Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 17:48:41

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Megatone PL-30B com ruido de curto.  (Lida 2371 vezes)
Thiago Paixão
Visitante
« : 30 de Novembro de 2015, as 18:53:58 »

Galerinha, boa noite.

É minha primeira vez aqui.
Sou técnico em eletrônica mas não tenho prática em amplificadores, sempre trabalhei em telecom dentro de escritório.
 Estou com um amp transistorizado de 30w pra baixo que está fazendo um som de curto, mesmo com o volume baixo.
Fiz a substituição dos transistores de potência originais (que não lembro quais são e perdi o papel com o modelo anotado), por equivalentes de acordo com o datasheet. Os de potência eu coloquei dois KD2058. Os transistores menores (Pré, acredito eu), os originais são kta1266 substituí 3 pelo cktc3198.
   Mesmo depois dessas substituições, o som de curto continua.
 Alguém conhece esse circuito, me passar a idéia de como conserta-lo ou tem o esquema dele?
 Já procurei bastante na internet, mas não achei nada dele.

Grato.

PS.: Me desculpem se não era pra postar por aqui ou se já tem um post sobre ele.
Joguei na busca, mas não tive retorno.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, as 19:07:50 por Thiago Paixão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 30 de Novembro de 2015, as 19:13:34 »

Oi Thiago, seja bem vindo.

Dúvida: o que seria som de curto ?

- Você chegou a verificar se a fonte do amplificador não está arriando e com as tensões certas (ou com alguma tensão) ?  Verifique se os capacitores de filtro estão em ordem.
- Por qual critério levou a você a trocar os transistores ? Eles estavam visualmente avariados (torrados)? Chegou a testar os transistores retirados pra ver se estavam bons ou ruins ? Os novos tem a mesma pinagem dos originais ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thiago Paixão
Visitante
« Responder #2 : 30 de Novembro de 2015, as 20:02:04 »

Poxa, obrigado mesmo.

Então, som de curto que mencionei é igual ao som de um cabo de instrumento em curto, som constante.

Substituí os transistores, porque estavam em curto. Pelo data sheet eu lembro que tinham a mesma pinagem (1B 2C 3E).

Não cheguei a checar o transformador, mas amanhã cedo vou testá-lo e verificar os capacitores da fonte.
Vou comprar novos transistores e capacitores, por via de duvidas.

Aqui em Campo Grande - RJ tinha lojas boas de eletrônica, mas agora tô tendo que ir pra Cascadura (longe pacas), pra comprar componentes.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, as 20:03:35 por Thiago Paixão » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: