Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 15:21:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquemático do Line 6 M9  (Lida 7637 vezes)
paulocsantana
Visitante
« : 17 de Setembro de 2015, as 02:37:28 »

Olá amigos,

Alguém teria para disponibilizar o esquemático do LINE 6 M9?

Desde já agradeço a atenção

Abraço

Paulo
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, as 02:39:11 por paulocsantana » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #1 : 17 de Setembro de 2015, as 09:04:25 »

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=1&t=16728&p=253144

Mas precisa ser usuário do forum freestompboxes para baixar!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
paulocsantana
Visitante
« Responder #2 : 17 de Setembro de 2015, as 16:01:23 »

Muito obrigado amigo hagmal

Forte abraço
Visitante
« Responder #3 : 09 de Dezembro de 2015, as 14:34:55 »

Ola amigos,
Essa é minha primeira postagem aqui, estou acompanhando a algum tempo e fiz o meu primeiro pedal graças as dicas de vocês, estou finalizando para poder postar a foto dele pronto. Palmas
Procurei aqui no forum, mas não encontrei nada a respeito do problema que eu tenho então estou postando aqui por ter a ver com a M9. Anjo

Sou de SP e fui tocar em Goiás, chegando lá liguei meu set na tomada tudo funcionando, quando derrepente começou a sair uma fumaça da M9 desliguei a fonte dela (uso a original) peguei e fui olhar a M9 e estava escorrendo um liquido de dentro sequei com papel toalha e não usei ela mais, nessa hora lembrei de perguntar e a energia é 220V. Embarrassed Toma na Cabeça Batendo Cabeça

Agora que voltei pra SP arrumei meu set com outros pedais e quero saber o que devo fazer com a M9, eu abri ela pra ver se tem sinais de queimado por causa da fumaça, mas tudo parece normal a não ser um capacitor que alem da Solda tem cola quente para ficar preso "deitado" na placa e ele esta sem a cola e esta meio de "pé".

Se alguém puder me dar alguma dica ou indicar alguém que possa ver isso eu agradeço.
Visitante
« Responder #4 : 09 de Dezembro de 2015, as 14:50:02 »

AleLima,

Aqui foi uma M9 de um cliente e foi a mesma situação, ele ligou em 220v, a pedaleira ainda funcionou por uns 5 minutos, segundo ele.

Quando abri tinha dois capacitores estourados C189 e C223, mas o estrago não ficou apenas ai como era de se esperar.

Os Circuito integrados PWM U16, U19, U5 e  o regulador de 5v U20 entraram em curto, assim como o diodo schottky D35.

Os CI U16, 19 e 5 não encontrei nem no Brasil nem nos EUA, pedi na china.

Depois de trocar todos esses componentes ela voltou a funcionar, porem aconselheis dono vender, (ele é colega meu) pois muitas trilhas partiram com a sobrecarga.

O serviço saiu caro.

Espero que tenha ajudado.

Abraço
Paulo
Visitante
« Responder #5 : 09 de Dezembro de 2015, as 15:53:51 »

Poxa Paulo, que noticia triste  Embarrassed Cry Cry Cry

Eu fiz um teste em casa e liguei ela na tomada só pra ver se liga e ela liga.
após ver isso eu desliguei porque queria mais informações antes de qualquer coisa.

Será que você poderia dar uma olhada na minha Paulo?

De onde você é?

Abraço e Obrigado Por enquanto! Legal!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #6 : 10 de Dezembro de 2015, as 07:06:24 »

Pelos seus sintomas (ela ligando) aparentemente o que ocorreu foi só uma sobrecarga no capacitor de filtragem do retificador de entrada.

Com 220v aplicados em um transformador 110v, a saída foi de 9VAC para 18VAC !

Retificando deve ter dado uns 24VDC, ou seja, se o capacitor de filtragem da entrada era de 16v com toda certeza ele se aqueceu e explodiu, vazando o eletrólito. Nessa caso, a substituição do mesmo é direta sem maiores problemas.

Atente para o fato do eletrólito ser corrosivo, ou seja, se você deixar as partes onde ele entrou em contato sem limpeza, com o tempo pode causar um problema muito maior (oxidação de contatos e trilhas). O melhor jeito seria utilizar uma escovinha de limpeza antiestática e usar bastante álcool isopropílico para limpeza da região onde o eletrólito tenha vazado.

Você teve a sorte dos reguladores de tensão aguentaram o tranco da sobretensão sem passar isso para frente... O engraçado é esse transformador não possuir nenhum fusível no primário e aguentar o dobro da tensão no enrolamento sem queimar!

Um abraço,

Eduardo
Visitante
« Responder #7 : 10 de Dezembro de 2015, as 07:31:14 »

Agora você me animou Eduardo!! Palmas Palmas

Poxa cara eu não sei praticamente nada de eletronica, comecei a montar um pedal por curiosidade e gostei muito mas não tenho conhecimento tecnico sobre o assunto.

Será que você poderia dar uma olhada na minha M9??

Quanto ao liquido eu olhei quando abri ela e está tudo tão limpo que aparentemente não aconteceu nada, mas o meu grau de conhecimento é minimo sobre o assunto.
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 10 de Dezembro de 2015, as 08:52:36 »

Porque você não abre e posta algumas fotos com boa resolução aqui? Ficaria mais fácil para o pessoal olhar também...

Um abraço!

Eduardo
Visitante
« Responder #9 : 10 de Dezembro de 2015, as 10:12:13 »

Ok Eduardo!

Obrigado por enquanto, amanha vou abrir ela e postarei as fotos aqui para que vocês possam ver e me ajudar.

Mais uma vez obrigado!
 Grin
Visitante
« Responder #10 : 11 de Dezembro de 2015, as 12:18:14 »

Eduardo, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) vc acha que os reguladores aguentaram o tranco? Ele não fez nenhum teste para constatar isso.

Como expliquei acima, fava com uma que aconteceu a mesma coisa que a dele, os cis que geram os +12, -12, +3,3 e +1,8 entraram em curto eles estão ligados ao capacito que o amigo comentou que estourou, a sorte para mim é que não afetou o processador. mas o reguladores alteram-se, apenas os reguladores de 5v o velho 7805 que aguentou o tranco.

AleLima, sou de salvador, não estou perto de vc.

Abraço
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 11 de Dezembro de 2015, as 14:13:14 »

Eu fiz um teste em casa e liguei ela na tomada só pra ver se liga e ela liga.

Se ela liga, então a parte lógica 1,8v e 3,3v "provavelmente" está funcionando.

Olhando o esquemático, os reguladores chaveados principais são os NJM2374 que funcionam até 40v de entrada:

http://media.digikey.com/pdf/Data%20Sheets/NJR%20PDFs/NJM2374.pdf

Os lineares são os 7805 que funcionam até 35v, os lógicos vem depois em cascata a partir do 3,3v (1,8v e 1,3v).

Acredito que eles não tenham queimado, mas só medindo para saber...

Um abraço!

Eduardo
Visitante
« Responder #12 : 11 de Dezembro de 2015, as 14:50:57 »

Eduardo,

Como comentei acima, no caso da M9 que chegou a mim para fazer a manutenção, o mesmo caso do nosso amigo que ligou em 200 volta, todos os  NJM2374 entraram em curto, e um deles  o U5, FORNECE OS 3.3 ; 1.8 E 1.3 VOLSTS.

Uma coisa que o amigo não disse e talvez creio ser importante é o seguinte: o que ele talvez tenha dito com a pedalaria ligar tenha sido o mesmo caso da do cliente aqui, a pedaleira liga o display, não aparece nenhum caráter, o processador não aciona os relés para ela ligar.

Outra coisa que não sei explicar, é que a fonte marca 9VAC, mas na verdade ela fornece 13VAC, quase 14. No primeiro momento achei que ela tinha alterado, mas peguei outra igualzinha e também fornece 13VAC.

Nao sei explicar o porque mas creio que passou os 40v e por isso os PWM tenham entrado em curto. Um dos diodos schottki que estão ligado ao PWM alterou-se apresentando uma grande fuga, e algumas trilhas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) romperam-se com o curto.

Com tudo isso ela ligava o display, mas sem caracteres, pois não tinha tensão no processador.

Só os 5V do 7805.

Abraço
Paulo
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 11 de Dezembro de 2015, as 15:07:02 »

Bem, aqui deste lado do computador não dá para afirmar nada, apenas realizar algumas suposições com as informações que recebemos.

Sobre uma fonte de 9VAC ter 14VAC na saída muda totalmente de figura... Isso dá teoricamente quase 40VDC quando retificado, o que, mesmo sendo um transiente queima os transistores de saída do CI controlador de PWM.

Depois que um queima, ai não tem mais jeito, queima o resto em cascata mesmo...

O que eu acho um erro de projeto é queimar os reguladores e não atuar os dispositivos de proteção primeiramente (se é que existem nesse projeto). Um simples diodo zener ou varistores de baixa tensão e/ou dispositivos de proteção contra surtos já tornariam o projeto muito mais robusto... Coisa de centavos de dólar.

Mas fazer o que, esses NJM são bastante parecidos (não olhei mais a fundo para saber se são exatamente equivalentes) aos MC34063 os quais são bastante comuns no mercado...

Espero que tenha sido apenas o capacitor... Se não vai ser um pouco mais chato de consertar.

Um abraço!

Eduardo

Visitante
« Responder #14 : 11 de Dezembro de 2015, as 16:05:26 »

Eduardo, tive que comprar eles na China, não tinha no Brasil nem nos EUA.  Embarrassed

Vc sabe explicar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a fonte nominal é 9vac mas ela fornece de 13 a 14vac?

A propósito, não vi proteção na entrada

Abraço
Paulo
  Imprimir  

Ir para: