Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 09:41:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: GND da fonte e aterramento  (Lida 12815 vezes)
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« : 18 de Maio de 2015, as 11:51:24 »

Bom dia pessoal,
Estou abrindo esse tópico para pedir ajuda.
Pesquisei vários tópicos aqui no fórum e muita coisa já foi esclarecida, mas preciso de umas ideias bem práticas.
Eu montei um cabeçote com o TSW e power TDA7294 (esse da foto do perfil), e ele ficou com timbre muito bacana.
Na minha casa, ele praticamente não apresenta ruídos, mas alguns lugares onde vou tocar, aparece um "Hummm".
Eu não fiz qualquer tipo de aterramento nele ou coisa parecida, pretendo organizar isso, é onde surgem minhas dúvidas.
Ele tem 2 transformadores, um para o power e outro para o TSW, com 2 circuitos retificadores separados. O que eu faço com os GND deles? Junto eles e conecto na carcaça metálica (chassis)?
O fio de aterramento (3º pino da tomada), pode ser ligado junto ao chassis, estando o GND também ligado ao chassis? ou ligo apenas o fio terra nesse chassis?
Nesse caso os GNDs ficam unidos em outro ponto?
Geralmente nos lugares onde toco, não tem tomada com aterramento, então ligar o fio terra ao chassis não teria efeito.
Desculpa por dúvidas tão básicas, mas eu me confundo com esse assunto, quem puder me ajudar eu agradeço!
Registrado

For those about to rock (we salute you)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #1 : 18 de Maio de 2015, as 12:16:53 »

Faça assim, junte todos os GNDs e pode ligar ao chassis também, ligue o chassis ao 3º pino da tomada, mas este so vai funcionar se o lugar onde você vai tocar tenha o 3º pino ligado a uma barra de aterramento.

qualquer duvida e só postar.

At Daniel_tubes
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #2 : 18 de Maio de 2015, as 12:19:44 »

Faça assim, junte todos os GNDs e pode ligar ao chassis também, ligue o chassis ao 3º pino da tomada, mas este so vai funcionar se o lugar onde você vai tocar tenha o 3º pino ligado a uma barra de aterramento.

qualquer duvida e só postar.

At Daniel_tubes

Daniel, e o terra do jack de entrada? estou usando um jack metálico comum. Você recomenda usar um jack isolado? ou deixo o metálico em contato com o chassis?
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 18 de Maio de 2015, as 13:10:26 »

Faça assim, junte todos os GNDs e pode ligar ao chassis também..

Daniel, e o terra do jack de entrada? estou usando um jack metálico comum. Você recomenda usar um jack isolado? ou deixo o metálico em contato com o chassis?
Isso podem ser muitas coisas.  Ligue um fio do jack de entrada para o fio terra da tomada e se a jack é metálico, já aterra a carcaça.  Mas é um equipamento só?  só uma carcaça?
Os fios GND devem ser ligados somente por um ponto, principalmente ao chassi
Agora tem que rezar pra que o terra da tomada não seja ligado ao neutro nem tenha outras cargas tipo um PC ligado nela.

Geralmente, um terra da tomada melhora o ruído, se estiver bem instalado.
Se está bem instalado?  Quase sempre não.  Ou nem existe.

Abraços, T+
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #4 : 18 de Maio de 2015, as 15:54:01 »


Citar
Isso podem ser muitas coisas.  Ligue um fio do jack de entrada para o fio terra da tomada e se a jack é metálico, já aterra a carcaça.  Mas é um equipamento só?  só uma carcaça?
Os fios GND devem ser ligados somente por um ponto, principalmente ao chassi
Agora tem que rezar pra que o terra da tomada não seja ligado ao neutro nem tenha outras cargas tipo um PC ligado nela.

Geralmente, um terra da tomada melhora o ruído, se estiver bem instalado.
Se está bem instalado?  Quase sempre não.  Ou nem existe.

Abraços, T+


Patines, é um equipamento só, ou seja uma só carcaça, os transformadores estão fixados ao chassis, pelo lado de fora, longe dos circuitos.
No caso de eu ligar o ground do jack de entrada no ponto central por um fio, se faz necessário ligar também um fio ao ground do jack de saída, ou seja, o negativo que vai para o falante?
O ideal seria ligar todos os GND em um ponto central do chassis juntamente com o fio terra da tomada?

Citar

Agora tem que rezar pra que o terra da tomada não seja ligado ao neutro nem tenha outras cargas tipo um PC ligado nela.

No caso de aterramento duvidoso, eu vou utilizar um cabo de força com 2 pinos apenas, para ignorar o terra da tomada.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 18 de Maio de 2015, as 16:10:25 »

Curiosamente tenho um tsw tambem com dois transformadores, um para o pré e outro para o power(tda2040).
Estes dias estava pensando nisto e não coloquei em prática.
De vez em quando ouço uns chiados tambem.
Agora convenhamos que o TSW é um baita tapa na orelha.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 18 de Maio de 2015, as 16:59:16 »

No caso de eu ligar o ground do jack de entrada no ponto central por um fio, se faz necessário ligar também um fio ao ground do jack de saída, ou seja, o negativo que vai para o falante?
O jack de entrada é o melhor lugar para ligar o fio de aterramento à carcaça no teu caso. Não ligue o jack de saída à carcaça. Use jack isolado e ligue o GND de saída à fonte.

O ideal seria ligar todos os GND em um ponto central do chassis juntamente com o fio terra da tomada?
Na verdade existe um ponto ideal de ligação do terra ao Chassi para cada equipamento, e isso eu mesmo fazia empiricamente com um fio e ia testando.  Não necessariamente é o "ponto central".  Se ligar o GND à carcaça pelo jack de entrada, pode ser necessário ligar o GND em estrela á algum ponto da carcaça por um capacitor cerãmico de 100nF.

É mais bruxaria que ciência exata...  até que algum japonês desenvolva algum método por elementos finitos modelando a carcaça......

Abraços.
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #7 : 19 de Maio de 2015, as 13:29:29 »

Curiosamente tenho um tsw tambem com dois transformadores, um para o pré e outro para o power(tda2040).
Estes dias estava pensando nisto e não coloquei em prática.
De vez em quando ouço uns chiados tambem.
Agora convenhamos que o TSW é um baita tapa na orelha.

O TSW já é um mito.
Eu estava usando um power SS com par 2SC5200/2SA1943, não tinha quase nada de ruídos, ai troquei pelo power com TDA7294 e os ruídos apareceram. Porém quanta diferença no som, melhorou da água pro vinho, principalmente nas frequências médias/altas, e apareceram uns harmônicos que eu não escutava antes. Estou curtindo demais meu equipamento handmade. Guitarrista Roqueiro

Agora vou fazer o que vocês recomendaram, vou fazendo testes e ver o que fica melhor em relação aos ruídos.

« Última modificação: 19 de Maio de 2015, as 13:33:39 por lferg » Registrado

For those about to rock (we salute you)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 19 de Maio de 2015, as 13:41:26 »

....Na verdade existe um ponto ideal de ligação do terra ao Chassi para cada equipamento, e isso eu mesmo fazia empiricamente com um fio e ia testando.  .....
Engraçado citar a eu mesmo.
Explicando.  Quando testava o ponto de ligação da carcaça do amplificador ao GND, o amplificador ficava em armários com vários equipamentos, naquela época com gravador de fita, CD, amplificador de toca-discos transistorizado, etc.  O terror do armário era um transmissor de rádio ligado e a antena era uma lampada, cercando o equipamento com o amplificador a todo volume.  Naquela época o aterramento não era padrão técnico e era feito com uma haste fincada ao solo o mais próximo possível do equipamento.  Já vi armário torrar com raio ao se perder o fio de terra que era ligado ao neutro na entrada padrão de energia.

Abraços.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #9 : 12 de Julho de 2015, as 19:14:44 »

Na verdade existe um ponto ideal de ligação do terra ao Chassi para cada equipamento, e isso eu mesmo fazia empiricamente com um fio e ia testando.  Não necessariamente é o "ponto central".  Se ligar o GND à carcaça pelo jack de entrada, pode ser necessário ligar o GND em estrela á algum ponto da carcaça por um capacitor cerãmico de 100nF.

Estive olhando uns esquemáticos da Fender e reparei na existência de um capacitor de 47nF/600V interligando os dois cabos que vêm da rede elétrica ao aterramento da carcaça, mediante um switch, que alterna entre um ou outro cabo. A ideia é que a fase (e não o neutro) passe pelo capacitor, provavelmente para não ter que virar a tomada na parede.
Perguntas: Isto é feito para diminuir ruídos ou para garantir a integridade física do guitarrista, em caso de choque elétrico? Recomenda-se usar isto? (não vejo coisa semelhante em esquemáticos de amplis handmades...).
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132



« Responder #10 : 12 de Julho de 2015, as 21:10:41 »

Estive olhando uns esquemáticos da Fender e reparei na existência de um capacitor de 47nF/600V interligando os dois cabos que vêm da rede elétrica ao aterramento da carcaça, mediante um switch, que alterna entre um ou outro cabo. A ideia é que a fase (e não o neutro) passe pelo capacitor, provavelmente para não ter que virar a tomada na parede.
Perguntas: Isto é feito para diminuir ruídos ou para garantir a integridade física do guitarrista, em caso de choque elétrico? Recomenda-se usar isto? (não vejo coisa semelhante em esquemáticos de amplis handmades...).

a ideia é reduzir os ruídos, como você mesmo disse, "economizando" o trabalho de virar a tomada na parede.
Não é recomendável utilizar, pelo contrário, a recomenda-se que o sistema seja desativado em amplificadores que possuam esse artificio originalmente. Pela montagem o instrumentista fica separado da rede apenas por um capacitor, se algo errado acontecer com esse capacitor e ele passar a conduzir, jogará a tensão da rede direto no chassi e no que estiver ligado a ele.
« Última modificação: 12 de Julho de 2015, as 21:27:25 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 13 de Julho de 2015, as 10:31:33 »

Na verdade existe um ponto ideal de ligação do terra ao Chassi para cada equipamento, e isso eu mesmo fazia empiricamente com um fio e ia testando.  Não necessariamente é o "ponto central".  Se ligar o GND à carcaça pelo jack de entrada, pode ser necessário ligar o GND em estrela á algum ponto da carcaça por um capacitor cerãmico de 100nF.

Estive olhando uns esquemáticos da Fender e reparei na existência de um capacitor de 47nF/600V interligando os dois cabos que vêm da rede elétrica ao aterramento da carcaça, mediante um switch, que alterna entre um ou outro cabo. A ideia é que a fase (e não o neutro) passe pelo capacitor, provavelmente para não ter que virar a tomada na parede.
Perguntas: Isto é feito para diminuir ruídos ou para garantir a integridade física do guitarrista, em caso de choque elétrico? Recomenda-se usar isto? (não vejo coisa semelhante em esquemáticos de amplis handmades...).

Na verdade não deveria haver problema....   se existisse aterramento na tomada em todos os lugares, como mandam as normas técnicas.

O problema existe na rede elétrica de muito lares brasileiros.  Imaginem agora, um capacitor ligando 127V na carcaça, e a carcaça ligada a lugar nenhum.  Basta o sujeito encostar a mão na parede e tentar retirar o plugue para levar um baita choque.

E pasmem, este problema pode ocorrer em toda fonte de computador....   ou seria na tomada o problema?  Ou talvez na carcaça que não esta aterrada?

Alguém já levou um choque no computador ??

Abracos
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, as 10:34:26 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 01 de Agosto de 2015, as 03:46:10 »

Oi, Pessoal. Montei meu amplificador TSW com power TDA7294. Ficou ótimo. Palmas
Como o assunto aterramento me preocupa, estou mostrando a seguir um desenho esquemático tosco sobre as ligações (fiação) que eu fiz e os aterramentos ao chassis, pedindo a ajuda paciente dos amigos no sentido de conferir se eu fiz alguma besteira ou se deixei de fazer alguma ligação.



O canal clean está silencioso, e o canal hot apresenta um hum quando é um pouco mais exigido (volume). Não sei se isso é característico dele (já vi muitos marshall fazerem isso) ou se é problema de aterramento, pois quando eu toco alguma parte metálica o ruído diminui um pouco.

Também pensei se pode ser por causa do uso do cooler ligado na entrada da fonte... Seria melhor usar um cooler 110V, ligado na entrada da rede elétrica?

Agradeço a ajuda.
 Legal!
Em tempo: os transformadores são genéricos (grana curta  Cheesy), comprados na Tigger.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 01 de Agosto de 2015, as 08:41:14 »

Sérgio, tem um monte de loops de terra. Por exemplo, da placa do TSW sai um fio preto de terra para o amplificador de potência, e dele vai um fio para o chassis. Do amplificador de potência também sai um fio roxo de terra para o chassis, e dele também um fio preto de terra para a fonte, que por sua vez tem um fio roxo que vai ao chassis. Viu quantos caminhos para o terra ?
Pode tirar o fio roxo do jack in do TSW para o chassis, e o fio preto entre o amplificador de potência e o TSW virar a malha de um cabo blindado, com conexão em apenas uma das placas (ou no TSW ou no TDA), a alma (meio) é o fio vermelho do sinal.

O ventilador funciona com 12Vac ?  Ele desbalanceia um pouco um dos enrolamentos do transformador em relação ao outro (mais consumo).

FALTOU FUSÍVEL !!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, as 18:00:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #14 : 01 de Agosto de 2015, as 15:47:25 »


O ventilador funciona com 12Vac ?  Ele desbalanceia um pouco um dos enrolamentos do transformador em relação ao outro (mais consumo).

FALTOU FUSÍVEL !!

Valeu, Xformer! Vou aplicar logo suas orientações. Quanto ao fusível, eu esqueci de por no desenho, mas eu coloquei na montagem, juro!!!  Cheesy Cheesy
Sobre o caso do ventilador, você acha que seria mais efetivo usar um de 110V AC, pegando na entrada da tomada? Eu tenho um ventilador assim aqui.
Obrigado!  Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal