Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 17:36:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS DS-1 Clone  (Lida 93735 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #90 : 18 de Junho de 2012, as 23:48:37 »

Saudações,

No esquema original usa-se um potenciômetro de 20k linear para o controle de tonalidade. Pergunto aos amigos: Alguém já testou com o potenciômetro 20k W (usado no TS)? Valeria a pena usar um potenciômetro desse tipo no lugar do linear? A montagem que fiz, usei um linear e não achei ruim a variação da tonalidade mas se ficar mais definido com o outro a transição entre graves e agudos eu preferiria.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #91 : 19 de Junho de 2012, as 00:13:03 »

Tem um erro nesse pdf.

O segundo capacitor eletrolítico que marca 47uf é na verdade um 0.47uf.  (C2 no esquema e PCB original)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No esquema ele é definido como um .47 50v
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu descobri esse erro meio que por acaso, porque estou com um Oliver DS-10 aqui e estava comparando ele com meus DS-1 taiwan, mas não tem quase nada a ver, então resolvi buscar referências do DS-1 original japonês, para meu susto 3/4 da PCB são idênticos ao DS-1 v1, todos os valores batem, a única diferença mais gritante é o OP-AMP que é DIP8 um SID CA741CE eles reposicionaram alguns componentes para encaixar.

O único capacitor que não batia era esse C2, ai fui pesquisar e achei uma versão mais limpa do esquemático, quando olhei o valor do Oliver estava batendo com o do esquemático.

O artigo http://www.diystompboxes.com/DIYFiles/up/Build_Your_Own_DS-1_Distortion.pdf também aponta o C2 como 0.47uf.

Até porque não é comum um 47uf nesta posição.

Abraço.
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 17:09:50 por felixmeirelles » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #92 : 19 de Junho de 2012, as 08:22:12 »

Félix,

É verdade. Não sei porque cargas d'água eu coloquei 47µF naquela posição.

Me lembro que você chegou a me mandar uma MP sobre isso ha uns dois séculos atrás Smiley mas ela se perdeu em uma dessas saídas do fórum do ar, e como não sabia quem tinha me enviado, fiquei sem saber para quem responder.

Vou ver se altero o pdf e re-posto o link aqui pra vocês.

Abração e obrigado pela chamada de atenção.

Edit: Alterei o pdf e o coloquei aqui, inclusive corrigindo o valor do resistor R21, de 100K para 10K (obrigado GRAmorin).

Vou apagar o que tinha postado antes para evitar erros.

O legal é que não sei se o que montei está com o capacitor de 47µF ou de 0.47µF...

Abraços.
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, as 08:55:54 por Plautz » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #93 : 19 de Junho de 2012, as 08:58:08 »

Valeu mestre, não precisa se desculpar, no meio de tantos projetos legais que vocês mandam para gente é normal que surjam um errinho ou outro.

É que o Victor falou de timbre ai eu lembrei desse capacitor.

Abraço
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #94 : 19 de Junho de 2012, as 09:36:16 »

Pelo que entendi dá pra colocar um de 470nf NP.

-----
O resistor que fica acima do capacitor de 100u e do resistor de 1M, é de 100K ou 10K?
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, as 09:41:14 por Marcos Câmara » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #95 : 19 de Junho de 2012, as 09:56:08 »

Segundo apontamento do GRAmorim, e verificado em vários documentos, é 10K, caro Marcos.

Como bem disse o citado colega, o esquema do manual de serviço induz a uma interpretação errônea do valor dele, de 100K, quando na verdade é 10K.

Esse resistor é ligado ao emissor do transistor de saída, juntamente com um resistor de 1K.

Abraços.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #96 : 19 de Junho de 2012, as 11:17:19 »

Pelo que entendi dá pra colocar um de 470nf NP.

Em relação ao valor sim, porque 470nf = 0.47uf, é só uma forma de notação diferente, mas pela questão do acoplamento e desacoplamento, teríamos que substituir o C5 por um 0.47uf NP também.

Mas não é nada que cause uma tempestade...

Basicamente o keeley mod feito nas versões mais novas desse pedal substitui os eletrolíticos por Poliéster (que é não polarizado por natureza), troca também resistores do filtro e "profundidade" do drive além dos conhecidos mods de "clippagem" por leds.

Como gosto de drives mais agressivos, o meu DS-1 predileto é o v.2 (BA728N) com "all seeing eye".
 
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #97 : 19 de Junho de 2012, as 18:35:08 »

Saudações,

Perdoem-me o up; é que minha pergunta passou batida. No caso do DS-1, qual taper deixa a transição mais definida, o linear ou do tipo “W“?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #98 : 20 de Junho de 2012, as 16:37:54 »

é eu tenho um DS-1 japonẽs e o valor do resistor de emissor do último transistor na saída é 10k mesmo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
felixmeirelles
Visitante
« Responder #99 : 20 de Junho de 2012, as 17:58:21 »

Saudações,

Perdoem-me o up; é que minha pergunta passou batida. No caso do DS-1, qual taper deixa a transição mais definida, o linear ou do tipo “W“?

Abraço

Eu acho que não vai ficar melhor que o 20KB porque o filtro do DS-1 é bem diferente do TS, mas não custa nada tentar.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #100 : 12 de Julho de 2012, as 14:01:55 »

Saudações,

Efetuei um pedido do BA728 para montar um DS-1 e fazer as famosas modificações do Keeley. Elas se aplicam a esse CI também ou somente aos NJM3404 e M5223? Na página 4, postei um artigo que encontrei mas verificando ele encontrei algumas dúvidas... Observem a "Mondo-MIJ" Part 3. Percebam que o autor diz ser possível ter crossover distortion de acordo com a posição da chave e com o potenciômetro. Por que ele separa D4+ de D5+, e D4Vref de D5Vref, uma vez que tanto no esquema quanto no layout elas são a mesma coisa? Teria que cortar um trilha certo?

Abraço a todos
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, as 11:24:23 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
rafammbass
Visitante
« Responder #101 : 11 de Novembro de 2012, as 18:32:52 »




Encorajo a todos que querem tentar dar médios melhores e mais definição na distorção do bom e velho DS-1: Façam as mods do Keeley.

 Legal! pro Robertão!

Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #102 : 18 de Novembro de 2012, as 11:31:20 »

Olá pessoal.

É impressão minha ou o DS-1 japonês tem uma queda de volume quando se aciona o efeito, mesmo com o volume no máximo?
Sendo assim, tem algúma mod para resolver esse questão do volume sem alterar o timbre?

Até mais.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #103 : 19 de Novembro de 2012, as 11:16:50 »

Saudações,

Tiarlei, acho que não dá para aumentar o volume sem perceber mudanças no resultado final. Uma das formas que você poderia aumentar o volume dele seria modificar os diodos. Tenta ver um potenciômetro de volume de maior valor; como ele tem buffer, ele faz a correção da impedância na saída do efeito.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #104 : 19 de Novembro de 2012, as 11:24:27 »

Tiarlei Crist o boss japonês eleva no minimo umas 4x o volume de saída, deve estar com algum problema esse ai.

Já tentou fazer um jumper nos fets?
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, as 11:37:06 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal