Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 02:16:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LED 3W em 127VAC  (Lida 21081 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #30 : 06 de Maio de 2015, as 14:00:58 »

Com essa medida que tu fez no resistor podemos estimar tudo:
I= 2,15V/10R = 215mA

No capacitor, teríamos uma impedância de  Xc=1/(2*π*f*C)=1/(2*3,1416*60*7,3uF)=363Ω.
Então a tensão aproximada seria: você=Xc*I = 363Ω*215mA =78V

Então na parte que consome potência teríamos: V= SQR(127V²-78V²)=100V

Êpa!!!  Mas a tensão nos LEDs ser maior que no capacitor?  Está algo errado!  Deveria ter em torno de 14V antes do retificador acho que dois eletrolíticos com resistores em paralelo não funcionam!  ou o buraco é mais embaixo!
Meça todas as tensões :  nos dois capacitores em série e a tensão antes da ponte retificadora(nos terminais AC da ponte).

-----XX-----XX----X----
Eu faria a conta da seguinte maneira:
VCap=SQR(Vrede²-Vled²)= SQR(127V²-14V²)=126V
Xc=VCap/I=126V/215mA=587Ω

C=1/(2*π*f*Xc)=1/(2*3,1416*60*587Ω)=4,5uF

Seria esse o capacitor??

A potência seria: 14V*215mA= 3W  A do resistor seria 2,15V*215mA=0,46W, num total de 3,46W

Abraços.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, as 14:25:00 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #31 : 06 de Maio de 2015, as 14:33:40 »

Patines.

Há um detalhe, ele conseguiu 215mA com um capacitor de 4,7uF, e não um de 7,3uf.

De todo modo há mais alguma variável que não está sendo levada em conta nesse cálculo.

Abs
----------------------------------------



Bom, agora já está melhor.  
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, as 14:40:29 por Matec » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #32 : 06 de Maio de 2015, as 14:45:20 »

Patines.

Há um detalhe, ele conseguiu 215mA com um capacitor de 4,7uF, e não um de 7,3uf.

De todo modo há mais alguma variável que não está sendo levada em conta nesse cálculo...

Bem, eu diria que o circuito este com 4.3uF é muito capacitivo, a maior parte da tensão cai no capacitor, por isso essa maneira de calcular(a última).
É um pouco fluído para quem já ficou muito tempo calculando estas cosias que um circuito indutivo ou capacitivo: ou seja reativo, a potẽncia  dissipada é pouca, mesmo consumindo esta corrente.  Vem daí a minha preocupação com o fator de potência.

Abraços, T+
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #33 : 06 de Maio de 2015, as 15:00:06 »

Patines

A sua postagem vai ajudar na hora de se calcular circuitos com outras correntes e outras tensões. Fica mais simples utilizando as duas variantes da fórmula.
Vou começar à fazer umas 10 lâmpadas de LED para esse mês.

Obrigado.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #34 : 07 de Maio de 2015, as 18:20:13 »

As medições das tensões ficaram assim:
Rede AC: 126VAC
Resistor 10R: 2,17VAC
Associação em série de dois capacitores de 10uF resultando 4,7uF: 60VAC em cada capacitor
Entrada da ponte retificadora: 20,6VAC
Saída da ponte retificadora: 18,2VDC

Abraços!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #35 : 08 de Maio de 2015, as 22:08:03 »

Rikrdo, muito bom o tópico e o seu projeto.
Eu só temo um pouco pela duração dos capacitores eletrolíticos que não foram feitos para manusear bem, correntes AC na faixa de 200 mA.

E a propósito, lâmpadas de Led podem até iluminar melhor que fluorescentes compactas, mas, não iluminam tanto quanto lâmpadas incandescentes.

E digo isso porque, há uns 5 anos atrás eu comprei uma lâmpada fluorescente compacta de 40W que afirmava ser equivalente a uma lâmpada incandescente de 150W.
Só que, eu tinha a percepção que uma simples lâmpada incandescente de 100W iluminava bem mais que a tal fluorescente compacta de 40W.

Por conta disso, e pra tirar a dúvida, comprei um luxímetro e fiz um teste comparativo e a lâmpada incandescente de 100W mostrou ter bem mais "lux"que a fluorescente compacta de 40W.
Só não lembro os valores, porque foi há anos atrás.

Então, baseado no teste comparativo que fiz, concluí que é propaganda enganosa e uma lâmpada fluorescente compacta de 40W ilumina, no máximo, igual a uma lâmpada incandescente  de 60W.

E é por isso que eu continuo a usar lâmpadas incandescentes... e dane-se a conta de luz, além do que eu gosto muito mais da luz quente dessas lâmpadas que a luz fria das lâmpadas de Led ou das fluorescentes compactas.





« Última modificação: 08 de Maio de 2015, as 22:11:47 por Ramsay » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #36 : 08 de Maio de 2015, as 22:53:40 »

....só temo um pouco pela duração dos capacitores eletrolíticos que não foram feitos para manusear bem, correntes AC na faixa de 200 mA.
Também penso nisso

E a propósito, lâmpadas de Led podem até iluminar melhor que fluorescentes compactas, mas, não iluminam tanto quanto lâmpadas incandescentes.
Pois camarada, eu não preciso nem medir.   Afirmo que a lampada LED de 20W que tenho na minha casa ilumina mais que uma incandescente de 100W.  Eu estou gastando 40W na cozinha e tenho uma iluminação de 200W incandescente, mas numa cor muito melhor para a cozinha.

E é por isso que eu continuo a usar lâmpadas incandescentes... e dane-se a conta de luz, além do que eu gosto muito mais da luz quente dessas lâmpadas que a luz fria das lâmpadas de Led ou das fluorescentes compactas.
  A partir do ano que vem, danem-se as lampadas incandescentes comuns, pois vão deixar de ser fabricadas.  Eu também gosto de lampadas incandescentes na bancada, junto com a LED, para melhor ver as cores, mas acho que uma lampada de 40W tida como "especial" ainda vai ser fabricada pra quebrar esse galho.

Abraços, T+
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #37 : 08 de Maio de 2015, as 23:02:55 »

Citar
Pois camarada, eu não preciso nem medir.   Afirmo que a lampada LED de 20W que tenho na minha casa ilumina mais que uma incandescente de 100W.  Eu estou gastando 40W na cozinha e tenho uma iluminação de 200W incandescente, mas numa cor muito melhor para a cozinha.

Realmente 20W de LED deve ser bem brilhante.
Mas, sem medir com um luxímetro fica difícil de acreditar que ilumine mais que uma incandescente de 100W.

Pode ser até que ilumine mais, mas, numa área menor, mais limitada.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #38 : 09 de Maio de 2015, as 20:56:25 »

Ramsay
Realmente, eu também acho que os eletrolíticos não vão durar pois estão esquentando muito. Vou acabar trocando eles por um de poliéster somente.
Quanto ao poder luminoso, eu fiz os testes da seguinte maneira. No mesmo cômodo, dividido em duas partes iguais tem duas lâmpadas posicionadas respeitando essa divisão. Coloquei uma de 20W econômica e a que montei com 6 LEDs totalizando algo próximo de 4W. A luminosidade se equipara entre elas.
A diferença é que o ângulo de abertura dos LEDs abrange menos área então a meu ver seria interessante usar ou esses mesmos 6 LEDs mais espaçados entre si ou usar mais LEDs espalhados pela área da lâmpada.
Segue uma imagem da dita cuja:
http://dc529.4shared.com/img/7zygwybYba/s3/14d3b1a3d88/lampada_6_LEDs
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #39 : 10 de Maio de 2015, as 23:29:26 »

Tenho algo parecido com isso e funciona há dois anos, com 5 leds alto brilho de 10mm.
Vou procurar o circuito e tirar fotos para postar. ok?
Como estou sem tempo agora, farei isso na semana!

Abraços.
« Última modificação: 11 de Maio de 2015, as 09:16:48 por xformer » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #40 : 11 de Maio de 2015, as 09:26:12 »

....Mas, sem medir com um luxímetro fica difícil de acreditar que ilumine mais que uma incandescente de 100W.

Pode ser até que ilumine mais, mas, numa área menor, mais limitada.
Rapaz..  nem uma lampada de uma marca bate com a iluminação de outra marca, inclusive de um mês para o outro.   A mínima variação de tensão de rede já causa mudanças na luminosidade.  Uma lampada incandescente perde a luminosidade com o tempo.  As fluorescentes mais ainda!  Não gaste seu tempo fazendo este tipo de comparação.  Bem, se quiser gastar, o tempo é teu e tu tem esse direito.

A disposição dos LEDs é que determina a área iluminada.  Quanto mais LEDs, melhor pode ser o angulo.  Ao meu ver, o bulbo leitoso é que limita e faz a lâmpada de LED perder eficiência. O circuito sim é que pode ser bem melhorado e tornar a lampada mais durável e resistente a baixa qualidade da nossa energia.  Veja só, a foto da lâmpada:


Outra coisa que me preocupa bastante em iluminação é a qualidade cada vez pior das tomadas, interruptores e soquetes para lâmpadas.  Aqui na minha casa  por enquanto chego à conclusão que não encontrei  uma boa marca de interruptores..  Sigo tentando, pois a metade já troquei por apresentar defeitos em menos de 3 anos.  Acho que seria motivo para outro tópico para procurar ajuda.  Onde poderíamos abrir um tópico sobre isso?


Tenho uma lampada parecida, que era bulbo leitoso e quebrei o vidro.  Comprei várias numa ferragem (Tumelero) para colocar na minha bancada.  o controle era eletrônico e não tinha este capacitor enorme.  Dava pra acomodar a placa com os LEDs em uns 2cm.  Me custaram aproximadamente 5 reais cada uma.  Ainda uso uma no quarto para trocar a fralda do bebê à noite.

Abraços.
« Última modificação: 11 de Maio de 2015, as 09:41:33 por Patines » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #41 : 13 de Maio de 2015, as 17:34:08 »

Pessoal, após alguns testes ficou claro que NÃO É RECOMENDÁVEL de modo algum montar a lâmpada com capacitores eletrolíticos em série para substituir um capacitor não polarizado, pois os mesmos esquentam muito a ponto de estufarem e se danificarem.

Fiz a montagem com o capacitor de 4,7uF 250V desse modelo:
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/F/W/TH/Y2ZXNV/bigPhoto_0.jpg
e mudei o resistor de 10R para 1R 2W. A lâmpada está funcionando 100% e sem aquecimento excessivo em nenhum componente. Ambos, o capacitor e resistor que vão direto na rede AC somente ficam levemente mornos.

Segue o circuito como está atualmente:
http://dc596.4shared.com/img/1ESt5TGkce/s3/14d57c9ea00/Lampada_Led_3W

Abraços!
« Última modificação: 15 de Maio de 2015, as 10:37:20 por Rikrdo » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #42 : 13 de Maio de 2015, as 18:17:07 »

e mudei o resistor de 10R para 1R 2W.
Rikrdo, porque diminuiu o resistor.  Tu sabe para que serve este resistor?

Eu penso ainda que se tu colocasse um resistor em série com os LEDs o funcionamento se tornaria mais estável, pois os LEDs ficariam mais tempo acesos.  Os Zeners, te digo que podem também queimar se aumentarem os harmônicos da rede, simplesmente porque tem resistor de limitação de valor baixo e estão em série com um capacitor mais rápido que o eletrolítico que está em paralelo com eles.  Desta maneira, penso mesmo que os zeners estão demais aí, não tem porque ficar, já que os LEDs aguentam potencia 9X maior que eles.

Abraços.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #43 : 13 de Maio de 2015, as 19:20:39 »

Patines
Sinceramente não sei. Se você puder me esclarecer a função dele eu ficaria grato. Imagino que seja algo relacionado à limitação de corrente caso o capacitor em série com a rede e a ponte retificadora entre em curto ou talvez algo relacionado à limitação de corrente ao ligar o circuito.
Meu raciocínio foi o seguinte: considerando que a corrente no circuito se mantém estável, eu busquei um valor de resistor que dissipasse a menor potência para se haver menos perdas por calor no circuito e ainda diminuir o tamanho dele para caber dentro do invólucro da lâmpada.
Que valor de resistor em série com os LEDs você sugere?

Abraços!
« Última modificação: 13 de Maio de 2015, as 19:23:32 por Rikrdo » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #44 : 13 de Maio de 2015, as 21:58:01 »

...Tu sabe para que serve este resistor?

A pergunta não foi pra mim, mas essa acho que sei (ACHO): Limitar a corrente Inrush.

Só não sei explicar essa corrente. E também não sei se é isso. Mas ACHO que é...

Abraços.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal