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Autor Tópico: Aumentar o agudo da guitarra.  (Lida 16755 vezes)
007
Visitante
« : 04 de Dezembro de 2015, as 22:27:10 »

Bem que pretendo é aumentar o agudo da guitarra passivamente sem muita perda de volume. Pesquisando no Google me deparei com o circuito a seguir:

http://www.preservationsound.com/wp-content/uploads/2012/03/Carlos_Moura_Distortionless_EQ.jpg

E com uma apostila sobre filtros passivos, sendo que oque mais me chamou atenção foi filtro passa alte RL.

http://intranet.ctism.ufsm.br/gsec/Apostilas/filtropassivo.pdf

Dicas e sugestões são bem vindas, obrigado.

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Ramsay
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« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2015, as 00:01:33 »

O circuito do 1º link é feito para microfones e, além de não servir, não vai aumentar em nada o agudo da guitarra.
A apostila do 2º link é muito ampla e nem me dei ao trabalho de ler.

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007
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« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2015, as 00:34:34 »

Não  é preciso ler a apostila toda, pois nem eu mesmo a li da primeira a última página. Basta ir a página 27.
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Ramsay
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« Responder #3 : 05 de Dezembro de 2015, as 01:33:07 »

Citar
Não  é preciso ler a apostila toda, pois nem eu mesmo a li da primeira a última página. Basta ir a página 27.

Ok, fui na página 27 que fala sobre filtro passa baixa ideal e não vi nada ali que aumente o agudo da guitarra.

Se você quer aumentar os agudos da guitarra, sugiro que dobre o valor dos pots, tipo, se são de 250K coloque 500K.
Se são de 500K coloque 1M.
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Ferro_Velho
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« Responder #4 : 05 de Dezembro de 2015, as 08:36:30 »

Só complementando...

Além do que já foi dito pelo Ramsay, eu te sugiro alguns outros "truques", como usar cordas mais finas, um cabo o mais curto possível de boa qualidade e trocar o capacitor de tone por um de valor mais baixo, se for de 47nF colocar um de 22nF, por exemplo. (Este último "truque" não vai aumentar o agudo, mas vai diminuir os graves dando assim a impressão que o som esta mais agudo)

Se nenhum destes truques te agradar, a melhor solução então é um equalizador, que é um pedal quase obrigatório de se ter, muito útil numa hora dessas.

A maneira de fazer o cabeamento da parte elétrica da guitarra também influi um pouco no som, existe um cabeamento chamado de "50's wiring" (a lá anos 50)  Procure   que evita a perda de agudos quando se abaixa o volume da guitarra, ou pode-se colocar um capacitor (e às vezes, em paralelo, um resistor) no pot de volume, é o chamado "treble bleed"  Procure.



Mas sinceramente, eu acho que a melhor solução ainda seria um pedal EQ mesmo, aprender a usar um equalizador é muito bom para qualquer músico.


Abraços.



 
  
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007
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« Responder #5 : 05 de Dezembro de 2015, as 09:29:20 »

Perdão, pagina 41. Vou continuar pesquisando, obrigado.
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« Responder #6 : 05 de Dezembro de 2015, as 10:32:04 »

Primeira coisa, ligue o captador direto no Jack da guitarra, sem passar por controle de tom ou volume.
se os agudos não forem suficientes, não há mágica, voce vai precisar de um circuito ativo para enfatizar as frequências que você quer.

se na ligação direta funcionar satisfatoriamente, tente os truques citados pelo Ferro Velho.
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« Responder #7 : 05 de Dezembro de 2015, as 10:36:46 »

Circuitos passivos funcionam, tipicamente, com corte/redução de sinal, não com aumento.
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kem
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« Responder #8 : 05 de Dezembro de 2015, as 11:10:30 »

Além das dicas dadas acima, existe um potenciômetro para tone chamado "no load". Na posição 0 ele desliga completamente o capacitor de tone do circuito.
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« Responder #9 : 05 de Dezembro de 2015, as 11:57:08 »

Pois bem camaradas ao passar o sinal por um capacitor, os agudos ficam mais audíveis e os grave são atenuados. Porém há uma considerável diminuição do volume. Tenho feito muitas experiências aqui, e que busco é uma alteração do timbre. Não algo drástico como um Treble booster.
O filtro passa alta RL me parece uma ótima alternativa. Porém, pelas experiências que fiz, conclui que preciso aplicar um resistor entre o indutor e o terra. Pois a baixa resistência da bobina acaba aterrando todo o sinal. Sei que o que busco pode ser feito encontrando os valores corretos.
Falando nisso, não sei o que simboliza aquele sinal parecido com um "w" minúsculo que aparece nas equações da apostila, se souberem, por favor, me avisem.
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« Responder #10 : 05 de Dezembro de 2015, as 13:12:56 »

Eu que não sou músico, "acho" que nenhum circuito passivo vá aumentar os agudos, e sim atenuar as outras frequências, deixando os agudos mais evidentes, dando a sensação de que estes aumentaram.

Faça os testes com os captadores de forma individual, sem nenhum circuito além dos cabo e o plug, com as cordas que pretende usar, claro que desta forma não terá atenuação ou ênfase, mas terá uma noção real do que o seu captador é capaz de reproduzir.

Se o que ouvir, não contiver os agudos que pretende, terá que partir para circuitos ativos, ou mesmo trocar parte do conjunto, como os captadores por exemplo.

Abraços,
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e^(i x pi)+1=0


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« Responder #11 : 05 de Dezembro de 2015, as 14:37:04 »

Falando nisso, não sei o que simboliza aquele sinal parecido com um "w" minúsculo que aparece nas equações da apostila, se souberem, por favor, me avisem.

Esse símbolo w  é a letra grega ômega minúscula e representa o que chamamos de velocidade angular, e medida em radianos por segundo.  Na verdade é apenas a frequência multiplicada por 2 e por p.  A frequência medida em hertz, ou ciclos por segundo é multiplicada por 2 e p, já que uma circunferência (cada ciclo ou volta) tem 2p radianos, ao fazer essa multiplicação descobrimos a quantidade de radianos que são varridos no tempo de 1 segundo. 
1 radiano = 57,2958°   ou  180° = 3,1415926 radianos.

w = 2 x p x Frequência
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« Responder #12 : 05 de Dezembro de 2015, as 14:40:19 »

Sei que certamente haverá uma perda de volume, mais ai entram o macete de nunca deixar o volume da guitarra no máximo, e aumentar o volume do amplificador. Palhetar bem perto da ponte é outro. Enfim, limar um pouco o sinal para que os agudos soem mais alto que as outras frequências é apenas parte de um todo.

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Sei que certamente haverá uma perda de volume, mais ai entram o macete de nunca deixar o volume da guitarra no máximo, e aumentar o volume do amplificador. Palhetar bem perto da ponte é outro. Enfim, limar um pouco o sinal para que os agudos soem mais alto que as outras frequências é apenas parte de um todo.


Muito obrigado, Xformer. Sua resposta vime ajudar muito!  Bravo
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2015, as 14:41:50 por 007 » Registrado
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« Responder #13 : 05 de Dezembro de 2015, as 15:33:00 »

Além das dicas dadas acima, existe um potenciômetro para tone chamado "no load". Na posição 0 ele desliga completamente o capacitor de tone do circuito.

É só fazer um controle de tom estilo o do Baby Wonder. Na posição "0", ele coloca o capacitor de tom em curto, efetivamente eliminando ele do caminho do sinal.

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Guilherme
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« Responder #14 : 05 de Dezembro de 2015, as 15:40:58 »

007, Her Majesty Service

Leia o que Ramsay, Adiel, Ferro Velho e Doug, nessa ordem, escreveram.

Mas se você quiser preservar o que sua guitarra/captadores tem em agudos, escolha cabos muito bons (Belden, Mogami etc.) e tente aquilo que a Ampeg sempre fez sem ser jamais imitada: aumente muito o resistor de grade do primeiro estágio de ganho do seu amp, elevando-o para 4,7M ou 5,6M. Se funciona com uma 6SL7 deve funcionar também com  uma 12AX7 !
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