Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 17:27:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento fazendo papel inverso.  (Lida 3435 vezes)
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« : 14 de Agosto de 2015, as 15:24:09 »

Olá pessoal, boa tarde.

Estou aqui de novo para tentar tirar mais dúvidas hehe

Eu fiz um "aterramento" pra meu home studio, enterrei uma haste de cobre de 1 m a uns 8 metros da minha sala, puxei um longo fio que ligo meus amplificadores, minha placa de som e meu computador.
Acontece que de uns tempos pra cá, tem acontecido um problema, quando meus equipamentos estão conectados a esse ponto aparece um ruído, aquele típico de aterramento, que some no momento em que eu desligo os terras.
Acontece que isso não é constante, e as vezes varia, vez ou outra o ruído aparece quando não conectados ao ponto terra, ligo ao ponto e para, as vezes o ruído vem enquanto ligado, desligo, para. Será que deu pra entender?

E a maneira como estão ligados é mais ou menos assim:

Haste de Cobre -------------------------------------
                                                    |        |         |
                                                   Amp1 Amp2  PC+PLACA

Alguém saberia me explicar o motivo disso estar acontecendo e como posso contornar?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:19:57 por xformer » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 14 de Agosto de 2015, as 16:42:49 »

Dependendo do terreno, uma haste de cobre só não basta.
O correto é enterrar 3 barras de cobre a 1 metro de profundidade de modo a formar um triângulo equilátero de 60 cm de lado e interligar essas 3 barras por um fio de cobre.
E se tiver, coloque sal grosso nos furos para aumentar a condutividade.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:18:53 por xformer » Registrado
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #2 : 14 de Agosto de 2015, as 19:05:43 »

Farei isso.

Agora, quanto a esse problema de ter ruído, desligar do terra e o ruído parar. É decorrente disso também será?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:18:28 por xformer » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 14 de Agosto de 2015, as 19:38:44 »

A sua primeira postagem tá meio confusa e não está dando pra entender direito.
Desligar o terra deveria aumentar o ruído ao invés de diminuir.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:18:03 por xformer » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 14 de Agosto de 2015, as 20:55:50 »

Tentou desligar um a um e ir testando assim para ver se não é um loop de terra apresentando problemas, outro detalhe a haste terra esta em ordem, sem pontos de oxidação ou algum tipo de sujeira .

At Daniel..
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:17:39 por xformer » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 14 de Agosto de 2015, as 22:05:01 »

Desconecta o PC da tomada e verifica se o ruido ocorre.  Deve ser isso.
A solucao seria ligar um fio do PC ao padrão de entrada e um segundo fio, do padrao de entrada ao teu GND e depois aos amplificadores.  O GND que sai dos amplificadores deve ser isolado galvanicamente da entrada do PC para nao causar um loop de terra..

Tu sabe o que seria um loop de terra?

Cuidado, com a sua ligação, seu equipamento corre o risco de torrar caso algum raio caia muito perto da tua casa.

T+
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:17:15 por xformer » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 15 de Agosto de 2015, as 13:20:12 »



Deixe apenas um dos equipamentos conectado ao terra, os demais ainda estarão aterrados pois o ruido flui pelos cabos de áudio atraves da malha.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, as 17:15:58 por xformer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal