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Autor Tópico: À Procura de Quem Faça um Loop Switcher de 5 Canais  (Lida 13374 vezes)
Sávio_RJ
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« : 12 de Dezembro de 2015, as 14:11:19 »

Amigos, comprei os componentes mas não tenho como fazer a caixa de alumínio e a arte final. Sendo assim, gostaria de saber se algum dos habilidosos colegas faria o Loop Switcher abaixo (eu envio os componentes, menos a caixa) e pago pela caixa, montagem e arte final. Alguém se habilitaria?





...e enquanto não aparece ninguém pra fazer um "profissa" pra mim, vou me virando como posso aqui:





« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, as 13:48:18 por Sávio_RJ » Registrado
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« Responder #1 : 13 de Dezembro de 2015, as 19:51:57 »

aconselho a passar em alguma serralheria de corte e dobra de chapas... pede para fazerem em chapa de ferro galvanizada....eles vao cortar e dobrar da maneira que voce solicitar... recomendo chapa de 2mm de espessura, vai ficar firme e razoavelmente pesada. Pode ser bem mais compacta do que a que voce está fazendo em MDF....

A arte grafica voce pode fazer imprimindo (invertido) em papel glossy (liso) com impressora a laser e transferir para o metal, tal qual fazemos com as placas....

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, as 17:08:12 por xformer » Registrado
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« Responder #2 : 14 de Dezembro de 2015, as 05:48:27 »

Era basicamente isso que eu iria sugerir.
Você imprime em papel glossy com o fundo preto e a fonte branca, porque o percloreto vai colocar em baixo relevo so o que for escrito em branco, após isso, você pode pintar do jeito que desejar. Uma dica, se fizer de aço galvanizado, ou até daquele alumínio "chão de ônibus" como nem sempre o serralheiro vai conseguir fazer o encaixe dos parafusos, você pode fazer em durepoxi, como será interna, ficará no esquema =D  e ferro/ aço galvanizado demora pelo menos 15 anos para talvez pegar algum tipo de ferrugem. Legal!
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« Responder #3 : 14 de Dezembro de 2015, as 07:52:09 »

dobrando uma tira da chapa para dentro da caixa, para ficar uma "orelha", pode usar aquelas porcas "U" para fixar a tampa.
se tiver algum conhecido que trabalha com Funilaria/lanternagem, também pode ver se ele instala "porca rebite", ai o resultado é profissional, como usado em chassi de amplificadores.

porca "U" ou "porca grampo"
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

"porca rebite"
essa da imagem é sextavada, mas existe dela redonda, que não precisa de nenhum furo especial.
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« Responder #4 : 14 de Dezembro de 2015, as 12:00:16 »

Era basicamente isso que eu iria sugerir.
Você imprime em papel glossy com o fundo preto e a fonte branca, porque o percloreto vai colocar em baixo relevo so o que for escrito em branco, após isso, você pode pintar do jeito que desejar. Uma dica, se fizer de aço galvanizado, ou até daquele alumínio "chão de ônibus" como nem sempre o serralheiro vai conseguir fazer o encaixe dos parafusos, você pode fazer em durepoxi, como será interna, ficará no esquema =D  e ferro/ aço galvanizado demora pelo menos 15 anos para talvez pegar algum tipo de ferrugem. Legal!


aí seria o processo de corrosão para ter a parte gráfica em relevo.... a minha sugestão não é fazer isso... é transferir a arte, letras em preto com fundo transparente.... inclusive pode ser feito colorido... é dificil acertar a temperatura e tempo de transferencia... mas fica assim:

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« Responder #5 : 16 de Dezembro de 2015, as 05:20:44 »

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Amigão, ainda sem chegar na arte final, eu devo solicitar na serralheria chapa de ferro galvanizado ou alumínio? Pode confirmar o material exato pra mim?

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« Responder #6 : 16 de Dezembro de 2015, as 11:51:20 »

betoknigth

Amigão, ainda sem chegar na arte final, eu devo solicitar na serralheria chapa de ferro galvanizado ou alumínio? Pode confirmar o material exato pra mim?



Eu faço em ferro galvanizado por ser mais rígido, mas pago meus pecados...é mais difícil para furar, é mais pesado....

Acredito que seja possível fazer em alumínio, aí não sei se a minha técnica funciona...
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« Responder #7 : 17 de Dezembro de 2015, as 18:29:40 »

Caramba! Aí tô lascado, pois tenho mais de 30 furos pra fazer nesse switcher! _
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« Responder #8 : 17 de Dezembro de 2015, as 18:32:38 »

Caramba! Aí tô lascado, pois tenho mais de 30 furos pra fazer nesse switcher! _

nesse caso, é melhor combinar direitinho, pegar a chapa, mandar ou fazer os furos numa furadeira de bancada e depois dos furos feitos, levar a chapa de volta para ser dobrada.

dobrar primeiro para depois furar dará muito mais trabalho.
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« Responder #9 : 17 de Dezembro de 2015, as 20:56:56 »

verdade, furar primeiro e dobrar depois é melhor negócio. Legal!
beto, muito obrigado, não sabia que podia fazer transfer no glossy colorido. ficou muito legal o seu pedal.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2016, as 22:03:56 por Andshadows » Registrado
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« Responder #10 : 08 de Fevereiro de 2016, as 15:33:27 »

   Bem, dois meses depois, estou de volta. Terminei meu Loop Switcher de 5 canais.
   Não ficou nenhuma maravilha esteticamente porque, definitivamente, sou uma negação em se tratando de artes plásticas (rs). Cheguei a tentar colocar letrinhas de decalque (Decadry e LetraSet) mas não deu certo, então escrevi na mão mesmo, pois já estava aborrecido com as tentativas infrutíferas... rs
   Mas pelo menos tá funcionando direitinho e deu uma arrumação bem bacana na minha pedalboard maior, que tem uns 20 pedais. Além de me dar um controle bem maior e mais fácil de tudo, ainda permitiu retirar da minha pedalboard um Boss AB-2, um Boss LS-2 e um Patch Bay da Landscape.

   Uma verdadeira obra de arte, não? _

   Essa coisa é um 2 em 1: além de Loop Switcher, também é chaveador "ABY" (com a inclusão da saída "Z").
   O esquema fui eu mesmo que bolei, partindo de uma versão básica de loop switcher (sem chaveador ABY) que encontrei na internet. Adicionei algumas melhorias, como:

a) Chaveamento "ABY" com a saída "Z". Com 2 entradas e 2 saídas, é possível fazer qualquer combinação. O sinal que entra por A pode sair só em Y, só em Z ou em ambos. O mesmo ocorre com o sinal que entra em B. Ainda, A e B podem funcionar juntas. O chaveamento AB-YZ independe dos loops e demais funcionalidades do pedal.

b) Fêmeas J10 dos SEND que fecham contato quando vazias para possibilitar não ter que usar os loops em ordem (podemos usar o canal 2 sem usar o 1, o que não é permitido num switcher convencional)

c) Fêmeas do "Tuner Out" e do "Direct In" que, também quando vazias, aterram o circuito inteiro para fazer um MUTE decente

d) Uma coisa que chamei de "Total Mute", que, além de desviar o sinal das entradas A e B diretamente para "Tuner Out" (que vai estar aterrada se vazia), também direciona as saídas Y e Z para "Direct In" (também aterrada se vazia), de forma que tudo o que está no meio (loops) fica isolado e sem chance de vazar sinal para as saídas Y e Z (amplificador ou mesa de som, por exemplo)

e) Possibilidade de mudar o comportamento dos loops 2 e 3 com uma mini-switch 5PDT, tornando-os exclusivos (se liga um, desliga o outro). Com a 5PDT ligada, os pisadores 2 e 3 deixam de funcionar e o pisador 2/3 passa a comandar os dois loops, alternando entre um e outro. Isso facilita muito, pois permite mudar de clean para drive rapidamente, com apenas uma pisada.

   Agora minha pedalboard ficou assim:

Loop 1 -> Dunlop Crybaby, Boss PS-6
Loop 2 -> Boss CE-2, Boss BF-2, Boss PH-2, Boss VB-2, Boss DD-7 (CLEAN)
Loop 3 -> Boss CS-3, Boss SD-1, Ibanez TS-9, Boss BD-2, Boss DD-3 (DRIVE)
Loop 4 -> Boss RV-3, Boss GE-7, Boss NF-1
Loop 5 -> Vazio
Tuner Out -> Boss TU-2
Input A -> Guitarra 1
Input B -> Guitarra 2
Output Y -> Amplificador
Output Z -> Boss DI-1 (linha para o mixer)

   Obs.: O Boss GE-7, no final da cadeia, às vezes uso como um booster (com todos os controles de bandas em flat e apenas o de "level" um pouco acima da posição flat).

   Acredito que um bom Loop Switcher deve ter as características abaixo e foi isso o que me levou a construir esse pedal:

1 - Circuito "True Bypass"
2 - Chave de "Mute", que pode ser obtido desviando-se o sinal dos jacks A e B diretamente para "Tuner Out". Ou, melhor ainda, um "Total Mute", caracterizado por isolar também as saídas Y e Z, ligando-as à entrada "Direct In" (tanto "Tuner Out" como "Direct In" podem estar vazias, pois suas J10 especiais aterram o circuito). Com o "Total Mute", não há chance de nenhum sinal dos Loops vazar para as saídas Y e Z.
3 - Uma "Direct Out"
4 - Uma "Direct In"
5 - Entradas (A e B) e saídas (Y e Z) frontais, para economizar espaço na pedalboard
6 - Todos os demais jacks J10 ocupando apenas 1 lateral da caixa, de forma a possibilitar encostar a caixa no canto da pedalboard

   E, no futuro, num outro projeto, quem sabe acrescentar:

1 - Um circuito de "Buffer" com chave On/Off
2 - Dois Interruptores de "Pulldown" (Anti-POP), que habilitam/desabilitam os resistores de 1M Ohms que aterram cada IN de cada loop e os resistores de 100K que aterram cada OUT de cada loop.
3 - Tratamento nos LEDs para evitar POP

Informações Técnicas:

Fêmeas J10:

1 - Os J10 do SEND de cada par SEND-RETURN são especiais, de forma que quando vazios fecham contato entre os polos positivos dos 2 jacks. Isto possibilita não ter que usar os canais em ordem. Num switcher normal, se você usa o canal 2 e não usa o 1, se acidentalmente ligar o canal 1 o sinal é interrompido antes de chegar no 2. Com essa fêmea J10 especial, isto não ocorre, pois o sinal passa pelo canal sem uso seja com o pisador na posição ON ou OFF.

2 - O J10 da Tuner Out é especial, de forma que quando vazio fecha o contato entre o seu polo positivo e o negativo. Isto é útil para se fazer o Mute adequado quando este jack está vazio, aterrando o sinal que vem dos Inputs A e/ou B.

3 - O J10 da Direct In ambém é especial, de forma que quando vazio fecha o contato entre o seu polo positivo e o negativo. Isto é útil para garantir que as saídas Y e/ou Z sejam aterradas quando este jack estiver vazio.

Input A: J10 Stereo
Input B e Outputs Y e Z: J10 Mono
Direct Out: J10 Mono
Direct In e Tuner Out: J10 Especial (para fechar contato entre + e - quando vazio)
Send: J10 Especial (para fechar contato entre seu + e o + do seu respectivo Return quando vazio)
Return: J10 Mono









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« Última modificação: 06 de Abril de 2017, as 22:04:02 por Sávio_RJ » Registrado
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« Responder #11 : 08 de Fevereiro de 2016, as 16:42:55 »

Sávio, ficou bacana, parabéns!

O mais importante, é ter ficado funcional, e atendido as suas necessidades.

Quais as medidas da caixa?

Abraços,
Alfredo
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« Responder #12 : 08 de Fevereiro de 2016, as 17:37:22 »

   Muito obrigado, Alfredo. Mas sei que tenho que comer muito feijão ainda...
   A caixa é MDF. Gostaria muito de ter conseguido uma caixa de metal, mas ninguém quis fazer por aqui e não consegui pra comprar nas medidas necessárias.
   Numa rede de papelarias chamada Caçula, encontrei uma caixa de MDF, tipo porta-jóias de mulher. Desmontei a tampa e a utilizei para fazer o pedal. Daí lixei, passei uma base e pintei com esmalte sintético.
   Tentei colocar as letrinhas de Decadry, mas umas ficaram pela metade, outras se partiram totalmente. Daí resolvi usar meus garranchos mesmo, senão esse pedal não terminava nunca. Ao final, utilizei verniz sintético spray para proteger as letras.
   Bem, seguem as medidas. Ainda tenho esperanças de um dia conseguir uma caixa de metal decente e fazer uma arte profissional.

LAP: 30,5 cm X 3 cm X 18,5 cm
LAP: 29,5 cm X 2,5 cm X 17,5 cm (medidas internas)

       Mas o ideal é que a altura interna não seja menor do que 3 cm. A medida de 2,5 cm ficou muito justinha.
No mais, ficaram boas as medidas.
       Ah, e fiz aquela "cruzeta" central, também de MDF, para dar mais firmeza ao pisar nos switches centrais e não correr o risco de quebrar a caixa (embora eu ache que não chegaria a tanto). Colei a "cruzeta" com cola madeira (antes de pintar, é claro).
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2016, as 20:47:36 por Sávio_RJ » Registrado
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« Responder #13 : 08 de Fevereiro de 2016, as 20:04:26 »

Parabéns pelo trabalho, eu curti muito e acho que deva ser de extrema utilidade e facilite muito.
Uma pergunta : teria o esquema de ligações?
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« Responder #14 : 08 de Fevereiro de 2016, as 20:57:17 »

GuitarCris

   Fiz 3 versões deste switcher. Apesar de postar abaixo os esquemas, sei que eles ficam ilegíveis quando baixados para o computador.
   Então subi um ZIP com os 3 esquemas para o 4shared. Veja se consegue pegar lá. Segue o link:

http://www.4shared.com/rar/6d6ESU8qce/5-Loop_Switcher.html


a) Versão 1: Básica, sem a possibilidade de comportamento exclusivo dos loops 2 e 3:



b) Versão 2: Intermediária, com os loops 2 e 3 com comportamento exclusivo (liga um, desliga o outro), mas sem a chavinha 5PDT para fazer os 5 canais funcionarem independentes (como na versão básica). Em outras palavras, seriam 4 canais independentes (pois o 2 e 3 nunca estariam "ON" ao mesmo tempo: ou um ou outro. Mas isso pra muita gente - inclusive pra mim - é suficiente, pois no meu caso nem chego a usar o loop 5). Repare que são 4 pisadores para 5 canais (1 pisador apenas para os loops 2 e 3):



c) Versão 3: Completa, com a chavinha 5PDT que permite fazer funcionar como a versão básica e também como a intermediária:


« Última modificação: 24 de Março de 2016, as 19:32:50 por Sávio_RJ » Registrado
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