Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Novembro de 2024, as 00:40:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ponte e cordas de stratocaster desalinhadas  (Lida 14945 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 21 de Junho de 2015, as 11:44:05 »

Pessoal, estou com um problema chato que não sei se tem solução, ao menos pesquisei bastante e não consegui encontrar informações a respeito.

Comprei uma Guitarra stratocaster, destas bem baratas mesmo, paguei R$200,00, e mesmo que seja uma Guitarra de baixíssimo custo, adorei o Braço dela, ficou perfeito para as minhas Mãos, mas, percebi que ela tem um problema que é muito comum em stratocasters baratas, ou seja, as cordas ficam meio que desalinhadas em relação ao Braço e captadores, como podem ver na imagem abaixo.

Pensei que o problema poderia ser no nut, mas não é, percebi que os furos dos parafusos que fixam a ponte no corpo, estão cerca de 2mm para a direita, tem como resolver isso?

Se eu fizer um enxerto nos furos dos parafusos da ponte e refazer a furação ficaria bom?

Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia de como proceder?

Eu sei que é uma guitarra barata, mas adorei a tocabilidade dela e o braço é muito bom, mas este desalinhamento me irrita demais.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #1 : 21 de Junho de 2015, as 11:48:27 »

O problema pode estar tanto no alinhamento da ponte como no alinhamento do braço. Veja se no encaixe do braço ele parece estar desalinhado, e se é possível movê-lo um pouco.

Se eu fizer um enxerto nos furos dos parafusos da ponte e refazer a furação ficaria bom?

Sim, você sempre pode (e deve) fazer enxertos sempre que precisar recolocar alguma peça parafusada na madeira.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 21 de Junho de 2015, as 12:29:56 »

O problema pode estar tanto no alinhamento da ponte como no alinhamento do braço. Veja se no encaixe do braço ele parece estar desalinhado, e se é possível movê-lo um pouco.

Veja se no encaixe do braço ele parece estar desalinhado, e se é possível movê-lo um pouco.

Não, parece estar tudo certo, não tem como mover.

Pelo que pesquisei, quem fez a Guitarra, provavelmente usou um método de alinhar o centro da ponte com o centro dos dots, sem prender o braço, assim, qualquer descuido é fatal, pelo visto terei de tapar os buracos mesmo, manter a mesma posição, apenas afastando uns 2mm para a esquerda, usando duas cordas para as cordas mi, centralizar e marcar a nova furação.

Qual o melhor método para o enxerto?

Usar palitos de fósforo ou palitos de dente, com cola de madeira ou super bonder?

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #3 : 21 de Junho de 2015, as 13:03:24 »

Você tem que deixá-los bem justos, portanto use um que não fique folgado no buraco do parafuso. Talvez o palito de fósforo seja melhor, ou talvez aqueles de churrasco (mesmo que seja necessário diminuir sua espessura). A cola para madeira é melhor que super bonder, por não ser quebradiça e entranhar melhor na madeira. O melhor mesmo seria usar araldite, que é bem mais firme, e possui certa elasticidade.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 21 de Junho de 2015, as 13:26:20 »

Você tem que deixá-los bem justos, portanto use um que não fique folgado no buraco do parafuso. Talvez o palito de fósforo seja melhor, ou talvez aqueles de churrasco (mesmo que seja necessário diminuir sua espessura). A cola para madeira é melhor que super bonder, por não ser quebradiça e entranhar melhor na madeira. O melhor mesmo seria usar araldite, que é bem mais firme, e possui certa elasticidade.

Obrigado pelas dicas darkislanio, farei isso sim, mas agora olha o meu desespero geral:

Eu tinha um corpo de stratocaster guardado, madeira sólida e pesada, bem diferente desta guitarra barata que comprei, resolvi colocar o braço da guitarra barata no corpo sólido, só para ver o que dava, olhe na imagem abaixo a minha surpresa... casou perfeitamente, tudo alinhado, porém, a furação de fixação do braço é diferente... Embarrassed

Pelo visto o melhor é consertar a furação do corpo daquela guitarra barata do que arriscar enxertar a furação de fixação do braço para utilizar no outro corpo.

evil sense
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 34

Force & Honor

« Responder #5 : 21 de Junho de 2015, as 14:45:56 »

E ai Mallermb, beleza?

Cara, tenho uma strato aqui em casa também que tinha o mesmo problema...(é uma golden)...

Geralmente, essa diferença se dá por conta da ponte ter sido instalada de forma errônea (desalinhada com o braço).
Como sugestão, solte os parafusos da ponte e as molas do bloco e com ela solta verifique se ela fica alinhada (movimentando ela p/ os lados até que se perceba que está alinhada). Se der alinhamento, ai provavelmente você vai ter que enxertar os furos antigos e dar um acabamento (dar uma lixada e pintar se quiser) e ao fazer o alinhamento, marque os novos furos e instale novamente. Só se atente para não deixar a ponte andar muito para frente ou para trás, pois isso pode ocasionar problemas na hora de regular as oitavas.
Vale a pena o trabalho!
Se precisar de uma força estamos as ordens!

Grande abraço! Guitarrista
Evil S.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 21 de Junho de 2015, as 14:53:02 »

E ai Mallermb, beleza?

Cara, tenho uma strato aqui em casa também que tinha o mesmo problema...(é uma golden)...

Geralmente, essa diferença se dá por conta da ponte ter sido instalada de forma errônea (desalinhada com o braço).
Como sugestão, solte os parafusos da ponte e as molas do bloco e com ela solta verifique se ela fica alinhada (movimentando ela p/ os lados até que se perceba que está alinhada). Se der alinhamento, ai provavelmente você vai ter que enxertar os furos antigos e dar um acabamento (dar uma lixada e pintar se quiser) e ao fazer o alinhamento, marque os novos furos e instale novamente. Só se atente para não deixar a ponte andar muito para frente ou para trás, pois isso pode ocasionar problemas na hora de regular as oitavas.
Vale a pena o trabalho!
Se precisar de uma força estamos as ordens!

Grande abraço! Guitarrista

Obrigado pela força evil sense, de fato quando alinharam a ponte, alinharam 2mm a mais para direita, vou enxertar os furos e furar novamente, só que desta vez, alinhado certinho, ainda não medi para ver se a distancia da ponte para o nut, em comprimento, está correto, ou a distância entre ponte e casa 12 está a mesma da 12 para o traste zero, se estiver ótimo, se não, tentarei arrumar tudo de uma vez.

Aproveitarei para aumentar cerca de 1,5mm até 2mm o diâmetro de acesso ao tensor, já que veio originalmente menor e mal feito.

Obrigado pela atenção e força!
evil sense
Iniciante
*

Obrigado
-Recebido: 34

Force & Honor

« Responder #7 : 21 de Junho de 2015, as 17:29:27 »

Opa Sempre as ordens!!

Com luthieria posso me arriscar a dar alguns palpites hehe, mas com pedais e companhia tenho muito que aprender...posta umas fotos depois p/ gente ver!

Boa sorte!
Evil S.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 21 de Junho de 2015, as 17:54:37 »

Opa Sempre as ordens!!

Com luthieria posso me arriscar a dar alguns palpites hehe, mas com pedais e companhia tenho muito que aprender...posta umas fotos depois p/ gente ver!

Boa sorte!

Posto as fotos sim, amanhã compro a cola, a que tenho já está bem passada, quanto aos pedais, posso ajudar em algumas coisas, também não sou expert, mas... Cheesy

Abraços!
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 142

« Responder #9 : 22 de Junho de 2015, as 19:43:53 »

Cara eu pessoalmente usaria o corpo antigo, taparia os furos do braço e furava denovo.....Opinião minha.
Ao furar o corpo depois fica o lance de ter que dar acabamento e pintar, já o braço não.
Seja qual for a sua decisão.....boa sorte e poste resultados.
Em busca do drive perfeito!!!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 22 de Junho de 2015, as 22:10:13 »

Não precisa de cola nem nada.
Monta a guitarra de novo, aperta os parafusos do braço até QUASE o final, puxa o braço pro lado da mizona e aperta puxando.
Todo braço parafusado tem um "jogo".
I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #11 : 23 de Junho de 2015, as 11:07:36 »

Cara eu pessoalmente usaria o corpo antigo, taparia os furos do braço e furava denovo.....Opinião minha.
Ao furar o corpo depois fica o lance de ter que dar acabamento e pintar, já o braço não.
Seja qual for a sua decisão.....boa sorte e poste resultados.

GuitarCris, tenho medo de mexer em braço de guitarra, e só tenho este braço de stratocaster, por isso achei melhor mexer nos parafusos de fixação da ponte do que no braço em si, corpo de guitarra tenho 2, braço só um.
Quanto ao acabamento não seria necessário, já que os seis furos de fixação da ponte ficaria escondido por debaixo da ponte.
Postarei os resultados sim.
Obrigado pela ajuda.

-----
Não precisa de cola nem nada.
Monta a guitarra de novo, aperta os parafusos do braço até QUASE o final, puxa o braço pro lado da mizona e aperta puxando.
Todo braço parafusado tem um "jogo".

Interessante Kem, vou testar esta técnica para ver se dá certo, mas pelo que ví este não tem nenhum jogo não, já com o outro corpo, o branco sim... mas vou tentar, obrigado!

-----
Testei a dica do Kem, sem resultados, moveu algo em torno de apenas 0,5mm, ainda muito pouco, mas valeu a tentativa.

-----
Apenas atualizando o processo!

Desmontei tudo de novo e começarei a enxertar os furos de fixação da ponte.

-----
Buracos enxertados, aparadas as sobras e lixadas!

« Última modificação: 23 de Junho de 2015, as 15:10:14 por Mallermb » Registrado

Gfassuncao
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #12 : 23 de Junho de 2015, as 15:51:40 »

Mallermb, tem uma ponte da Wilkisom que os furos são ovais, só um que é do tamanho padrão. De repente, vale a pena comprar essa ponte e economizar na mão de obra.
Colaborador

Obrigado

« Responder #13 : 23 de Junho de 2015, as 16:33:03 »

Mallermb, tem uma ponte da Wilkisom que os furos são ovais, só um que é do tamanho padrão. De repente, vale a pena comprar essa ponte e economizar na mão de obra.

Gefassuncao, obrigado pela dica, mas já foi,  Cheesy
Já enxertei e já marquei os lugares da nova furação, só falta furar...
Abraços!

-----
Mais uma atualização:

Já refiz a furação dos parafusos da ponte, agora está tudo alinhado, finalmente!
Não reparem na imagem, ficou um pouco torto, pois balancei a Mão, mas garanto que ficou tudo alinhado.
Agora precisarei refazer a furação dos parafusos do escudo, pois também estavam desalinhados  Embarrassed

« Última modificação: 23 de Junho de 2015, as 17:39:28 por Mallermb » Registrado

GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 142

« Responder #14 : 23 de Junho de 2015, as 21:52:14 »

Ficou ótimo, a furação do escudo é fácil de refazer.
Eu fazia com superbonder e palitos de dente.
Em busca do drive perfeito!!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: