Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 12:27:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aumentar o agudo da guitarra.  (Lida 16750 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #30 : 11 de Dezembro de 2015, as 13:12:15 »

Tu vês... não é todo o dia que aparece um guitarrista querendo aumentar agudos. Normalmente querem aumentar graves e cortar agudos.

Comentário inútil, eu sei.


Não vejo nada de inútil no seu comentário. Eu mesmo não sabia que muitos guitarristas buscam mais graves que agudos. Eu mesmo consigo ter um bom nível de graves palhetando na região do 24* traste e usando cordas mais grossas. Gosto do modelo Les Paul, que foi criado para tocar Jazz, e sua própria estrutura já proporciona um bom grave. Trocar os imãs de alnico 5 por alnico 2 também é uma opção.

Bom, em fóruns de guitarra é um anseio recorrente, volta e meia alguém aparece perguntando sobre isso.

Basicamente duas coisas: grave e sustain.

Eu sou usuário de Stratos e Teles, ex usuário de Les Paul (falando assim parece que se tratam de drogas né).

Minha resposta não raro era sugerir ao perguntante que considerasse passar para o contrabaixo, ou violoncelo (imagina o sustain!). hehehe

A intenção não era apenas sarcasmo, mas dar a entender que: a guitarra ocupa um papel importante no mix do som, nos médio-agudos. Uma guitarra que não os tenha, meio que "some" na banda. E também que silêncio é um componente importante da música, porque a alternância entre som e silêncio é que possibilita ritmos sofisticados.

Reduzir agudos estridentes, é uma boa. Para mim, ligar o cap da ponte num tone invariavelmente resolve em Stratos e Teles. Botar uma "baseplate" na ponte da Strato dá um boost legal no sinal e no ataque e também suaviza estridencias, e os dois juntos transformam uma strato numa guitarra realmente boa pra hard rock.

Eu acredito que essa questão inversa á sua, de querer mais graves e mais, mais mais, sustain, é um problema de "guitarristas de quarto". O cara bota uma música do Guns pra ouvir, e depois se põe a querer tocar ela na guitarra. Ele pode estar tocando perfeitamente mas sente falta do "peso", do oomph, da sensação de porrada. A primeira coisa que lhe ocorre é que o timbre não está adequado. Em realidade, o que está se passando é que sem o baixo e o bumbo marcando o tempo forte, não há peso. A cozinha faz peso, não a guitarra!

Eu mesmo tive que aprender isso. Consegui aproveitar melhor o instrumento depois que compreendi que meu papel no panorama sonoro era outro. Era de ornamentar a música e preencher a melodia dela. É preciso primeiro conceber a música sem a guitarra (e ouvir músicas sem guitarra ajuda!), e depois rever seu papel naquele som e o que você teria a acrescentar: e tanto melhor quanto menos isso for "tocar junto com o baixo".

Guitarristas costumam pecar pelo excesso. De sustain, de notas, de compressão no timbre, de volume no amp, etc etc etc.

***

Quanto à sua solicitação de mais agudos, eu acho ela algo musicalmente maduro num guitarrista. Um timbre agudo o bastante e de boa qualidade, sem um ataque irritante mas brilhoso e vivo, é essencial para a linguagem do guitarrista no contexto de uma música. Essa conclusão só se chega se você ouve a música como um todo, o que parece ser o seu caso, e o caso do colega que botou os captadores da K1 dele em paralelo etc etc.

***

A Gibson costumava ter umas propagandas ótimas. Essa aqui fala muito:

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #31 : 17 de Dezembro de 2015, as 14:05:16 »

Magnífica propaganda da Gibson!  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
felix
Visitante
« Responder #32 : 17 de Dezembro de 2015, as 14:14:25 »

Chega lá e é o violão da Paulinha Fernandes.
...Eu quero ser pra você ....

 Guitarrista
Registrado
007
Visitante
« Responder #33 : 21 de Dezembro de 2015, as 09:40:24 »

Chega lá e é o violão da Paulinha Fernandes.
...Eu quero ser pra você ....

 Guitarrista

 Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal