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Autor Tópico: diário de construção - Iall 10.5 + Vintage Voyage  (Lida 11525 vezes)
marcao_cfh
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« : 28 de Maio de 2015, as 15:27:57 »

Primeiramente, não sei se esse é o lugar adequado para esse tipo de tópico. Se não for, gostaria de que algum moderador me avisasse e o movesse para a área adequada.

No meio de 2013, fiz meu primeiro amp valvulado (um 100Buck). Para o segundo projeto, decidi me aventurar em algo maior. Então no começo do ano passado, comecei as minhas pesquisas, e me decidi pelo Iall 10.5. Ainda faltava o pré. A ideia inicial era usar o pré estilo Fender com uma 12AX7, mas me deparei com o Vintage Voyage, projetado pelo Viagem Mental, e me interessei mais nele devido à válvula mais barata (Evil) e também por ser um projeto aqui do forum. Então resolvi construir um amp "100% forum".

Em junho/julho, comprei as peças principais: transformadores da Schatz (optei pelo visual sem pintura), válvulas ECL82 russas (mercado livre) e EF184 Miniwatt (Altana - na foto deixei o adesivo da Altana do lado oposto pois queria que aparecesse a escrita Miniwatt), chaves, borracha passa-fio, jacks, conector para cabo de força e soquetes de válvula para soldar na placa (tudo na Altana - os soquetes não aparecem na foto pois estão soldados na placa), knobs e potenciômetro para usar como "master volume" (comprei esses últimos com o Felix. os potenciômetros do pré não aparecem na foto pois estão soldados na placa). Esse outro soquete para válvula vai ser usado na EF184, que não vai direto na placa (não vou usar essa proteção para aparecer a válvula).


Os planos eram de terminar o amp até outubro, mas por causa de imprevistos tive que pausar o projeto. A cerca de um mês atrás, resolvi retomá-lo. Fiz as placas. Havia encomendado elas com o Thiago, mas acabei estragando por usar ferro de potência muito alta Batendo Cabeça, então refiz as duas. Ambas ainda não estão testadas.

Placa do Iall, feita com transferência por acetona. Primeiro "crua", depois com trilhas estanhadas e por fim com os componentes. Acabei soldando os resistores onde iria ser ligado o potenciômetro de "master volume", mas depois que o amp estiver testado eu faço a ligação.


Placa do pré, feita por transferência térmica. Primeiro "crua", depois montada. Não tirei foto das trilhas estanhadas. Ele está sem os componentes de alimentação pois vou alimentá-lo a partir do Iall. Não usei o jack de saída pois vou ligá-lo diretamente no Iall, e depois da foto removi o jack de saída pois meu jack é um pouco mais comprido e vai atrapalhar na hora de prender a placa no chassis.


Por enquanto, o projeto caminhou até aqui. Antes de continuar, gostaria de tirar algumas dúvidas:
1 - Para ligar o soquete da EF184 do pré, posso prender os fios com aquelas presilhas plásticas, ou a proximidade deles pode causar ruídos?
2 - Preciso trançar os fios do filamento da EF184? Se sim, eles podem ir presos aos outros fios dela? Aliás, preciso trançar os fios do secundário que alimentarão todas as válvulas?
3 - Fiz um rascunho rápido de como ficará o chassis. Ele vai ter tamanho 30 cm x 20 cm x 5,5 cm (ou 6) seguindo esse rascunho. Gostaria que os mais experientes me dessem opiniões e sugestões sobre a disposição das placas, válvulas e transformadores, para que eu não tenha problemas de ruídos por má disposição dos componentes e possa mandar fazer o chassis.
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« Responder #1 : 28 de Maio de 2015, as 18:09:30 »

1) Não é aconselhável prender os fios com presilhas plásticas e você próprio já respondeu o porque.

2) É importante trançar os fios que alimentarão os filamentos a fim de evitar a indução de ronco de 60 Hz.
Os fios do secundário que alimentarão as válvulas não precisam ser trançados.

3) O seu rascunho parece ok, mas, a fim de evitar a indução de ruído, os transformadores deverão ser instalados com um angulo de 90º entre os seus núcleos, ou seja, se um dos transformadores estiver com o núcleo orientado no sentido horizontal, o outro deverá ficar com o núcleo orientado no sentido vertical.   
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« Responder #2 : 28 de Maio de 2015, as 19:08:49 »

Meus dois centavos:

- Não deixe o jack de entrada perto do transformador de força. Troque-o de posição com a chave de liga-desliga que está do lado direito. Se você deixar a chave do lado direito, vai ter que ficar passeando com o fio energizado da rede de cima/esquerda para baixo/direita. Além de alongar a fiação, ajuda a disseminar os 60Hz da rede. Deixe a chave, transformador de força, porta-fusível e entrada AC próximos um do outro. Use a lógica.

- Da mesma forma, coloque as válvulas de saída perto do transformador de saída. Por quê colocar a válvula de pré no meio deles ? E assim o jack de entrada deve ficar mais perto da válvula de pré.  Fios curtos são melhores que fiação comprida.
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« Responder #3 : 28 de Maio de 2015, as 19:27:36 »

1) Não é aconselhável prender os fios com presilhas plásticas e você próprio já respondeu o porque.

2) É importante trançar os fios que alimentarão os filamentos a fim de evitar a indução de ronco de 60 Hz.
Os fios do secundário que alimentarão as válvulas não precisam ser trançados.

3) O seu rascunho parece ok, mas, a fim de evitar a indução de ruído, os transformadores deverão ser instalados com um angulo de 90º entre os seus núcleos, ou seja, se um dos transformadores estiver com o núcleo orientado no sentido horizontal, o outro deverá ficar com o núcleo orientado no sentido vertical.   

Obrigado pelas respostas. Os dois transformadores ficarão sim com um ângulo de 90º.


Meus dois centavos:

- Não deixe o jack de entrada perto do transformador de força. Troque-o de posição com a chave de liga-desliga que está do lado direito. Se você deixar a chave do lado direito, vai ter que ficar passeando com o fio energizado da rede de cima/esquerda para baixo/direita. Além de alongar a fiação, ajuda a disseminar os 60Hz da rede. Deixe a chave, transformador de força, porta-fusível e entrada AC próximos um do outro. Use a lógica.

- Da mesma forma, coloque as válvulas de saída perto do transformador de saída. Por quê colocar a válvula de pré no meio deles ? E assim o jack de entrada deve ficar mais perto da válvula de pré.  Fios curtos são melhores que fiação comprida.

Obrigado pelos comentários. Eu coloquei a entrada AC (comporta fusível embutida) perto do transformador de força pensando em diminuir a fiação, mas não me atentei à chave. Vou trocar o jack de entrada e a chave liga/desliga de posição. E a válvula do pré coloquei nessa posição para evitar a proximidade com o transformador de força. Pensei em duas alternativas:

- colocar o Iall mais perto do transformador de saída para encurtar a fiação, e a válvula do pré na mesma posição que ficaria a válvula da esquerda do iall. Mas aí ela ficaria longe do jack de entrada (o que não sei se seria um problema, e em questão de tamanho de fiação também não mudaria muita coisa) e mais próxima do transformador de força (isso sim seria problema, não seria?).
- girar a placa do Iall em 90º, deixando as válvulas próximas ao transformador de saída, e trazer a válvula do pré um pouco mais "para baixo" no desenho, deixando ela alinhada com as duas do power.

Qual das duas opções seria a melhor? Eu queria colocar as válvulas alinhadas como no desenho, mas caso tenha problemas eu não me importo em mudar a disposição delas.
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« Responder #4 : 28 de Maio de 2015, as 19:34:13 »

E se colocar o transformador de saída (girado como já foi citado) perto do de força e deixar a placa do IALL e a EF184 mais pra direita (essa válvula posicionada mais a direita de tudo e bem perto do jack de entrada) longe do transformador de força ?
Só os fios vindos do transformador de força (HT e filamentos) é que terão de seguir um pouco mais longe até a placa do IALL.
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« Responder #5 : 28 de Maio de 2015, as 19:34:50 »

Acho que a melhor opção é apenas trocar a posição do jack de entrada pelo liga-desliga
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« Responder #6 : 28 de Maio de 2015, as 19:35:53 »

Sem falar que o fio de alimentação ia ter que dar a maior volta!

Acho que a melhor opção é apenas trocar a posição do jack de entrada pelo liga-desliga
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« Responder #7 : 28 de Maio de 2015, as 19:36:56 »

Sem falar que o fio de alimentação ia ter que dar a maior volta!
Além de cruzar com o fio de entrada do pré
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« Responder #8 : 28 de Maio de 2015, as 19:41:03 »

Sim, vou trocar eles de posição. Ou talvez trocar tudo de posição: entrada e saída do lado esquerdo, e chave e força do lado direito, pois pensei inicialmente em deixar o jack de entrada do lado esquerdo.

Mas e quanto à posição das válvulas, o que fica melhor? Eu queria, se possível, deixá-las alinhadas e entre os transformadores, por questão de estética e um pouco de simetria. Mas posso trocar de posição sem problema.
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« Responder #9 : 28 de Maio de 2015, as 19:53:22 »

Do jeito que está, me parece ok.
Tenho duas EF184 e algumas ECL82. Vou tentar fazer um projeto parecido. Também tenho uma EF40 (que segundo o datasheet, foi projetada para reduzir  microfonias produzidas pela vibração da válvula) que tem algumas características similares à EF184, e um soquete meio engraçado. Se funcionar direito, posso postar os resultados aqui também.
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« Responder #10 : 28 de Maio de 2015, as 20:11:41 »

Vou ver se encomendo o chassis então. Vou fazer de inox, um amigo trabalha com chapas. Acho que vai ficar bem bonito.
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« Responder #11 : 28 de Maio de 2015, as 20:26:41 »

Se puder, veja por quanto fica um chassis simples, estou pensando em encomendar um, mas não conheço quem trabalhe com isso
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« Responder #12 : 29 de Maio de 2015, as 02:46:26 »

Eu tenho um amigo que trabalha com isso, então pra mim o preço vai ficar bem tranquilo. Mas posso perguntar quanto ficaria um chassis caso eu não fosse amigo Cheesy
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« Responder #13 : 17 de Junho de 2015, as 02:12:29 »

Chassis de inox pronto:


As medidas são 30 cm x 20 cm x 5,5 cm. Não me lembro se a espessura da chapa é 1 mm ou 1,5 mm, sei que é bem dura mesmo. O preço me saiu a 100 reais o chassis cru, e um dos funcionários da firma desse amigo fez a furação, sem ter as ferramentas necessárias. Paguei mais 40 para esse funcionário, pois ele teve bastante trabalho. Agora vou começar a montagem.
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« Responder #14 : 17 de Junho de 2015, as 07:50:55 »

Ficou muito bom esse chassis! Imagino como ficaria um 5f1 aí...
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