Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 08:24:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida - Avaliação/Comparação de esquemáticos  (Lida 6132 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 11 de Novembro de 2015, as 18:44:44 »

Galera, podem me ajudar na avaliação/comparação entre 2 esquemáticos?

Pensei em tentar refazer o layout para deixar a placa do meu power-amp de 100W mais "compacta", visto que há muitas "trilhas não utilizadas", mas observei uma coisa: Seguindo as trilhas não utilizada percebi que a mesma placa serve para dois projetos, sendo que um deles tem um 2SA1943 e um 2SC5200 (que é o meu), e outro com dois 2SA1943 e dois 2SC5200.

Observando os dois esquemáticos vi que a ÚNICA diferença entre eles é a adição desses 2 transistores + 2 resistores 0R33 5W, e na placa que tenho já existe o espaço para que sejam colocados tais componentes.

Cheguei a conclusão que basta apenas soldar tais componentes á placa, visto que o esquemático não sugere alteração de NENHUM outro componente, porém achei que "está fácil demais" pra ser apenas isso (quando a esmola é demais, o santo desconfia).

Agora, duas dúvidas:

1- Se for só isso mesmo, e considerando que os 2SA1943 e 2SC5200 sejam transistores de saída, o que a adição de mais 2 transistores alteraria no resultado final?

2- Poderiam avaliar os 2 esquemáticos e confirmar (ou não) se de fato basta apenas adicionar os componentes à placa como mencionei?

O principal motivo de minha duvida é justamente sobre o esquema de ligação os transistores. Me corrijam se estou falando besteira, mas pelo que entendi no esquemático a ligação entre 2SA1943 e 2SC5200 parecem formar um "par complementar", enquanto no segundo esquemático é adicionado mais um par complementar, como se fossem dois pares complementares em "paralelo".

Não sei se me expressei bem, mas peço ajuda para identificar isso, e saber no que isso interfere no resultado final (saída para o altofalante).

Esquemático Power 1 (o meu):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esquemático Power 2 (adição de mais um "par complementar")
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #1 : 11 de Novembro de 2015, as 20:26:11 »

bom, conheço os 2 esquemáticos e sei de quais amplificadores se tratam, ( e não são apenas 2 modelos) todos os amplificadores dessa marca de 100w e 200w são assim .
a adição de mais um par complementar com seus devidos resistores 0R33 vai alterar a potencia de saída, praticamente dobrar.
mas lembre-se para dobrar a potencia na saída a corrente do transformador também tem que ser elevada. para se conseguir extrair a maior potencia que os 2 transistores extras podem proporcionar.
se não me engano o ajuste da corrente de repouso (bias) também deve ser alterado. me corrijam se eu estiver equivocado.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 11 de Novembro de 2015, as 21:13:08 »

Valeu, Edy. Então a princípio creio que entendi certo a questão do par complementar.

Quanto a aumentar a corrente, cheguei a cogitar essa possibilidade, comecei a entender melhor essas questões após tanto ler datasheets e topicos sobre outros tipos de power (creio que você se lembre de quando tive duvidas sobre TDA7294 e etc). Mas agora me ocorreu outra dúvida.

O transformador do power-amp 100W está com a inscrição de um modelo "acima", ou seja, amplificador para contrabaixo com potencia de 200W, o que me deixou até intrigado. Será necessário mesmo aumentar a corrente? Pois sendo a "placa" comum á projetos de 100 e 200W, e o transformador especificado como sendo o mesmo utilizado no modelo de 200W, concluo que mesmo que eu dobre a potencia o transformador ainda estará dimensionado para isso. Por favor, me corrija se eu estiver errado em meus "palpites".

Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #3 : 11 de Novembro de 2015, as 22:06:04 »

digamos que eu desmontei um deles de guitarra de 100W que deu problemas no power e a placa estragou por completo, então substitui por um power com TDA7294 que ficou com um som muito melhor.
o transformador original dele peguei pra mim e uso ele hoje em um power de 240Wrms com 4Ohms de carga do site videorockola. (esse power é baseado em 2 pares de 2sc5200/2SA1943) e nunca ele me deixou na mão.
também já cheguei a usar esse transformador em 2 placas dessa que citei acima ,porém com cargas de 8 Ohms em cada power que no final dava praticamente a mesma coisa, cerca de 100~120Wrms por placa.
a propósito esse transformador tem secundário de 46V+46V e pelo tamanho creio eu ser de 5A.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #4 : 11 de Novembro de 2015, as 22:13:25 »

Obrigado mais uma vez, Edy. De acordo com seu relato creio que não haverá problemas se eu adicionar os Transistores, pelo menos à nivel de testes, essa semana vou comprar novos transistores (os originais queimaram por um descuido meu, fechei curto na saída do altofalante), e então já aproveito pra adquirir os componentes extras.

Qualquer novidade postarei aqui  Grin Obrigado novamente  Wink
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #5 : 12 de Novembro de 2015, as 06:08:55 »

Diego Bueno

Existe um detalhe importante nessa história de se colocar mais um par de transístores.

A capacidade de corrente do power vai dobrar.
Porém o amplificador que antes dava 100W em 8 ohms, vai continuar fornecendo 100w em 8ohms, já que nada mais mudou no circuito, nem o ganho do amplificador e nem a tensão e corrente da fonte.

Já se você ligar uma carga de 4 ohms na saída, aí você terá um ampli fornecendo 200w, com folga nos transístores de saída.

Mas aí tem que ver se a fonte consegue fornecer a corrente necessária sem queimar. Roll Eyes

Só colocar os transístores não vai fazer o milagre.

PS. Os 2 esquemas têm um erro (o que pode ser sério). A base de TR9 deve ser ligada no coletor de TR10.

Espero que você corrija isso antes de fazer o amplificador. Senão ...  Batendo Cabeça

 Smiley


« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:08:13 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 12 de Novembro de 2015, as 09:25:37 »

Se a intenção ao colocar mais transistores em paralelo na saída não for aumentar a potência de saída (já que não se aumenta a tensão de alimentação), então pode-se pensar em diminuir o aquecimento dos transistores, já que a potência dissipada será dividida entre mais transistores (pode ser que os transistores em menor número estivessem operando no limite). Dessa forma, aumentamos a confiabilidade e durabilidade do amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #7 : 12 de Novembro de 2015, as 11:29:03 »

@Xformer e Matec: Verificarei o que vocês mencionaram. Eu até entendo um pouco de esquemáticos, mas não á ponto de identificar se há erros ou não. Enfim, algumas ressalvas:

- Quanto a "corrigir os erros antes de montar", verificarei se a placa foi montada com o erro já corrigido, visto que ela já está pronta e sempre funcionou "bem". Aproveitarei para analisar os componentes mais detalhadamente, para comparar com o esquemático e ver se não ocorre alguma divergencia.

- O transformador, como mencionei, tem uma marcação indicando ser de um modelo acima do meu, de 200W, então acredito que, mesmo que eu não altere o transformador, ele ainda esteja "dimensionado" para fornecer 200W, e não chegará ao ponto de ser "forçado" (salvo devidas limitações, dificilmente abro o volume acima de 30%, e ainda assim já "toca forte" em 100W).

- Os transistores, originalmente, não esquentavam tanto, inclusive eram presos diretamente no chassi, sem dissipador (não me xinguem, montagem original do fabricante).

Enfim, farei as verificações necessárias, mas na pior das hipóteses eu já planejava montar outro power mais compacto e menos potente (entre 30 e 70W), farei as alterações á nível de teste no atual. Se funcionar, tudo bem, caso contrário desfaço a alteração. Tentarei "reproduzir" o layout do power pra facilitar a visualização do circuito, qualquer coisa postarei aqui para vocês analisarem  Wink

Obrigado a todos pela ajuda e dicas  Grin
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 12 de Novembro de 2015, as 16:38:21 »

- Os transistores, originalmente, não esquentavam tanto, inclusive eram presos diretamente no chassi, sem dissipador (não me xinguem, montagem original do fabricante).

O chassi também funciona como dissipador. Muitos amplificadores automotivos usam a carcaça (muitas delas com aletas) como dissipador de calor. Se os transistores não esquentavam muito, isso é bom, significa que eles estão trabalhando com folga e que o "dissipador" está bem (ou super) dimensionado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #9 : 12 de Novembro de 2015, as 17:11:21 »

Entendi, Xformer. De qualquer forma terei cuidado, caso necessário tenho alguns dissipadores grandes aqui, retirados de aparelhos de som antigos, alguns em formato "L" em que a maior área tem em média 10cmx20cm. Quanto ao módulo de potencia automotivo, tenho um aqui que "promete" 400W, e é montado como você disse, a carcaça é o próprio dissipador e tem várias aletas.

Apenas por curiosidade, existe algum método seguro/eficaz para descobrir a corrente fornecida pelo transformador? Já vi pessoas utilizando resistor de chuveiro, mas sou meio cismado com essas coisas. Lembro de ter lido aqui no fórum, creio ser um post seu, sobre utilizar o tamanho do núcleo vs. peso do transformador para ter uma "base", mas também não me sinto seguro utilizando esse método.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 14 de Novembro de 2015, as 16:34:00 »

Apenas por curiosidade, existe algum método seguro/eficaz para descobrir a corrente fornecida pelo transformador? Já vi pessoas utilizando resistor de chuveiro, mas sou meio cismado com essas coisas. Lembro de ter lido aqui no fórum, creio ser um post seu, sobre utilizar o tamanho do núcleo vs. peso do transformador para ter uma "base", mas também não me sinto seguro utilizando esse método.

Método 100% confiável e não destrutivo é difícil. Sempre será uma estimativa perto do real. Se conseguir medir a bitola do fio do secundário, ajuda mais ainda, pois basta ver uma tabela de fios e descobrir qual a corrente máxima aceitável para aquela bitola. Quem projeta o transformador tenta usar o fio mais adequado para a especificação de corrente. Porque se o fio for mais fino do que o necessário, o transformador terá muita perda e esquentará demais, e se for fio mais grosso, o enrolamento geralmente não caberá no carretel.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #11 : 17 de Novembro de 2015, as 12:14:15 »

Obrigado novamente, Xformer. Fazendo uma medição meio "por alto", notei que o fio esmaltado do secundário tem em torno de 1mm. Pelas tabelas que encontrei deve fornecer corrente máxima de 2,5A, o que corresponde ao que o EdyGuitar comentou também, sobre o transformador fornecer 5A totais (sendo dividido  por 2,5A entre cada extremidade e o tap).

PS: Desculpe a demora em responder, assim que possível farei uma medição mais à fundo, sobre as dimensões do transformador, do núcleo, peso e etc.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal