelo canal sem uso seja com o pisador na posição ON ou OFF.
2 - O J10 da Tuner Out é especial, de forma que quando vazio fecha o contato entre o seu polo positivo e o negativo. Isto é útil para se fazer o Mute adequado quando este jack está vazio, aterrando o sinal que vem dos Inputs A e/ou B.
3 - O J10 da Direct In ambém é especial, de forma que quando vazio fecha o contato entre o seu polo positivo e o negativo. Isto é útil para garantir que as saídas Y e/ou Z sejam aterradas quando este jack estiver vazio.
Input A: J10 Stereo
Input B e Outputs Y e Z: J10 Mono
Direct Out: J10 Mono
Direct In e Tuner Out: J10 Especial (para fechar contato entre + e - quando vazio)
Send: J10 Especial (para fechar contato entre seu + e o + do seu respectivo Return quando vazio)
Return: J10 Mono
-----