Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 23:36:14

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Fonte para pedais!!  (Lida 51163 vezes)
biglouis
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #30 : 20 de Julho de 2010, as 14:32:15 »

Bem legal o projeto... apesar de meio exagerado... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Vou postar o esquema aqui pra ficar mais fácil pra galera analisar

Visitante
« Responder #31 : 20 de Julho de 2010, as 16:34:37 »

Bem legal o projeto... apesar de meio exagerado... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Ah, nem tanto big, se você olhar o circuito do meio para cima, percebe que é uma fonte comum! Se bem nesse caso, não teria tensão negativa e teriamos de de mudar a ponte retificadora, que aliás me ajudou muito pois nunca tinha visto um circuito de fonte que tivesse tensão negativa sem center-tap no transformador  Smiley

Valeu espanhol
DIY Freak

Obrigado

« Responder #32 : 20 de Julho de 2010, as 16:49:17 »

O projeto é legal... só acho que não sacaram bem ainda qual a intenção do tópico...

Até agora o papo girou mais em torno de uma fonte com super capacidade...

A intenção com "super fonte" é algo voltado pra qualidade mesmo, ou seja, uma fonte de alimentação com tudo que pode ser feito de melhor, não importa a capacidade...

Tem bastante coisa uqe da pra usar numa fonte pra obter o melhor resultado possível... filtragem, estagilização, indutores, etc...
Visitante
« Responder #33 : 20 de Julho de 2010, as 16:56:21 »

Na verdade então você procura uma fonte que tenha uma saída de corrente que assemelhe à uma bateria, e proteção igual a de uma fonte que alimenta um computador de controle de processo de uma indústria que processa um derivado de petróleo 24 horas por dia, sem parar, e qualquer parada no processo daria milhões de prejuízo? Cheesy
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #34 : 20 de Julho de 2010, as 17:28:10 »

O projeto é legal... só acho que não sacaram bem ainda qual a intenção do tópico...

Até agora o papo girou mais em torno de uma fonte com super capacidade...

A intenção com "super fonte" é algo voltado pra qualidade mesmo, ou seja, uma fonte de alimentação com tudo que pode ser feito de melhor, não importa a capacidade...

Tem bastante coisa uqe da pra usar numa fonte pra obter o melhor resultado possível... filtragem, estagilização, indutores, etc...
Ué! A finalidade de uma fonte(para pedais) não é ter uma ótima filtragem, estabilidade e capacidade para alimentar o equipamento?...

Oque mais pode ser melhorado? Aumentar os valores dos capacitores?

Em relação às fontes comuns para pedais, acho que essa é bem diferenciada, porém.... estamos aí para no aguardo de novos projetos e sugestões!!! Abraços Wink
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, as 17:33:35 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
juancarlomendes
Visitante
« Responder #35 : 21 de Julho de 2010, as 13:29:55 »

Divirtam-se!
DIY Freak

Obrigado

« Responder #36 : 21 de Julho de 2010, as 13:44:40 »

Se as saídas compartilham o mesmo terra, não são tão independentes assim né
Visitante
« Responder #37 : 21 de Julho de 2010, as 13:59:32 »

Mas o terra tem que ser compartilhado mesmo, pois se houver uma diferença no nível de potencial de um terra para o outro, pode queimar um dos pedais ligados em série.

Portanto, o terra deve ser compartilhado.

Entretanto, ainda estou pesquisando um amplificador operacional que possa servir de fan-out para isolar a entrada de energia entre os estágio, permitindo que seja feito um buffer entre o primeiro e os demais estágios da fonte. A alta impedância do buffer fará com que não haja qualquer ligação entre os Ex para a fonte principal.
Mas o problema é arranjar o op-amp que permita que uma grande corrente passe pela sua saída, e se eu não achar, vou ter que arranjar uma forma de amplificar a corrente com transistores.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #38 : 21 de Julho de 2010, as 14:45:46 »

Nada disso!!! Discordo veementemente!

Se for assim terá de usar a mesma fonte para sua pedaleira e o seu amp!!! Oras! Toma na Cabeça

As coisas tem que ser apenas bem feitas e bem dimensionadas!

Os problemas de ground loop existem pelo compartilhamento de terra em aparelhos que nào se "bicam" na utilizaçào da mesma. nào creio que eu seja o único a experimentar esse tipo de problema, pois o que noto é que muitos nem percebem que isso é fator de ruído e colocam a culpa em outras coisas. E nào é a toa que em alguns equipamentos de "link" entre sistemas de áudio distintos até apresentam a facilidade de "levantar o terra" entre eles, na verdade isolá-los completamente.

Com uma fonte formada por pequenas fontes independentes há muitas vantagens. Evitar ground loops é uma. Usar pedais com terra positivo é outra. Pedais que se comportam melhor com 18 volts (9+9) mais uma. A dissipaçào de calor é mais tranquila, além de nào precisar de transformadores de corrente nominal alta, pois poder-se-ia dividir a cadeia de pedais em grupos para cada "sub-fonte".
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
juancarlomendes
Visitante
« Responder #39 : 21 de Julho de 2010, as 15:07:29 »

ok, então tudo bem!
Ou você contrói 10 fontes com um transformador cada, ou contrói uma fonte com 10 secundários.
Quero ver quem vai querer fazer isso.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #40 : 21 de Julho de 2010, as 16:14:52 »

10?

4 ou 5 nào seriam suficientes?

Pensei que estivéssemos apenas discutindo uma possibilidade de algo melhor do que nos acostumamos...rs E se a idéia é de fazer algo para um número nào muito limitado de pedais (por isso sugestões de até 3A de fornecimento de corrente) o problema de ground loop é uma boa possibilidade.

A Voodoo Labs tem um projeto bem interessante e comercialmente viável.

Quanto a sua pergunta "quem vai querer fazer isso?"
No caso de quatro ou cinco transformadores de 500mA aproximadamente (nào sei os valotres comerciais de trafinhos) mais os circuitos de retificação, regulagem e filtragem, eu farei, pode estar certo disso! Pois seria mais prático que usar mais uma ou duas fontes discretas.
Pagão e feliz!!
maioli
Visitante
« Responder #41 : 21 de Julho de 2010, as 16:45:35 »

Não que eu queira desvalorizar a idéia de uma superfonte, que é coisa interessante. Massss estamos aqui com uns pressupostos que me parecem pouco verdadeiros.

Por exemplo, que existam ground loops entre equipamentos distintos, que por natureza, em seu coletivo, mostram uma figura de star ground em relação ao terra geral. Salvo que eu é que esteja enganado, e posso estar, ground loop pressupõe que entre o ponto de aterramento de um circuito e o caminho que o leva ao potencial zero, SE houver alguma diferença de potencial significativa, há o trânsito de outras correntes pertinentes ao consumo de outros circuitos.

Se estamos falando de pedais que são ligados à fonte cada um com seu cabo, que por sua vez tem seu próprio fio negativo, não vejo como as correntes de um pedal passarão entre a via de aterramento de um e o terra de modo que isso afete a cadeia de sinal.

SE, e somente se, esses cabos tiverem resistência suficiente para causar uma DDP significativa em face do pedal seguinte, aí o problema pode ser resolvido de maneira prosaica. Use-se fios mais curtos e grossos.

AGORA, se estivéssemos falando de equipamentos distintos mas CADA UM COM SEU transformador ISOLADOR, aí sim podemos facilmente ter DDP entre os terras obtidos depois da retificação. E aí sim, está a justificativa para o ground lift.

OU SEJA, uma fonte com vários transformadores que possuem vários terras com possível DDP entre si é o oposto do objetivo do projeto, uma verdadeira highway to hell de ground loops.
Visitante
« Responder #42 : 21 de Julho de 2010, as 16:55:56 »

Para o isolamento dos circuitos, poderíamos usar pequenos transformadores de pulso, que são utilizados em circuitos com SCR's para isolar o circuito de controle e o de potência. Esses transformadores são de 1:1. Então tudo o que chega é tudo o que sai, em tensão e corrente.

O grande problema é achar o bendito componente. Seguem duas imagens dos transformadores que eu estou me referindo.

Como uma melhoria na estabilização da tensão de saída, eu tenho em mente um projeto que possui uma realimentação. A saída possui um baixíssimo ripple (ondulação).

O circuito se adequa à carga colocada na sua saída, então se houve uma variação de carga, a tensão e a corrente sempre serão auto-estabilizadas. Isso funciona até mesmo para as variações de temperatura, que tendem a acontecer quando há variações na tensão base-emissor dos transistores de saída.

A fonte pode fornecer uma gama de tensão maior, indo de 3 até 28V, mas como nós só usamos praticamente 9, 12 e 18V, eu terei que fazer alguns cálculos. A corrente pode ir até 8A, mas creio que é um exagero enorme para a nossa aplicação.

Segue a dica de quem encontrar um fabricante dos transformadores de 1:1 nos avise.
Enquanto isso eu faço um projeto melhor para a estabilização da fonte.

Abraços
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #43 : 21 de Julho de 2010, as 17:03:28 »

Maioli

Gostaria que revisse seu ponto, muito bem colocado aliás. São fontes separadas, nào é o caso do tào desejado star ground de amps valvulados usando tensões mais altas resultando, entre outras coisas, em diferenças nada desprezíveis de potencial se alguma diferença de resistência em relaçào à massa houver. No caso dessas fontes "convivendo sob o mesmo teto" os referenciais de massa e positivo nào sào compartilhados em pedais de "grupos" diferentes.

Sem mergulhar na teoria, sendo mais empírico: você já enfrentou esse problema na prática? Se tem uma soluçào que nào foi indicada aqui gostaria de poder conhecê-la, pois assumiria minha ignorância perante algo que pode ser melhor e mais lógico pra mi e para os outros! Sem problemas, afinal estou aqui para aprender como todos. Só que nesse caso tenho apenas um pouco de conhecimento como técnico de eletrônica e alguma experiência em lidar com equipamentos.

JuanCarlo

Creio que seja difícil encontrar este tipo de transformador para força por aqui. Talvez enrolá-los seja a solução, nào sei se viável do ponto de vista comercial pra quem imagina produzir a fonte pra venda. Eu até tenho alguns trafinhos da Mouser de 1:1 para acoplamento de áudio.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, as 17:06:41 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
juancarlomendes
Visitante
« Responder #44 : 21 de Julho de 2010, as 17:07:54 »

Maioli, creio que você está correto.
Mas há uma alternativa que corrige o problema do  Bufando Highway to Hell doas Ground Loops ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Só acontecerá esse problema se houver um transformador para circuito retificador. Mas se ao invés de haver um transformador para cada circuito retificador, nós poderíamos colocar um transformador 12V+12V de 1,5A, e logo após ele, e antes mesmo das pontes retificadoras, nós poderíamos colocar em paralelo vários transformadores 1:1, e destes transformadores sairiam as pontes retificadoras.

Então, a referência de terra (0V) seria a mesma para todos os circuitos, porém, estes estariam isolados. Creio que isso funcionaria.

Mensagem Mesclada
Alex, eu acho q fazer os transformadores será a melhor maneira de conseguirmos o que queremos.
Bastaria um fio grosso de cobre esmaltado e uma peça toroidal de ferrite.
O fio grosso é porque eu não quero calcular qual a corrente que o fio aguenta, então aproximando para cima, eu acho que qualquer pedaçoe de fio de maior bitola bastaria.

Com umas duas ou três voltas no primário e no secundário já bastaria para haver a transferência de onda eletromagnética que induz energia no outro lado do transformador.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, as 17:12:45 por juancarlomendes » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: