Apenas para deixar mais didático, existem optoacopladores que são disparadores de TRIAC, da série MOC30XX (10,11,20,21,22,23,41,42,43,52, etc). Na solda fria tem e são baratos (cerca de 1 real).
Esses optoacopladores são basicamente de dois tipos, um que dispara na passagem por zero (zero-crossing) e outro tipo que aciona em qualquer parte da forma de onda (random phase).
Esses artigos ilustram um pouco:
http://www.vishay.com/docs/84780/appnote34.pdf http://www.nxp.com/documents/application_note/APPCHP6.pdf Para controles de cargas indutivas geralmente se usa o de random phase, variando o ângulo de disparo.
Para isso, necessariamente você irá necessitar de uma referência de clock da rede para disparar o TRIAC no momento certo que basicamente é um retificador de onda completa sem o capacitor de filtragem e um rebaixador de tensão para os níveis de tensão do microcontrolador. Isso informa ao controlador quando deu-se a passagem por zero e quanto de atraso de um timer será necessário.
Exemplificando seria mais ou menos assim:
1- A referência de clock fornece pulsos de passagem por zero
2- O microcontrolador ao receber o pulso em um pino inicia um timer.
3- Esgotado o tempo de timer, ele dispara o SCR.
O cálculo de quanto de atraso será necessário nesse timer é simples:
A senóide possui frequência de 60Hz ou seja, período de 16,67ms. Como o controle se dará em ambos os semi-ciclos (tanto o positivo quanto o negativo será "picotado") metade do período será de 8,34ms.
O timer então deverá variar entre 0 e 8,34ms para um ângulo de disparo de 0º a 180º. Com um atraso de 4,16ms teremos por exemplo, 90º de atraso e portanto o SCR será disparado no pico de tensão da senóide.
Espero que tenha sido mais ou menos claro... rs
Um abraço!
Eduardo
PS:
Achei muitos resultados no google com os termos "Dimmer control Arduino" sugiro pesquisar sobre o assunto!
https://efloyola.wordpress.com/2011/10/02/controle-triac-com-arduino-dimmer/ http://www.instructables.com/file/FQZNYV7H8CVG9TK