A algum tempo que minhas montagens estavam paradas mas na última semana resolvi fazer a minha segunda montagem nesse estilo.
Mas usei tensões menores do que as especificadas para o JCM800, pra não necessitar de mais um transformador.
Usei algumas peças que já tinha disponível, principalmente os transformadores, a parte mais cara.
As tensões estão um pouco mais altas que o normal:
A tensão na placa das ECL82 é de 261v, o que com o resistor de 390 ohms resultou num bias de 21v.
Isso chega bem próximo da dissipação máxima das válvulas, que é de 7W.
Poderia até aumentar esse resistor um pouco , mas por hora testei assim. Por sorte na placa com turrets essa mudança é bem rápida de se fazer.
A tensão na grade auxiliar é de 255v, onde usei um resistor de 2,2k que tinha sobrando.
O pré tem tensão de 232v no capacitor do terceiro e quarto estágio (seguidor de cátodo) e 229v para o primeiro e segundo.
100v abaixo do que é usado no JCM800, mas a ECL82 não precisa de 40v na grade pra produzir toda a potência que ela produz.
Agora uma
Até agora só testei a distorção do pré, que ficou boa mesmo com os valores do JCM800. Só uns pequenos ajustes aqui e ali e ele soa como eu imaginava.
Em apartamento dificilmente o volume sai do 1, acho que deveria usar um daqueles potenciômetros de precisão com dois eixos concêntricos pra acertar a posição do volume entre o muito baixo e o muito alto, que fica em algum lugar próxima ao 1 do meu painel. Dessa forma, pode ser que com o volume mais alto ele fique um pouco abafado, já que os ajustes que fiz foram com o volume praticamente no mínimo.
Aqui a foto da montagem>
Abraços!