Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 15:31:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Iniciante e sua lista de equipamentos  (Lida 11944 vezes)
Flucca
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 1


« : 01 de Novembro de 2015, as 11:38:07 »

Boa tarde a todos.
Estou pretendendo iniciar no mundo da Eletrônica para ter um segundo Hobby além de tocar guitarra. Meu interesse é exatamente para produção de pedais e quem sabe amplificadores valvulados. Em minha cidade não tem curso e como sempre gostei de aprender por conta resolvi me aventurar com a ajuda de vocês. Após pesquisas aqui e pelo Google fiz uma listinha: (Alguns itens já encomendados)

LIVROS
Eletrônica: Para Autodidatas. Estudantes E Técnicos
Livro - Eletrônica - Volume 7
Curso Completo de Eletrônica

BANCADA
Multímetro Digital Minipa Et-1649 True Rms
Estação de Solda Hakko Fx-888D
Fonte de Bancada Minipa MPS 3005
Mini retifica Dremel 4000
Protoboard Minipa MP-1680A
Sugador de Solda AFR Master
Kit Confecção PCi Suekit CK11

Além de itens que possuo como Chaves fenda, philips, alicate de corte, universal, bico, etc .....

Agora vou procurar componentes mais usados. Como moro cidade pequena aqui é difícil conseguir coisas de qualidade, por isso preciso fazer uma lista completa e pedir pela net para aproveitar o frete.

Alguém tem uma lista de componentes mais usados e de melhor qualidade que são usados em projetos de pedais de efeitos?

Alguém sugere algum outro item para minha lista de ferramentas, troca de algum modelo ou marca?

Desde já agradeço. Obrigado
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #1 : 01 de Novembro de 2015, as 16:08:06 »

Começou bem heim camarada!! Sua bancada esta quase completa.
Eu sugiro a você escolher alguns projetos de seu interesse e a partir deles, montar uma lista de componentes para comprar. Compre uma quantidade um pouco maior do que pede o projeto, para sobrar mesmo. Normalmente os componentes como capacitores e resistores são bem comuns em vários projetos.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Flucca
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 1


« Responder #2 : 02 de Novembro de 2015, as 06:23:22 »

Eu tenho em mente fazer um MXR Micro Amp, depois o Distirtion + e depois ts808. Quando tiver os 3 circuitos funcionando refaze-los em uma só carcaça! Nem que demore 1 ano ou mais. Vou pegar agora os esquemas e listar todos componentes para realizar a compra dos mesmos. Queria dicas de tipos melhores de componentes e marcas. Por exemplo: posso usar só resistor de precisão para ter melhor qualidade de circuito ou é desnecessario? Queria essas dicas além de coselhos sobre como melhorar a bancada.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, as 09:20:04 por Plautz » Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #3 : 02 de Novembro de 2015, as 08:58:13 »

Um instrumento legal para você ter na bancada é o Capacímetro, para testar os capacitores e verificar os seus valores.
Olha uma utilidade:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6967.0
Registrado

For those about to rock (we salute you)
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #4 : 02 de Novembro de 2015, as 10:56:37 »

Um instrumento legal para você ter na bancada é o Capacímetro, para testar os capacitores e verificar os seus valores.
Olha uma utilidade:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6967.0
é sempre bom ter uma capacímetro especifico só para essa função, mas vale lembrar que o multímetro que ele escolheu e bem versátil e completo e tem a função capacímetro.

 Capacitância
Faixa       Resolução                Precisão
 10nF              1pF                       Com a função REL: ±(4%Leit.+10D)
 100nF       0,01nF                     ±(4%Leit.+5D)
  1mF           0,1nF
10mF              1nF
100mF       0,01μF
 1mF            0,1μF
10mF              1μF                      ±10%Leit.(≤2mF) 100mF 10μF


Observações:
•    Proteção de Sobrecarga: 600V-PTC.
•    Para capacitância ≤1μF, é recomendado o uso da função REL para
assegurar a precisão da medida.
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #5 : 02 de Novembro de 2015, as 11:18:19 »

Um instrumento legal para você ter na bancada é o Capacímetro, para testar os capacitores e verificar os seus valores.
Olha uma utilidade:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6967.0
é sempre bom ter uma capacímetro especifico só para essa função, mas vale lembrar que o multímetro que ele escolheu e bem versátil e completo e tem a função capacímetro.


Verdade Eddyguitar, não tinha reparado que tinha a função no multímetro. Valeu!
Registrado

For those about to rock (we salute you)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #6 : 02 de Novembro de 2015, as 11:33:47 »

Um curso de eletrônica...
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 02 de Novembro de 2015, as 12:34:49 »

Ninguém ainda sugeriu um gerador de áudio !

Não precisa ser senoidal, mais complicado de construir, embora seja o ideal. Pode ser onda quadrada mesmo, tipo multivibrador.

Com um 555 é possível fazer um geradorzinho bem legal cobrindo nove oitavas com frequências centradas em 32Hz, 64Hz, 125Hz, 250Hz, 500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz, 8kHz e 16kHz.

Amplitude de saída com atenuador para se obter tensões na faixa de 10mV a 100mV, nível de tensão AC bom para entradas de preamps.

Livros:

Eletrotécnica (Alfonso Martignoni) Editora Globo
Análise de Circuitos CC (Philip Cutler) Editora Mc Graw Hill do Brasil
Análise de Circuitos CA, mesmos autor e editora acima.
Eletrônica Básica - 6 volumes - Editora Freitas Bastos, comum em sebos etc. O básico sobre válvulas em AF e RF estão nesses volumes.
Registrado
Flucca
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 1


« Responder #8 : 02 de Novembro de 2015, as 14:12:39 »

Um curso de eletrônica...
Infelizmente na minha cidade não tem curso de eletrônica. Pretendo me aventurar nos livros e na internet mesmo.
Mas concordo que um curso seria o ideal

-----
Ninguém ainda sugeriu um gerador de áudio !

Não precisa ser senoidal, mais complicado de construir, embora seja o ideal. Pode ser onda quadrada mesmo, tipo multivibrador.

Com um 555 é possível fazer um geradorzinho bem legal cobrindo nove oitavas com frequências centradas em 32Hz, 64Hz, 125Hz, 250Hz, 500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz, 8kHz e 16kHz.

Amplitude de saída com atenuador para se obter tensões na faixa de 10mV a 100mV, nível de tensão AC bom para entradas de preamps.

Livros:

Eletrotécnica (Alfonso Martignoni) Editora Globo
Análise de Circuitos CC (Philip Cutler) Editora Mc Graw Hill do Brasil
Análise de Circuitos CA, mesmos autor e editora acima.
Eletrônica Básica - 6 volumes - Editora Freitas Bastos, comum em sebos etc. O básico sobre válvulas em AF e RF estão nesses volumes.

Obrigado pela atenção amigo. Sobre o gerador, não havia visto nada sobre ainda.... vou pesquisar mais sobre...

Sobre os livros eu encomendei alguns ... assim que chegar vou estuda-los e depois vou partir para suas sugestões


« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, as 14:16:39 por Flucca » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #9 : 02 de Novembro de 2015, as 15:26:01 »

Procure por livros mais práticos, não tão teóricos, compre componentes básicos e comece com projetos básicos para ir entendendo o funcionamento dos componentes.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 02 de Novembro de 2015, as 17:44:59 »

Eu comecei com muito menos  Cheesy

Faça um estoque inicial de componentes:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Baseado em todos os componentes que eu mais utilizo

Não esqueça de muitas chaves 3PDT e DPDT, Jacks p10, Jacks DC, Chaves alavanca de 3 e 6 polos.

Você vai precisar tambem de uma furadeira comum ou de bancada, com brocas escalonadas para fazer os furos e um carretel de solda 60/40
Registrado
Flucca
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 1


« Responder #11 : 02 de Novembro de 2015, as 19:01:48 »

Eu comecei com muito menos  Cheesy

Faça um estoque inicial de componentes:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Baseado em todos os componentes que eu mais utilizo

Não esqueça de muitas chaves 3PDT e DPDT, Jacks p10, Jacks DC, Chaves alavanca de 3 e 6 polos.

Você vai precisar tambem de uma furadeira comum ou de bancada, com brocas escalonadas para fazer os furos e um carretel de solda 60/40

Muito obrigado pela atenção!
Uma lista dessas que eu precisava.
Aproveitando sua boa vontade, gostaria de questionar algumas coisas.
1- Capacitores ... não seria interessante a compra do modelo de tântalo t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)?
2 - Diodo ... os modelos zener t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não são necessários?
3 - Resistores ... devo comprar os de 1/8? e os de precisão?
4 - Fios ... qual espessura eu compro? E qual tipo? Rigido, flexivel, Wire-Wrap?

Obrigado mais uma vez!

-----
Ninguém ainda sugeriu um gerador de áudio !

Não precisa ser senoidal, mais complicado de construir, embora seja o ideal. Pode ser onda quadrada mesmo, tipo multivibrador.

Com um 555 é possível fazer um geradorzinho bem legal cobrindo nove oitavas com frequências centradas em 32Hz, 64Hz, 125Hz, 250Hz, 500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz, 8kHz e 16kHz.

Amplitude de saída com atenuador para se obter tensões na faixa de 10mV a 100mV, nível de tensão AC bom para entradas de preamps.

Livros:

Eletrotécnica (Alfonso Martignoni) Editora Globo
Análise de Circuitos CC (Philip Cutler) Editora Mc Graw Hill do Brasil
Análise de Circuitos CA, mesmos autor e editora acima.
Eletrônica Básica - 6 volumes - Editora Freitas Bastos, comum em sebos etc. O básico sobre válvulas em AF e RF estão nesses volumes.

Amigo, boa noite.
Este serviria?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718204468-gerador-de-funcoes-minipa-mfg-2516d-hp-agilent-fluke-_JM
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, as 19:15:24 por Flucca » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 02 de Novembro de 2015, as 19:33:38 »

Compre também vários potenciômetros, de valores de 1k a 1M ohms (lineares e logarítmicos) e alguns trimpots na mesma faixa de valores, que são resistores variáveis e de ajuste. Todos pedais precisam de potenciômetros, então eles são essenciais de se ter na caixinha de componentes.

Uma ferramenta que ajuda muito na montagem de placas de circuitos e cabos, é um suporte com garras jacaré (pra prender fios, placas, conectores, jacks) enquanto você segura o ferro de solda. Alguns tem também uma lente de aumento pra ajudar a ver melhor os detalhes.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, as 20:09:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 02 de Novembro de 2015, as 20:10:24 »

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718204468-gerador-de-funcoes-minipa-mfg-2516d-hp-agilent-fluke-_JM

Claro !!! Só estou achando muito barato...

OK, o vendedor tem excelente reputação e está há muito tempo no ML, mas é bom trocar uma ideia com ele. Quem sabe ele quer se desfazer rápido desse instrumento.
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #14 : 02 de Novembro de 2015, as 22:13:35 »

Galera aproveitando a oportunidade, eu também queria uma opinião sobre cursos de eletrônica.
Sou totalmente autodidata em eletrônica a uns 15 anos, sempre que preciso de informação estudo por conta própria, já sei bastante coisa.
Mas estou sentindo a necessidade de uma formação técnica com diploma e resolvi começar a fazer esse curso do Instituto Monitor:
http://www.institutomonitor.com.br/curso-tecnico-em-eletronica-online.aspx
Ele da direito ao registro no CREA e eu optei por ele devido ser on-line e ter esse direito de registro.
Gostaria de saber da importância desse registro. O que vocês tem a dizer sobre isso e também sobre o Instituto Monitor.
Ainda não paguei o primeiro boleto e dependendo das opiniões de vocês eu ainda tenho tempo de mudar.
Obrigado pela ajuda.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal