Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:32:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida - Posicionamento e proximidade entre transformadores  (Lida 5378 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 27 de Agosto de 2015, as 10:19:26 »

Bom dia, galera.

Peço desculpas por criar esse tópico, mas tem uma duvida que está me remoendo aqui, lembro de ter visto isso em algum tópico, mas não consigo encontra-lo novamente.

Enfim, trata-se da disposição de 2 (ou mais) transformadores durante a montagem. Não sei se é algo relacionado à valvulados ou se à transformadores de modo geral, mas lembro de ter lido algo sobre "a proximidade entre 2 transformadores pode fazer que um induza corrente no outro" (ou era algo parecido com isso). Pois bem, a minha dúvida surgiu pelo fato de eu utilizar 2 transformadores em meu projeto, um deles é do proprio power, e o outro especifico para o pré.

Sendo assim, quais cuidados devo tomar durante a montagem em relação à posição e proximidade dos transformadores?

PS: Acho que o tópico em questão era esse, que fala de deixar um transformador com a orientação do núcleo inclinado 90° em relação ao outro, mas não entendi se vale pra TODOS os transformadores ligados próximos, ou se para valvulados especificamente.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7736.0
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 27 de Agosto de 2015, as 13:57:54 »

Essa preocupação é maior com transformadores que tem passagem de sinal de áudio por eles (caso dos de saída e de acoplamento de estágios), onde o campo magnético gerado num grande transformador de força pode induzir ruído nos transformadores de áudio. Se os transformadores forem só de alimentação, não vejo muito problema.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 27 de Agosto de 2015, as 14:13:59 »

Entendi, Xformer.

No meu caso são 2 transformadores de alimentação mesmo, e em minha montagem pretendo coloca-los próximos, pra evitar ficar passando cabo de energia pra lá e pra cá. Vou estudar a melhor forma de fazer isso, pois a fonte do pré é separada, enquanto a fonte do power e o próprio power estão na mesma placa, vou reorganizar as coisas aqui.

Muito obrigado  Grin
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 28 de Agosto de 2015, as 21:14:03 »

Pelo jeito você vai montar algo valvulado e precisa de dois transformadores, um para alimentar o(s) filamento(s) da(s) válvula(s) e outro pra gerar a alta tensão DC da(s) placa(s).
Se for isso, conforme o Xformer falou, não tem problema nenhum e pode pôr um tranformador ao lado do outro.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #4 : 28 de Agosto de 2015, as 23:49:33 »

Ramsay, o amplificador será Solid State mesmo.

O fato de usar 2 transformadores, é que estou aproveitando um power do meu antigo amplificador de 100W, que já tem transformador proprio de 43V, e para substituir o antigo pré-amp adquiri um TSW com o respectivo transformador de 12V.  Wink
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #5 : 29 de Agosto de 2015, as 11:02:27 »

Por que não utiliza um transformador só? Dá para obter os 12 V desse transformador de 43 V.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 55
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2015, as 11:46:04 »

Então, Marcão, é que no momento vou reaproveitar esse power que já tenho, mas pretendo trocar por algum outro de menor potencia depois, algo entre 35~75W, por isso não me preocupei muito em puxar os 12V desse transformador, então enquanto não defino qual power/transformador usar vou mantendo os 2.

Ainda estou estudando o que seria melhor, mas dependendo dos valores verei de encomendar um transformador com 2 enrolamentos secundários, ou utilizar a "fonte simétrica dupla" do Kem  Grin
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #7 : 29 de Agosto de 2015, as 12:57:47 »

Olá pessoal, aproveitando a discussão, vai mais uma questão focando os valvulados.

E se eu colocar um transformador de Força seguido de um Choke em 90º e mais um de saída no mesmo ângulo do Choke? O Choke daria interferência no de Saída estando no mesmo ângulo? Ou de repente por estar entre os 2 transformadores?
Qual a distância mínima entre os transformadores?

No meu projeto está dessa forma e está com 1,4 cm entre eles.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 04:12:49 por cesar.carazza » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2015, as 16:14:36 »

Cesar, eu fiz uma experiência com um autotransformador (110-220V de "500VA" - na verdade metade disso pela minha estimativa) e usei meu alicate amperímetro como sensor de campo magnético. Medi primeiramente bem encostado no transformador, depois com 5cm, depois 10cm e 15cm, depois de 20cm dava 0.
Veja as fotos:





Sobre suas outras dúvidas:
- No choke passa corrente com mais componente DC do que AC (só o ripple), então a indução magnética AC que ele gera é pouca, não vai induzir no transformador de saída.
- Sobre a distância, isso vai depender do ângulo entre os transformadores. Isso é proporcional ao cosseno do ângulo. Se o ângulo for de 90°, então cos 90° = 0, de forma que a distância pode ser menor. Por outro lado se o ângulo for 0°, então cos 0° = 1  aí a distância importa.  A indução é inversamente proporcional ao cubo da distância, então cada vez que dobrar a distância, a indução em tese deveria diminuir 8 vezes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #9 : 29 de Agosto de 2015, as 17:10:52 »

xformer

Qual a carga que você colocou nesse autotransformador?
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:25:22 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 29 de Agosto de 2015, as 19:42:04 »

xformer

Qual a carga que você colocou nesse autotransformador?

Não liguei carga nele. Apenas 115Vac no enrolamento menor. O enrolamento de 220Vac ficou aberto.

Também tinha feito medição com outro transformador (de isolação 1:1) de 40VA e liguei um ferro de solda de 30W (carga resistiva) e o campo magnético que escapa diminui com o ferro ligado como carga, em relação a sem carga.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #11 : 30 de Agosto de 2015, as 04:09:32 »

Interessante o seu teste xformer.

Resolvi ilustrar os transformadores em 3D.



Na ordem:
Saída - Choque - Força

Acredito então que não haverá problemas em estarem dessa forma.

Como eu já havia dito, tem 1,4 cm entre cada um deles e da lateral do transformador de saída até a ponta do transformador de força tem 9,1 cm.

Obrigado!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 04:12:29 por cesar.carazza » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal