Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 14:29:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aumentar o agudo da guitarra.  (Lida 16769 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #15 : 05 de Dezembro de 2015, as 17:53:16 »

007, Her Majesty Service

Leia o que Ramsay, Adiel, Ferro Velho e Doug, nessa ordem, escreveram.

Mas se você quiser preservar o que sua guitarra/captadores tem em agudos, escolha cabos muito bons (Belden, Mogami etc.) e tente aquilo que a Ampeg sempre fez sem ser jamais imitada: aumente muito o resistor de grade do primeiro estágio de ganho do seu amp, elevando-o para 4,7M ou 5,6M. Se funciona com uma 6SL7 deve funcionar também com  uma 12AX7 !
Não aumenta o risco de ruido Guilherme?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
007
Visitante
« Responder #16 : 05 de Dezembro de 2015, as 21:43:21 »

Além das dicas dadas acima, existe um potenciômetro para tone chamado "no load". Na posição 0 ele desliga completamente o capacitor de tone do circuito.

É só fazer um controle de tom estilo o do Baby Wonder. Na posição "0", ele coloca o capacitor de tom em curto, efetivamente eliminando ele do caminho do sinal.




Sugestão anotada, Blackcorvo, obrigado.


-----
007, Her Majesty Service

Leia o que Ramsay, Adiel, Ferro Velho e Doug, nessa ordem, escreveram.

Mas se você quiser preservar o que sua guitarra/captadores tem em agudos, escolha cabos muito bons (Belden, Mogami etc.) e tente aquilo que a Ampeg sempre fez sem ser jamais imitada: aumente muito o resistor de grade do primeiro estágio de ganho do seu amp, elevando-o para 4,7M ou 5,6M. Se funciona com uma 6SL7 deve funcionar também com  uma 12AX7 !

Essa ideia do resistor eu não tinha pensado, mas me parece válido tentar.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2015, as 21:45:31 por 007 » Registrado
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #17 : 06 de Dezembro de 2015, as 13:42:29 »

Sou guitarrista também. Não quero minar suas intenções, mas sinceramente, acho que se você está sentindo falta de agudos no seu som, o problema não está no circuito da sua guitarra. A esmagadora maioria dos guitarristas usa o mesmo circuito há décadas. E alguns apenas passaram a lançar mão do pot "no load" de alguns poucos anos pra cá. Alguns, ainda, substituem o pot de volume por um de 1M, o que, na minha opinião, deixa a guitarra estridente demais. Concluindo, acho que você deveria verificar outras coisas: cabos, efeitos no meio do caminho, seu amplificador, etc. ...
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2015, as 13:47:01 por Sávio_RJ » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #18 : 06 de Dezembro de 2015, as 13:54:30 »

Não se deve descartar a possibilidade de troca de captadores, ou da reconfiguração dos mesmos em paralelo, caso sejam humbuckers.  Minha Tagima K2 foi equipada com dois Seymour Duncan, um Hot Rails e um Trembucker, ambos com timbres muito graves e de pouco brilho.  Duas chaves série/paralelo em push-pull nos potenciômetros acrescentaram os agudos que eu queria, e resolveram a parada.  Agora a "criança" está com bastante variedade tonal, o que a torna um instrumento muito mais versátil, com a vantagem de não produzir o "ronco" de 60Hz, característico dos single coil, principalmente quando utilizados com overdrivers e distorções.

Registrado

007
Visitante
« Responder #19 : 06 de Dezembro de 2015, as 15:38:30 »

Só quero expandir as opções da minha guitarra. Há uma chave de seis terminais e um potenciômetro duplo que instalei com essa finalidade. Já tenho um esquema interessante aqui. Mas preciso ver o valor dos indutores que tenho aqui para fazer os cálculos.

Registrado
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #20 : 06 de Dezembro de 2015, as 17:13:45 »

Ah, sim. E também lançar mão das 3 possibilidades de combinações das bobinas dos captadores: Série, Paralelo e Single Coil. Lembrando que para obter o "hum cancelling" tem-se que sempre combinar 2 bobinas com polaridades magnéticas opostas (North-South), alem de respeitar a polaridade elétrica dos fios (+ ou -, ou melhor: Start e Finish) para que fiquem em fase. A combinação dos captadores na chave (como a 5-way) sempre é em paralelo, ou seja, quando se liga 2 captadores ao mesmo tempo (como na posição 2 ou 4 da 5-way), temos 2 captadores ligados em paralelo. Mas é possível fazer dezenas de possibilidades de modo a ligarmos bobinas de captadores diferentes em série ou paralelo. Ou até mesmo, ligar um humbucker sozinho mas com suas 2 bobinas em paralelo, o que dá um timbre mais agudo, evidentemente. Mas percebi que o colega também gosta de investigar e descobrir novos caminhos. Show de bola. Compartilha as descobertas com a gente.
Registrado
007
Visitante
« Responder #21 : 06 de Dezembro de 2015, as 17:37:23 »

Ah, sim. E também lançar mão das 3 possibilidades de combinações das bobinas dos captadores: Série, Paralelo e Single Coil. Lembrando que para obter o "hum cancelling" tem-se que sempre combinar 2 bobinas com polaridades magnéticas opostas (North-South), alem de respeitar a polaridade elétrica dos fios (+ ou -, ou melhor: Start e Finish) para que fiquem em fase. A combinação dos captadores na chave (como a 5-way) sempre é em paralelo, ou seja, quando se liga 2 captadores ao mesmo tempo (como na posição 2 ou 4 da 5-way), temos 2 captadores ligados em paralelo. Mas é possível fazer dezenas de possibilidades de modo a ligarmos bobinas de captadores diferentes em série ou paralelo. Ou até mesmo, ligar um humbucker sozinho mas com suas 2 bobinas em paralelo, o que dá um timbre mais agudo, evidentemente. Mas percebi que o colega também gosta de investigar e descobrir novos caminhos. Show de bola. Compartilha as descobertas com a gente.

Dois dos quatro potenciômetros são push-pull, para ter a opção de single coil em cada captador. Outros dois são duplos, sendo que um regula o volume dos captadores. O outros duplo serve para o controle de tom e o outro para a ligação proposta neste tópico.


-----
Como faço para postar imagens? Estou tentando passar o esquema aqui e abrir um tópico sobre outro assunto.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2015, as 17:57:33 por 007 » Registrado
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #22 : 06 de Dezembro de 2015, as 18:49:05 »

Para postar imagens eu faço upload delas pra minha conta do Photobucket, copio o endereço (link) da foto fornecido pelo Photobuket e colo entre as tags "[ i m g ] [ / i m g ]" que aparecem aqui mesmo nesta caixa de texto quando clicamos no segundo botãozinho da esquerda para a direita (Inserir Imagem) que aparece quando estamos digitando a resposta. Mas nem precisa clicar no botãozinho, basta, ao final do seu texto inserir as tags manualmente (sem os espaços do meu exemplo) e colocar o link da foto dentro delas. Espero não ter sido muito confuso na explicação... Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 06 de Dezembro de 2015, as 18:50:48 »

Como faço para postar imagens? Estou tentando passar o esquema aqui e abrir um tópico sobre outro assunto.

Tem que fazer upload para um site que armazene o arquivo (ex. www.postimg.cc) e depois postar o link da imagem entre  os marcadores [ img ] link [ /img ]   (o segundo ícone da segunda linha de ícones na edição da mensagem).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
007
Visitante
« Responder #24 : 06 de Dezembro de 2015, as 19:11:47 »

Valeu Xformer! 

-----
Quanto maior o capacitor, mais baixa é freqüência de corte. Então em um controle de tom ao usar um capacitor de 470n ou mais, os graves é que são enviados ao terra, certo?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2015, as 10:50:23 por 007 » Registrado
007
Visitante
« Responder #25 : 10 de Dezembro de 2015, as 05:30:47 »



http://postimg.cc/image/hc34tf2zt/
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, as 05:35:08 por Adiel » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 10 de Dezembro de 2015, as 07:46:00 »

 
Citar
Bem que pretendo é aumentar o agudo da guitarra passivamente sem muita perda de volume.

 Essa é uma ideia bastante comum e errada do que realmente acontece em um filtro...

 Não existe um meio de aumentar algo (qualquer coisa) passivamente. É até uma questão filosófica, preciso trabalhar (ativo) para ganhar (aumentar o) dinheiro. A tendência natural das coisas é elas se equalizarem, diminuir a entalpia (ordem) aumentando a entropia (desordem).

 No caso de um filtro passivo não existe modo nenhum de aumentar os agudos. O que existe é uma diminuição de graves, "dando a entender" que os agudos aumentaram. Isso é muito importante ter em mente pois o requisito que você colocou "sem muita perda de volume" é impossível de ser alcançado com um simples RC ou RL ou RLC... Um filtro passivo só corta frequências.


Citar
Quanto maior o capacitor, mais baixa é freqüência de corte. Então em um controle de tom ao usar um capacitor de 470n ou mais, os graves é que são enviados ao terra, certo?

 Essa é uma outra idéia errada, sobre "quanto de graves" são enviados para o terra devido a um capacitor. Isso não existe! Se a impedância de saída de um gerador for muito baixa, (R = 0 ohm), o filtro não existe e qualquer capacitor que você colocar em paralelo não vai causar atenuação do sinal. Quem "atenua" o sinal é o resistor, pois ele é o único componente que dissipa o sinal em forma de calor...

 O problema é que um captador não é nem de longe um gerador com impedância nula (só ver que qualquer captador tem um parâmetro que é sua resistência DC). Para piorar ainda mais, ele tem uma indutância, ou seja, ao se colocar um capacitor em paralelo o que se cria é um circuito RLC, com frequência de ressonância e tudo mais.

 Sobre utilizar indutores, só precisa atentar qual a frequência que você está interessado e ver se essa bobina é capaz de ser realizada de forma prática...

 Um exemplo, para um circuito passa altas com frequência de corte de uns 100 Hz (você quer atenuar os graves correto?), de um captador de uns 5k ohms DC (sem contar a indutância do mesmo).

 Wc = R/L
 fc = R/(2pi*L)
 L = R/(2pi*fc)
 L = 5000/(2pi*100)
 L = 7,96 H

 Não sei onde você vai encontrar essa bobina mas em todo caso....

 Um abraço,

 Eduardo
 
Registrado
007
Visitante
« Responder #27 : 10 de Dezembro de 2015, as 12:14:17 »

Já consegui o resultado que desejava com o esquema que postei anteriormente. Obrigado a todos  Legal!
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #28 : 10 de Dezembro de 2015, as 12:38:35 »

Tu vês... não é todo o dia que aparece um guitarrista querendo aumentar agudos. Normalmente querem aumentar graves e cortar agudos.

Comentário inútil, eu sei.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
007
Visitante
« Responder #29 : 11 de Dezembro de 2015, as 11:17:02 »

Tu vês... não é todo o dia que aparece um guitarrista querendo aumentar agudos. Normalmente querem aumentar graves e cortar agudos.

Comentário inútil, eu sei.


Não vejo nada de inútil no seu comentário. Eu mesmo não sabia que muitos guitarristas buscam mais graves que agudos. Eu mesmo consigo ter um bom nível de graves palhetando na região do 24* traste e usando cordas mais grossas. Gosto do modelo Les Paul, que foi criado para tocar Jazz, e sua própria estrutura já proporciona um bom grave. Trocar os imãs de alnico 5 por alnico 2 também é uma opção.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal