Esses dias eu estava passando pelo blog
La Revolution Deux, e me deparei com o circuito
'64 criado pelo autor do blog, Fred Briggs. Segundo ele, o circuito era inspirado nos amps Vox dos anos 60. Como adoro o som deles, resolvi experimentar o circuito.
Honestamente, não gostei. O tom do circuito não me agradou, e o controle de Headroom faz a distorção soar como se fosse de crossover em qualquer ponto acima do mínimo.
Então, resolvi agir e dar uma geral no circuito. O resultado foi o seguinte:
Com essas mudanças, a distorção ficou mais dinâmica (ou seja, gradual e cumulativa), e a sonoridade ficou mais próxima dos amps Vox de verdade (pelo menos pros meus ouvidos). Ao dividir a clipagem por estágios em cascata, dá pra simular cada estágio do amp distorcendo num ponto diferente (o LED é o preamp, os 4 diodos são o inversor de fase, e os dois diodos ao final são a saída de potência), o que faz o som parecer muito mais natural que uma clipagem simples.
Também aumentei um pouco o ganho trocando o resistor de emissor, e isso ajuda a inserir um pouco de compressão ao som, causada pelo transistor começando a distorcer.
O LED é um bicolor vermelho e verde, que também serve como indicador de "clip", que poderia ser usado no pedal como decoração.
Amanhã ou sábado eu faço uns samples dele.