Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 05:26:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Peças para um Fender Blackface Champ no Brasil  (Lida 7359 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187



WWW
« Responder #15 : 14 de Agosto de 2015, as 01:53:13 »


Qual modelo de Princeton você quer fazer? Tem mais de um!

O Fender AA964, o princeton blackface non verb

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
Galera, eu preciso desse capacitor multiplo, ou posso, de acordo com o esquema, adicionar os respectivos capacitores ao terra na propria turret board?

Pra ficar sem o trêmolo, é só pegar o ponto marcado com -34v e ligar direto ao nó onde tem o resitor de 27k. O circuito do potenciômetro de intensidade pra frente é só eliminar (esse é o LFO, que gera a oscilação usada pra esse efeito).

Os capacitores da fonte pode usar comuns mesmo, se sua intenção é só ter o circuito funcionando. O capacitor de chassis seria mais indicado pra alguém que quer fazer um clone fiel ao original em todos os detalhes. Funcionalmente, ambas opções são a mesma coisa.

Se quiser, dá pra aproveitar o triodo que vai sobrar ao se eliminar o trêmolo, e fazer uma outra entrada no amp. Seria interessante pegar o pré dos Fender Tweed, aqueles com controle de tom de 1 potenciômetro, e copiar o primeiro estágio. Assim você tem opção de tons diferentes pro amp.
Mas isso é minha mania de não deixar nada sobrando que tá falando.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, as 01:57:27 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #16 : 15 de Agosto de 2015, as 15:30:56 »

Mais uma opção de layout:

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/fenderLayout/PrinzeToneCeriatone.jpg


Abraço.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #17 : 16 de Agosto de 2015, as 00:25:02 »

blackcorvo, como funcionaria esse pré do fender tweed inserido na parte do triodo que era do trêmolo?

Funcionaria como um pot de "boost" injetando ganho a mais no pré existente?

Obrigado Ferro_velho! De certo esse layout me ajudará a redesenhar o layout que eu estou trabalhando  Smiley

PS: Opinião Pessoal: Vocês conservariam o tremolo ? Meu medo é fazer isso e depois ficar obsoleto  Cheesy

-----
Galera, eu modifiquei o esquema do Fender AA964 (Princeton Non-Verb) *em vermelho* tirando o tremolo (sugestão do blackcorvo) e adicionando um gain stage com o triodo que sobrou da 12AX7

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ficou praticamente idêntico ao pré do Fender AA1164 (Princeton Reverb)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
que utiliza um gain stage a mais por causa de um triodo que sobrou do reverb

Eu gostaria que algum experiente pudesse me dizer se o esquema está consistente e correto. 

Obrigado !
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, as 02:16:03 por Diego Gin » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 16 de Agosto de 2015, as 06:48:48 »

Eu gostaria que algum experiente pudesse me dizer se o esquema está consistente e correto. 

Falta o resistor de grade no triodo em vermelho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #19 : 16 de Agosto de 2015, as 18:56:22 »

Falta o resistor de grade no triodo em vermelho.

Seria esse de 3M3 com um 10pF em paralelo?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 16 de Agosto de 2015, as 19:52:50 »

Não, o resistor de grade liga a grade ao terra, pode ser de 470k. Sem ele o estágio com polarização automática (por resistor de catodo) não funciona. A função desse resistor de grade é manter a grade aterrada para que a tensão no catodo seja maior do que na grade, ou seja, a grade vai ficar negativamente polarizada em relação ao catodo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #21 : 16 de Agosto de 2015, as 22:20:45 »

Bom, atualizei o esquema com esse resistor. Qual seria o efeito de trocá-lo por um Pot? Ele atuaria como um controle de "ganho" ?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Qual seria o propósito do resistor de 3M3? Devo mantê-lo ou ele faz parte ao circuito do reverb que foi retirado?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.124

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791



« Responder #22 : 16 de Agosto de 2015, as 23:11:23 »

Qual seria o propósito do resistor de 3M3? Devo mantê-lo ou ele faz parte ao circuito do reverb que foi retirado?
É o que eu ia citar... ele não tem função (alias tem... junto com o resistor de grade faz um divisor de tensão por 7). Ele só tem função com o circuito do reverb.
Retira ele e o capacitor de 10pF.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187



WWW
« Responder #23 : 18 de Agosto de 2015, as 10:28:24 »

Na verdade, minha idéia era algo mais parecido com isso:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Duas entradas, mas a que tem só o volume nesse circuito que postei seria a entrada com controles Bass/Treble do seu circuito original. O fato da outra entrada ter só um controle de tom geral, com menos perdas que o "tone stack" do outro, já dá um aumento considerável de ganho. Sem falar que dá pra usar as duas entradas juntas pra mais ganho.

Do jeito que você fez, vai ter muito ganho. Seu som limpo não vai passar do "1" no volume.

Recomendaria passar o controle de volume pra entre o terceiro estágio e o inversor de fase, desacoplando dos dois com capacitores de 22n (inversores de carga dividida ficam com DC na grade, como se fosse um estágio transistorizado, então tem que desacoplar). Use seu controle atual de volume como um controle de ganho.
Também poderia reduzir o resistor de 3M3 pra 470k, ou até colocar o resistor numa chave que o liga em paralelo ao 3M3 pra uma função "boost".
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Diego Gin
Visitante
« Responder #24 : 19 de Agosto de 2015, as 13:23:07 »

Blackcorvo, esse projeto vai ficar com tanto ganho assim?

Tem os mesmos estágios de ganho do princeton reverb e pretendo usar um falante de 75w, provavelmente o eminence copperhead que ouvi falar bem

A idéia é justamente ser um "Clean machine" com o maior headroom possível, pois a idéia é fazer muitos stacks de pedais variados

De qualquer maneira vou dar uma estudada na sua sugestão ! obrigado !  Cheesy
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, as 20:21:31 por Diego Gin » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal