Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 23:39:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré JCM800 com 6V6GT no power  (Lida 10377 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 02 de Maio de 2015, as 12:03:42 »

Olá pessoal, possuo alguns itens aqui em casa, dentre eles um transformador de força que pensei na possibilidade de utilizá-lo com o pré do jcm 800 e uma 6v6gt como power, assim, eu teria um bom amplificador com uns 5w de potência, anteriormente, este transformador era utilizado em um fender 5f1, mas me dói o coração ver um transformador desses sendo utilizado em um amplificador tão simples.

Vamos aos dados básicos do transformador:

Transformador de força

Secundário 1: 340 + 340V - 80ma
Secundário 2: 5+5v (não lembro a amperagem)
Secundário 3: 6,3v + 6,3v: (pelo que me lembro é 2A ou mais).

Retificação por válvula 5Y3GT

Olhando as tensões do pré do jcm 800, (olhem na imagem abaixo), percebi que alterando os capacitores e resistores da fonte, é possível obter quase que as mesmas tensões necessárias, tanto para a 6v6gt quanto para as duas 12ax7 do pré.

Fiz duas simulações com a calculadora PSU Designer, (por favor, não fiquem bravos se errei em algo), em uma simulação, usei capacitores de 22UFx450v e na outra simulação, capacitores de 33UFX450V.

Simulação com capacitores de 22UF:

Simulação com capacitores de 33UF:

Gostaria de saber se é viável tentar isso, ou muito perigoso, mas uma coisa que notei, quando fiz o pré do jcm 800 utilizando o método de unir dois transformadores, a tensão inicial era de 220v, e o som ficou muito bom, ou seja, posso adequar este novo transformador, para me fornecer a mesma tensão ao qual obtive sucesso anteriormente. Mas gostaria de saber se vale a pena utilizar ele da forma que simulei na calculadora.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 02 de Maio de 2015, as 14:13:04 »

Na verdade todos nós adoramos dar uma bronca em você .  Evil

Voltando ao seu novo projeto. Não está fácil colocar uma 6V6GT em 410v com 35ma de bias e querer que ela trabalhe bem. Com esses valores ela já estará excedendo a potência máxima para qual ela foi feita.  Ela poderia trabalhar bem com 330v e dar a mesma potência , com um transformador de 8500 ohms de impedância primária, e sem torrar.

Se o problema é o transformador, aí você vai ter que achar outra solução.
Talvez uma outra válvula de power, (6L6GT ??). Mas tem que saber direito se o transformador suporta.
Ou tentar abaixar bastante essa tensão da fonte (grandes resistores).

Talvez essa última seja melhor, pois a 5Y3 não gosta de capacitores grandes logo à seguir (Máx 20uF) . Um resistor depois desse capacitor permite que haja um outro capacitor de uns 47uF logo á seguir , isso já dá uma boa filtragem.

Smiley

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:24:15 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 02 de Maio de 2015, as 15:16:13 »

Na verdade todos nós adoramos dar uma bronca em você .  Evil

Voltando ao seu novo projeto. Não está fácil colocar uma 6V6GT em 410v com 35ma de bias e querer que ela trabalhe bem. Com esses valores ela já estará excedendo a potência máxima para qual ela foi feita.  Ela poderia trabalhar bem com 330v e dar a mesma potência , com um transformador de 8500 ohms de impedância primária, e sem torrar.

Se o problema é o transformador, aí você vai ter que achar outra solução.
Talvez uma outra válvula de power, (6L6GT ??). Mas tem que saber direito se o transformador suporta.
Ou tentar abaixar bastante essa tensão da fonte (grandes resistores).

Talvez essa última seja melhor, pois a 5Y3 não gosta de capacitores grandes logo à seguir (Máx 20uF) . Um resistor depois desse capacitor permite que haja um outro capacitor de uns 47uF logo á seguir , isso já dá uma boa filtragem.

Smiley

Que pena, realmente me dói o coração ver este transformador em um fender 5f1!
De qualquer forma obrigado matec!
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:25:05 por Matec » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 02 de Maio de 2015, as 15:32:06 »

Que pena, realmente me dói o coração ver este transformador em um fender 5f1!
De qualquer forma obrigado Matec!

Agora fui eu não entendi. Huh?

Se você fizer o ajuste de tensão, tanto faz colocar esse power no 5F1 ou no seu JCM, vai dar na mesma. Ambos funcionariam.

O problema mesmo é o transformador de força, que fornece uma tensão mais alta do que ambos os amplis necessitam.

Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:21:50 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 02 de Maio de 2015, as 15:52:06 »

Agora fui eu não entendi. Huh?

Se você fizer o ajuste de tensão, tanto faz você colocar esse power no 5F1 ou no seu JCM, vai dar na mesma. Ambos funcionariam.

O problema mesmo é o transformador de força, que fornece uma tensão mais alta do que ambos os amplis necessitam.

Smiley

(risos), então Matec, este transformador estava em um fender 5f1, com capacitores da fonte com a seguinte sequência, 20uf, 10uf, 10uf.

A 5y3gt ajuda a abaixar a tensão do transformador, que já é alta demais. Olhando o datasheet de uma 6L6, ela consumiria cerca de 66ma em um amplificador casse a, sobrando uns 14ma para o pré, ficaria muito em cima, eu acho.

Posso fazer uma simulação com capacitores de valor menor no início da fonte e ir subindo, o que acha? uma vez o eduardo me explicou que isso ajuda a "enganar" a retificadora.

Matar a tensão por resistores grandes não acabaria em desperdiçar ainda mais energia ou algo assim?

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:22:55 por Matec » Registrado

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 02 de Maio de 2015, as 16:07:20 »

O estranho disso tudo, é que o transformador original do 5F1 deveria dar 320v-ct-320v e não 340v-ct-340v.

No mais está tudo correto, as 5Y3 não podem ter um capacitor de alto valor logo em sequência. Porque na hora que se liga o ampli, a corrente que se precisa para  carregar esse capacitor é muito grande, maior do que a máxima da 5Y3. Esse sistema de ir "por etapas" é o que resolve.

Sim é exatamente isso. O resistor dissipa a energia excedente que iria detonar a 6V6. Simples e prático. E nem é tanto assim, se o resistor dissipar uns 3 ou 4 watts, já salva a 6V6.

Abs
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 02 de Maio de 2015, as 16:18:13 »

O estranho disso tudo, é que o transformador original do 5F1 deveria dar 320v-ct-320v e não 340v-ct-340v.

No mais está tudo correto, as 5Y3 não podem ter um capacitor de alto valor logo em sequência. Porque na hora que se liga o ampli, a corrente que se precisa para  carregar esse capacitor é muito grande, maior do que a máxima da 5Y3. Esse sistema de ir "por etapas" é o que resolve.

Sim é exatamente isso. O resistor dissipa a energia excedente que iria detonar a 6V6. Simples e prático. E nem é tanto assim, se o resistor dissipar uns 3 ou 4 watts, já salva a 6V6.

Abs

Mesmo assim não seria muito arriscado? acabei de fazer mais uma análise sobre a forma que eu estava utilizando este transformador no 5f1 e você estava certo mais uma vez, ou seja, meu transformador é de 340v, onde o ideal deveria ser abaixo disso, ou seja cerca de 320v até 330v, para que depois da 5y3, conseguisse abaixar esta tensão para 300 até 310v, o que nas simulações, já teria as tensões mais corretas para o que eu queria, o tempo todo estava usando o amplificador com tensões muito acima do correto, dei sorte em não dar nenhum problema.

Se eu for fazer por etapas, como eu deveria fazer?

Pensei em colocar após a 5y3gt uma sequência de capacitores e resistores a mais do que apenas os três capacitores e resistores, será que mais um estágio de capacitor e resistor ajudaria? deixando o primeiro capacitor com valor de 10uf, e o restante subindo de valor.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 02 de Maio de 2015, as 16:37:02 »

No esquema antigo do 5F1 a tensão indicada no tap do transformador de saída, está em 360V. Então eu fiz testes para esse valor.

e o esquema do simulador PSUD2 está aqui:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

É só um exemplo, colocar um resistor em série com a retificadora já diminui bastante a corrente de pico.

Daí é testar para ver se os valores desses componentes vão fazer o serviço.

Abs
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 02 de Maio de 2015, as 16:51:36 »

No esquema antigo do 5F1 a tensão indicada no tap do transformador de saída, está em 360V. Então eu fiz testes para esse valor.

É só um exemplo, colocar um resistor em série com a retificadora já diminui bastante a corrente de pico.

Daí é testar para ver se os valores desses componentes vão fazer o serviço.

Abs

Resistor de 330R, logo na saída da 5y3gt, dissiparia bastante, já que sem ele, a tensão subiria até uns 410v mais ou menos, este resistor pode ser de 5w, 7w? ou é muito pouco?
Outra coisa, na sua simulação deixou l2, l3, l4 com 2ma apenas, não é muito pouco?

-----
Matec, dá uma conferida, passei para o psu o seu circuito e deu diferenças, em c1, o meu ficou com 357,02v, talvez porque usou a retificadora 5y3ga, e não gt, confere?

-----
Agora bateu com a sua medição, o FOR, estava alterado, deixei igual ao seu e bateu, não sei o que é for...
Mas a retificadora está diferente, se utilizar uma 5y3gt ao invés da GA, a voltagem aumenta ainda mais, para 372,92v em c1, mas nada preocupante demais, eu estava utilizando a 6v6 com uns 410v. Toma na Cabeça
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, as 17:09:11 por Mallermb » Registrado

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #9 : 02 de Maio de 2015, as 17:16:15 »

O resistor dissiparia bastante só por um instante, depois a dissipação é bem menor. Provavelmente 5w já seria o suficiente.

I2, I3 e I4 devem consumir mais ou menos esse valor. Você pode conferir, se quiser, o valor exato.

Lembre-se que esses não são valores finais, apenas protótipos.

Pergunta: Que esquema de pré JCM800 é esse que tem essas tensões. Me parecem um bocado altas para um power que deveria ter 370v/390v? Seria um do Mark Huss?

Colaborador

Obrigado

« Responder #10 : 02 de Maio de 2015, as 17:25:45 »

O resistor dissiparia bastante só por um instante, depois a dissipação é bem menor. Provavelmente 5w já seria o suficiente.

I2, I3 e I4 devem consumir mais ou menos esse valor. Você pode conferir, se quiser, o valor exato.

Lembre-se que esses não são valores finais, apenas protótipos.

Pergunta: Que esquema de pré JCM800 é esse que tem essas tensões. Me parecem um bocado altas para um power que deveria ter 370v/390v? Seria um do Mark Huss?

O pré seria exatamente este abaixo:

E quanto ao protótipo da Fonte, alterei a retificadora para 5y3GT ao invés de GA e aumentei o valor de r1 para 470r, agora parece bem aceitável as voltagens.

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 02 de Maio de 2015, as 17:43:36 »

É, parece que agora funciona.

Então; esse é o esquema do Mark Huss, em que as tensões estão cerca de 80V mais altas que no esquema oficial da Marshall, um "errinho" de nada.

As tensões sobre C4, deveriam ser 265v; e sobre C5, 255v, aproximadamente. Você pode alterar os valores de R4 e R5 para aproximar a esses valores

Eu mudei C4 e C5 para 22uf , mas se aumentar ambos para 47uF, melhora.

Abs
Colaborador

Obrigado

« Responder #12 : 02 de Maio de 2015, as 18:16:54 »

É, parece que agora funciona.

Então; esse é o esquema do Mark Huss, em que as tensões estão cerca de 80V mais altas que no esquema oficial da Marshall, um "errinho" de nada.

As tensões sobre C4, deveriam ser 265v; e sobre C5, 255v, aproximadamente. Você pode alterar os valores de R4 e R5 para aproximar a esses valores

Eu mudei C4 e C5 para 22uf , mas se aumentar ambos para 47uF, melhora.

Abs

Nossa, 80v a mais é muita coisa, errinho é até educado...
Bom, fiz as alterações novamente, mudando resistores e valores de c4 e c5 para 47uf,  porém como pode ver na imagem abaixo, para c4, consegui um valor de 5v a mais ou seja, 270v, já para c5, quase bateu em cima, 254,33v, isso porque utilizei de valores comerciais, e quanto ao c1, que é de onde partirá a tensão para alimentar a 6v6gt, se manteve em 361v, ou seja, teoricamente, deverá funcionar bem, levando em conta que a 6v6gt, consome cerca de 35ma, e chutando alto, as 12ax7, consumirão uns 5ma, como sou chato "arredonda para 10ma", sobraria ainda uns 35ma para consumir, já que o transformador fornece 80ma. Se achar que o circuito proposto é válido, segunda feira faço o pedido dos resistores e capacitores, terei de comprar algumas peças e já incluirei no pacote.

Me preocupo bastante com r2 e r3, acho que seria mais seguro comprar todos de 5w ou 7w.

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 02 de Maio de 2015, as 19:21:13 »

Os valores das tensões estão ótimos

Quanto ao valor da corrente por 12ax7, você está bem enganado.
Cada Triodo neste esquema, consome entre 1mA a 1,5mA, dependendo do circuito e da tensão da fonte . 2 a 3 mA por válvula, não mais.

O resistor R1 que deve ser o que dissipa mais energia; vai dissipar em torno de 1W em média, R2 um pouco menos. E os outros, só não vamos colocar os de 1/4 de watt por causa da carga dos capacitores. Eu sugiro 5W pelo que ele precisa, mas se você quiser por resistores de 10w, pra mim está ótimo.

OOps!  Batendo Cabeça Estou percebendo um erro que nós dois acabamos cometendo, o valor de 360v deveria estar sobre C2 e não sobre C1 vou refazer as contas. Toma na Cabeça

Aproveitando a deixa, você poderia medir a resistência do enrolamento HT do transformador de potência. A resistência ôhmica entre os terminais de 340v.

Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:20:36 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #14 : 02 de Maio de 2015, as 19:25:27 »

Os valores das tensões estão ótimos

Quanto ao valor da corrente por 12ax7, você está bem enganado.
Cada Triodo neste esquema, consome entre 1mA a 1,5mA, dependendo do circuito e da tensão da fonte . 2 a 3 mA por válvula, não mais.

O resistor R1 que deve ser o que dissipa mais energia; vai dissipar em torno de 1W em média, R2 um pouco menos. E os outros, só não vamos colocar os de 1/4 de watt por causa da carga dos capacitores. Eu sugiro 5W pelo que ele precisa, mas se você quiser por resistores de 10w, pra mim está ótimo.

OOps!  Batendo Cabeça Estou percebendo um erro que nós dois acabamos cometendo, o valor de 360v deveria estar sobre C2 e não sobre C1 vou refazer as contas. Toma na Cabeça

Aproveitando a deixa, você poderia medir a resistência do enrolamento HT do transformador de potência. A resistência ôhmica entre os terminais de 340v.

Abs

Batendo Cabeça Erros acontecem mesmo, normal, vou medir a resistência do enrolamento de HT e já posto aqui, só um momento.

-----
Matec, está assim, 340v |0| 340v --->    301R  |0|  320R   <---   total: 621R
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, as 19:48:34 por Mallermb » Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: