Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 20:33:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Jazzmaster caseira Início  (Lida 22636 vezes)
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« : 05 de Agosto de 2015, as 11:49:37 »

Bom dia.

Sempre sonhei em fazer uma guitarra do zero. Então, a muitos anos venho lendo sobre o assunto. Após o último tópico sobre uma Gianinni Supersonic decidi tentar fazer uma Jazzmaster, e escolhi este modelo porque seu som é extremamente peculiar e só existem guitarras de baixa qualidade neste modelo para canhoto.

Este será um projeto que será executado provavelmente em mais de um ano.

Iniciando esta empreitada gostaria da opinião dos mais experientes.

Quais ferramentas é necessário que eu compre e de quais marcas? Já possuo uma furadeira de bancada e sei que terei que comprar uma serra tico tico e lixas próprias para luthier.

Qual madeira é mais adequada? Sei que no modelo jazzmaster o corpo é de alder, o braço de maple e a escala de rosewood. Como depois de várias experiências concluí que o braço é o fator principal para o timbre da guitarra, vou manter o maple no braço. Mas e a escala? Me falaram sobre o jacarandá, é próximo ao rosewood? E o corpo? estive pensando em Freijó. Provavelmente comprarei da RDC Guitar as madeiras, a menos que haja algum vendedor em Porto Alegre com preços mais atrativos.

Alguma outra dica que devo seguir? Sei que o projeto é muito complicado, mas tenho que tentar, se não der certo o máximo que vai acontecer é eu ter uma lenha bem cara para minha lareira.

Abraços e desde já agradeço.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #1 : 05 de Agosto de 2015, as 12:01:37 »

Laerte, Rosewood é Jacarandá, salvo engano meu. Então pode ficar tranquilo.
Sobre o corpo, já ouvi que marupá é uma boa alternativa. Procure referências sobre essa madeira. Espero ter ajudado...

Boa empreitada!
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #2 : 05 de Agosto de 2015, as 12:15:07 »

Obrigado Nefi, já estudei bastante sobre madeiras, mas acho quie o marupá é mais próximo do swamp ash.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #3 : 05 de Agosto de 2015, as 13:11:20 »

Olá laerteandrade,

   A algum tempo atrás estava estudando madeiras para a confecção de baixos e encontrei este material que compara as madeiras normalmente usadas em guitarras com as madeiras nacionais.

http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/guitarra_final.pdf

Espero que te ajude no projeto e que disponibilize as experiências.
Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #4 : 05 de Agosto de 2015, as 13:40:46 »

E ai rodlburigo. Já tinha visto este material, é bem interessante. Mas estes estudos sempre me deixam com o pé atras. Estes tempos vi um estudo que dizia que a madeira do corpo não importa, o que pela experiência sei que não é verdade. Queria que alguém que já testou as madeiras pudesse me dar uma informação mais concreta, e também preciso saber quais ferramentas comprar.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #5 : 07 de Agosto de 2015, as 08:28:57 »

E ai rodlburigo. Já tinha visto este material, é bem interessante. Mas estes estudos sempre me deixam com o pé atras. Estes tempos vi um estudo que dizia que a madeira do corpo não importa, o que pela experiência sei que não é verdade. Queria que alguém que já testou as madeiras pudesse me dar uma informação mais concreta, e também preciso saber quais ferramentas comprar.

Pessoalmente, acredito que o material em si não importa, e sim a construção do instrumento. Gosto muito de dar como exemplo a guitarra de plástico do Jack White. Aquilo era pra, em teoria, soar muito ruim, não ter sustentação alguma e ser "impossível de timbrar".

Procure focar-se em fazer uma construção sólida. O que vai afetar mais o som são os tipos de captadores e a elétrica da guitarra. A diferença que a madeira faz existe, mas não é nada gritante (pelo menos pra mim).
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
adautomarttau
Visitante
« Responder #6 : 07 de Agosto de 2015, as 09:43:18 »

Testei varios tipos de madeira e o melhor resultado foi com a marupá .Fiz 3 telecaster e estou fazendo mais 3(todas de marupá),usei cedro ,marupa e mogno.

O mogno brasileiro e o cedro não me agradaram,principalmente para sons clássicos(só servem pra high gain),nesse caso prefiro a marupá.

Se não puder usar alder , recomendo a marupá,não recomendo o freijo , já fiz uma strato assim e também não entrega o som clássico,apesar de esteticamente lembrar o ash.

Quanto ao braço testei várias combinações,recomendo o jacarandá (tambem conhecido como rosewood) para escala e se for one piece maple ou araucária.Não gostei do marfim.

Quanto as ferramentas recomendo ter um router , dremel , brocas , fresas ,limas etc ...Mas a maior dica é : não compre porcaria! Uma boa ferramenta dura a vida toda.


Edit: Já que muitos se sentiram ofendidos e magoados, peço desculpa por expor minha opinião.Mais uma vez desculpa.


Boa sorte  Legal! Cool


« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, as 07:59:43 por Adauto » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 07 de Agosto de 2015, as 21:25:29 »

Pra mim a qualidade da madeira tanto do braço quanto do corpo são essenciais, assim como as ferragens e a construção (projeto).
Captadores são o toque final e depois de muitos testes conclui que melhoram no máximo uns 10/15% o som de uma guitarra.
Não adianta botar um captador de ponta numa guitarra barata porque o som não vai melhorar em quase nada.
E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, as 21:36:32 por Ramsay » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #8 : 07 de Agosto de 2015, as 23:13:12 »

Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Boa sorte  Legal!

Pois é né, se não fosse por "acadêmicos nerds", nem internet a gente teria.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #9 : 08 de Agosto de 2015, as 00:22:59 »

Discordo totalmente do que vocês falaram a respeito das pesquisas e dos academicos... O trabalho realizado por esse aluno foi muito bom, ele teve que encontrar valores, que possam ser comparáveis. Ele não pode pegar a "qualidade de som" como um valor, pois ela varia de pessoa para pessoa. Tem gente que odeia valvulados, odeia overdrives, odeia o som de uma gibson, e assim vai. Não se pode quantificar uma coisa que não pode ser medida. Então ele utilizou de métodos científicos, que trouxessem algumas características, essas mesmas que ele poderia comparar.
Se você acha realmente que é um nerdzinho que fez isso, você está muito enganado. E se eu fosse você, me trancaria no meio de uma floresta, e desistiria de toda a tecnologia criada.

Essas pessoas nem se deram ao trabalho de usar os nomes técnicos corretos,além de usarem uma metodologia duvidosa,apenas confundem as pessoas.Não se deixe enganar por que nunca nem chegou perto de uma madeira crua.
Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Você deveria se envergonhar de ter dito isso. Metodologia duvidosa? Você por acaso sabe o que é a metodologia cientifíca? Confundir as pessoas? [vou nem comentar]
Acho que você deveria estudar um pouco mais, antes de sair falando essa quantidade de bobagem.

Boa Noite.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
kem
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #10 : 08 de Agosto de 2015, as 14:49:41 »

E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.
Será que se colocar um tampo de uma madeira mais dura (como fazem com o maple nas Les Pauls) não muda?

Como eu citei no outro topico, eu pretendo fazer uma também. O corpo já tenho a madeira (freijó).
O braço eu tava pensando em tauari, mas tem que ser o branco, e onde eu achei que tinha, na verdade tinha só do rosa, que é bem mais escuro.
Se eu achar o tauari branco vai ele... senão vou repensar.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, as 14:51:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #11 : 08 de Agosto de 2015, as 15:05:53 »

E cedro não cai bem no corpo de uma guitarra tipo les paul porque o som fica meio abafado, o ideal é usar mogno mesmo que seja o asiático.

Puxa a minha aqui de corpo de cedro com tampo de marupá de abafada não tem nada. De certo o marupá deve estar ajudando a dar uma equilibrada...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, as 15:10:04 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #12 : 11 de Agosto de 2015, as 14:15:48 »

Black corvo, eu particularmente já acredito que a madeira é importantíssima, já montei inúmeras guitarras e o som muda drasticamente quando a madeira é boa, lembrando que sempre estou comparando com guitarras top de linha, no caso as fender americanas. Concordo com você quanto à qualidade da construção, mas se o material for ruim não rola. Os captadores e a elétrica da guitarra são apenas 20% do som dela. Nas minhas experiências eu dividiria da seguinte forma: 60% braço, 20% corpo, 15% captadores, 5% ferragens. Já em relação à guitarra do Jack White, ela funciona bem para o propósito que o Jack a usa, ou seja, com muito fuzz, tente timbrar ela limpinha e verás que há uma diferença monumental. Quando se busca sons diferentes qualquer instrumento é válido, agora, quando se busca sons clássicos de guitarras, aí a madeira importa absurdamente.


-----
Adauto, já tive uma strato de marupá, o som era bem bonito, mas acho que devido ao braço que provavelmente era de marfim o volume da guitarra era muito baixo, era uma tagima 620 das antigas.

Pensei no Freijó porque a madeira é linda, e tende a soar um pouco mais abafado o que acredito que fecharia com a ideia da jazzmaster, o braço seria de maple e a escala de jacarandá.



Testei varios tipos de madeira e o melhor resultado foi com a marupá .Fiz 3 telecaster e estou fazendo mais 3(todas de marupá),usei cedro ,marupa e mogno.

O mogno brasileiro e o cedro não me agradaram,principalmente para sons clássicos(só servem pra high gain),nesse caso prefiro a marupá.

Se não puder usar alder , recomendo a marupá,não recomendo o freijo , já fiz uma strato assim e também não entrega o som clássico,apesar de esteticamente lembrar o ash.

Quanto ao braço testei várias combinações,recomendo o jacarandá (tambem conhecido como rosewood) para escala e se for one piece maple ou araucária.Não gostei do marfim.

Quanto as ferramentas recomendo ter um router , dremel , brocas , fresas ,limas etc ...Mas a maior dica é : não compre porcaria! Uma boa ferramenta dura a vida toda.


Edit: Já que muitos se sentiram ofendidos e magoados, peço desculpa por expor minha opinião.Mais uma vez desculpa.


Boa sorte  Legal! Cool




-----
Você tem total razão ao defender os estudos, este estudo publicado foi muito bem feito e a condução do mesmo segue os padrões técnicos.

Mas, para o meu propósito ele é válido apenas como suplemento, já que como você mesmo disse é impossível medir a qualidade do som. No caso, tratando-se de sons clássicos de guitarras jazzmaster, colocando uma do lado da outra e ouvindo é possível perceber diferenças que terminam fechando com o gosto comum em relação ao que se espera deste modelo de guitarra.

Já cansei de ouvir inúmeras discussões sobre stratos, americanas, mexicanas, chinesas, e de tanto montar stratos e de tocar com elas cheguei à conclusão que são poucos e raros os instrumentos de valor baixo que se aproximam das fender americanas, de toda as 6 fender mexicanas que já tive apenas 1 chegou perto de uma guitarra americana. Hoje possuo 3 fenders americanas com características totalmente diferentes, os sons são diferentes mas todas possuem uma qualidade sonora indiscutível. Por isso questiono quem já montou um instrumento com madeiras brasileiras o que eles acham de cada uma, porque somente montando o instrumento é possível afirmar se algo presta ou não, antes existem somente suposições. 

Discordo totalmente do que vocês falaram a respeito das pesquisas e dos academicos... O trabalho realizado por esse aluno foi muito bom, ele teve que encontrar valores, que possam ser comparáveis. Ele não pode pegar a "qualidade de som" como um valor, pois ela varia de pessoa para pessoa. Tem gente que odeia valvulados, odeia overdrives, odeia o som de uma gibson, e assim vai. Não se pode quantificar uma coisa que não pode ser medida. Então ele utilizou de métodos científicos, que trouxessem algumas características, essas mesmas que ele poderia comparar.
Se você acha realmente que é um nerdzinho que fez isso, você está muito enganado. E se eu fosse você, me trancaria no meio de uma floresta, e desistiria de toda a tecnologia criada.

Essas pessoas nem se deram ao trabalho de usar os nomes técnicos corretos,além de usarem uma metodologia duvidosa,apenas confundem as pessoas.Não se deixe enganar por que nunca nem chegou perto de uma madeira crua.
Artistas com guitarras de plástico ou acadêmicos nerds só querem impressionar os inexperientes incautos.Mas sempre tem quem aceite e venere tais absurdos.

Você deveria se envergonhar de ter dito isso. Metodologia duvidosa? Você por acaso sabe o que é a metodologia cientifíca? Confundir as pessoas? [vou nem comentar]
Acho que você deveria estudar um pouco mais, antes de sair falando essa quantidade de bobagem.

Boa Noite.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 14:26:22 por laerteandrade » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #13 : 11 de Agosto de 2015, as 21:33:55 »

Gravadores de áudio, como o audacity, desde que usados com equipamento decente (placa de som e microfone) gravam com resolução de aproximadamente 44 kHz. O ouvido humano tem capacidade de apenas 20 kHz. Não vejo como seria possível o ouvido humano perceber nuances que seriam "invisíveis" a tais gravadores.

[...]já que como você mesmo disse é impossível medir a qualidade do som.[...]
Impossível? O timbre pode ser definido pelo formato da onda sonora em um gráfico. Se duas ondas sonoras possuem o mesmo formato, é impossível diferenciá-los com a audição.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #14 : 11 de Agosto de 2015, as 23:02:57 »

Darkisiano. O problema é que o estudo foi feito sem que houvesse teste sonoro com a guitarra montada. Posso ter falado besteira quanto a medição da qualidade do som pois não tenho conhecimento sufiente sobre isso. Meu conhecimento é empirico. Então, tens algum material para me indicar sobre medição de qualidade sonora para guitarras?  Qual formato de onda é o ideal para uma jazzmaster?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.085 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal