Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 07:40:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: GND da fonte e aterramento  (Lida 12794 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 01 de Agosto de 2015, as 17:52:24 »

Sobre o caso do ventilador, você acha que seria mais efetivo usar um de 110V AC, pegando na entrada da tomada? Eu tenho um ventilador assim aqui.
Obrigado!  Legal!

Se não der trabalho, experimente o ventilador ligado na tensão da rede sem usar o transformador, pra quê forçar um componente desnecessariamente. Depois compare qual modo fica menos ruidoso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #16 : 01 de Agosto de 2015, as 19:12:46 »

Sugestão ao Sergiodam:
Refaça o desenho com as correções propostas que, sendo aprovado, servirá de referência para todos aqui do Fórum.
Valeu pela iniciativa
 Legal!
Antônio
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, as 19:14:45 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #17 : 02 de Agosto de 2015, as 03:46:04 »

Concordando com a ideia do Antonio de Campos Junior, segue o desenho esquemático da ligação com as alterações propostas pelo Xformer. Espero que agora esteja ok. Se ainda faltar incorporar ou alterar alguma coisa, fiquem à vontade para sugerir que eu vou atualizando o desenho. Cool



Na prática, eu fiz as mudanças orientadas pelo Xformer e, de fato, reduziu um pouco o hum, que agora só acontece com o volume acima de 2 horas, aliado ao gain no talo. Claro que em uso normal, mesmo em show, é um volume absurdo, ensurdecedor! Este ampli fala muito alto. Evil  Creio que, tendo em vista suas características, a existência do ruído  não é nada impossível. Como eu comentei antes, os marshall também têm isto... No canal limpo só aparece um ruído mínimo quando gain e volume estão ambos no máximo.

Porém há outro fator que eu vou checar amanhã: por incrível que pareça testei com duas guitarras (strato Fender e Les Paul Gibson) e percebi que as duas precisam de troca dos jacks, que já estão velhos e oxidados (ambas são antigas), e isso, tenho quase certeza, está ajudando a intensificar o hum.

Um abraço.   Roqueiro
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #18 : 02 de Agosto de 2015, as 09:23:49 »

Bela contribuição Sergiodam.
Parabéns!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #19 : 02 de Agosto de 2015, as 14:42:21 »

Sergiodam, minha sugestão seria ligar o pino terra do conector de energia junto a esse ponto comum dos GND (na estrela).
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #20 : 02 de Agosto de 2015, as 20:35:30 »


Agora tem que rezar pra que o terra da tomada não seja ligado ao neutro nem tenha outras cargas tipo um PC ligado nela.

Geralmente, um terra da tomada melhora o ruído, se estiver bem instalado.
Se está bem instalado?  Quase sempre não.  Ou nem existe.

Oi, lferg. Pois é... Por causa dessa observação do Patines (aí em cima) eu preferi não colocar no desenho. Não sei se é tão indispensável ligar o pino de terra da tomada na carcaça, a ponto de correr o risco de espetar o amplificador em alguma tomada "suspeita"...  Roll Eyes

Abraço
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #21 : 03 de Agosto de 2015, as 09:27:47 »

Eu retiraria o fio roxo que esta ligado no GND da fonte de 12V e ligaria ao jack de entrada.

O Jack esta isolado da carcaça? Se o Jack esta ligado na carcaça, existe ali um loop de terra no lugar mais daninho, a entrada de sinal.  Neste caso o fio roxo ligado ao amplificador também deveria ser ligado naquele jack.

Falo isso desconhecendo a placa TSW, pois das ligações nos desenhos de GND desta placa podem depender as ligações aa carcaça e ao amplificador.

Veja também que não ligar a carcaça do teu equipamento ao terra de segurança pode levar a um choque mortal do usuário.  Afinal o aterramento de equipamento de áudio, alem de ser funcional, também funciona como terra de segurança.  Na minha opinião, deveria sempre haver ligação confiável ate a terra, e a possibilidade de desconexão somente com ferramenta...  Esta segurança e prejudicada pela necessidade de mobilidade da maioria dos equipamentos de áudio usados por músicos, o que já causou muitas mortes.

Vejo então que o verdadeiro perigo esta na displicência com que se trata as importante funções do aterramento.

Abraços.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, as 09:31:19 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #22 : 03 de Agosto de 2015, as 10:06:50 »

Eu retiraria o fio roxo que esta ligado no GND da fonte de 12V e ligaria ao jack de entrada.

O Jack esta isolado da carcaça? Se o Jack esta ligado na carcaça, existe ali um loop de terra no lugar mais daninho, a entrada de sinal.  Neste caso o fio roxo ligado ao amplificador também deveria ser ligado naquele jack.

Falo isso desconhecendo a placa TSW, pois das ligações nos desenhos de GND desta placa podem depender as ligações aa carcaça e ao amplificador.

Veja também que não ligar a carcaça do teu equipamento ao terra de segurança pode levar a um choque mortal do usuário.  Afinal o aterramento de equipamento de áudio, alem de ser funcional, também funciona como terra de segurança.  Na minha opinião, deveria sempre haver ligação confiável ate a terra, e a possibilidade de desconexão somente com ferramenta...  Esta segurança e prejudicada pela necessidade de mobilidade da maioria dos equipamentos de áudio usados por músicos, o que já causou muitas mortes.

Vejo então que o verdadeiro perigo esta na displicência com que se trata as importante funções do aterramento.

Abraços.
Oi, Patines.
O Jack de entrada é daqueles totalmente plásticos, não havendo aterramento com a carcaça. Com base nisso, refiz o desenho.
Por favor, veja se o resultado de sua sugestão seria isto:



Fique à vontade para rabiscar em cima do desenho, se achar que pode esclarecer melhor o que você quer sugerir... Acho que seria mesmo de grande ajuda para todo mundo, neste assunto que parece de menor importância, mas que é muito complexo e faz toda diferença...

Achei muito oportuna sua observação sobre o terra de segurança. Mas não sei exatamente como poderia ser feito. Pelo que você disse eu imagino que seria um ponto do chassis de onde saísse um fio EXTERNO, que fosse buscar algum ponto de terra verdadeiro do prédio onde está o amplificador... Seria isso? Se for, é um grande problema... Onde está esse ponto? Nossa rede elétrica deveria fornecê-lo, mas não é o que acontece. Embarrassed
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #23 : 04 de Agosto de 2015, as 08:25:04 »

....veja se o resultado de sua sugestão seria isto:
-  Desenho -
Sim, seria isso.  Assim eu ligaria meu amplificador, se não fosse possível aterrar pelo jack de entrada.
O fio roxo saindo da fonte e aterrando na entrada de sinal do TDA pode diminuir o ruido nesta placa, dependendo do desenho correto dela.

Achei muito oportuna sua observação sobre o terra de segurança. Mas não sei exatamente como poderia ser feito. Pelo que você disse eu imagino que seria um ponto do chassis de onde saísse um fio EXTERNO, que fosse buscar algum ponto de terra verdadeiro do prédio onde está o amplificador... Seria isso? Se for, é um grande problema... Onde está esse ponto? Nossa rede elétrica deveria fornecê-lo, mas não é o que acontece. Embarrassed

Minha sugestão de ligação com ferramenta seria na hipótese que nossa rede elétrica fornecesse o terra.  O que deveria ocorrer sempre, e estaa nas normas...   Bem, em parte das normas.  Seria o mais seguro para diminuir o risco de choque no equipamento e dependendo do aterramento, para diminuir o ruido também.

Uma falha nas normas estaa em subestimar a influencia dos ruídos no aterramento de áudio.  As normas de aterramento foram feitas por engenheiros eletricistas, que são responsáveis pela segurança na instalação e em geral desconhecem a influencia do aterramento na qualidade do som, ou mesmo o que seria um loop de terra.

Abracos

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #24 : 04 de Agosto de 2015, as 23:14:25 »

Achei muito bacana este tópico! Estou montando um TSW nesta configuração, porém estou com dificuldades em fazer um aterramento satisfatório!
Vou tentar seguir essas recomendações.

Uma falha nas normas estaa em subestimar a influencia dos ruídos no aterramento de áudio.  As normas de aterramento foram feitas por engenheiros eletricistas, que são responsáveis pela segurança na instalação e em geral desconhecem a influencia do aterramento na qualidade do som, ou mesmo o que seria um loop de terra.

Pode ter certeza que os eng. eletricistas que trabalham comigo e meus alunos conhecem bem loop de terra e dor de cabeça que ele pode causar.
Porém os efeitos do aterramento na qualidade do som eu tive que ensinar, pois até um Dr. que trabalha comigo não sabia.... isto mostra que nunca vamos saber tudo... _
Abraço.
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #25 : 06 de Agosto de 2015, as 17:28:07 »

Boa tarde,
Estou tentando entender esse esquema, e pelo que entendi o cabo blindado que interliga o TSW ao power ficará somente com uma via conectada à placa, é isso?
Se for: A outra ponta eu isolo e o conector de entrada do Power ficará com um slot vazia sem conexão nenhuma?

Não compreendi essa parte da ligação.

Abraços!

Registrado

"Don't talk to strangers..."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 06 de Agosto de 2015, as 20:56:33 »

Boa tarde,
Estou tentando entender esse esquema, e pelo que entendi o cabo blindado que interliga o TSW ao power ficará somente com uma via conectada à placa, é isso?
Se for: A outra ponta eu isolo e o conector de entrada do Power ficará com um slot vazia sem conexão nenhuma?

Não compreendi essa parte da ligação.

Abraços!

Se fizer a ligação da malha do cabo blindado nas duas pontas (uma na placa do TSW e outra no TDA) você faz mais uma interligação entre terras das duas placas. Já existe uma interligação de terras das duas placas: uma saindo do TSW, indo para a fonte dele, dessa fonte sai um fio para o chassis e deste sai outro fio que vai para o borne de alimentação do TDA (meio = terra).

Se houver dois caminhos alternativos, cria-se o que chamam de loop de terra, que pode causar captação de ruídos, pois é como se fosse uma espira ou antena.

Então, deixa uma das pontas da malha sem conectar a uma das placas, e como você disse, ou isola, ou corta.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, as 20:58:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #27 : 07 de Agosto de 2015, as 09:35:33 »

Agora entendi, muito obrigado!
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Felipe Bertin
Visitante
« Responder #28 : 14 de Setembro de 2015, as 11:58:43 »

Olá.
Estou com problemas de ruído também, e quando aterro o power e a tsw também ,o som desaparece.Ou um ou outro tem que estar sem o terra ao chassis para funcionar.
O que faço?
Sei que deve ser muito iniciante minha dúvida, mas ainda assim se alguém puder me ajudar agradeço muito!

Obrigado.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, as 20:04:41 por Felipe Bertin » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal