Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 20:04:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Queria fazer um layout por encomenda  (Lida 13171 vezes)
t2guitarra
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11

« : 02 de Maio de 2015, as 07:46:28 »

bom dia galera gostaria de saber se alguém faz um layout do sansamp gt2 próprio para mim queria ele  onboard com aquelas chaves que postaram no fórum
a que é mais fácil de achar aqui no brasil obrigado pela atenção
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #1 : 02 de Maio de 2015, as 08:39:16 »

Amigo, quem é realmente fera em layouts é o mestre Plautz, os layouts dele são incríveis. Certa vez ele anunciou que estava fazendo layouts, não custa mandar uma MP para ele.
Mas pode ser que outros se apresentem para a empreitada.
Boa sorte e se chegar a montar poste fotos
Em busca do drive perfeito!!!
guidirestraits
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 25

« Responder #2 : 02 de Maio de 2015, as 09:09:26 »

Recentemente quem me faz um layout do Klon centaur semi-onboard foi o Big e também tem o André Amorin!
Visitante
« Responder #3 : 02 de Maio de 2015, as 15:07:54 »

Eu faço layouts por encomenda sim.

Podem ver neste tópico o anúncio que fiz sobre o serviço.

Nesse caso, infelizmente, não posso ajudar, pois o GT-2 é um dos que não faço, e os motivos estão no tópico.

Para exemplificar melhor o porque de não fazer, olhem isso:

Bonito não?

Mas apita mais que.... não sei. O que apita tanto assim?

São uns cinco anos tentando fazer um layout correto e não consigo (claro que não trabalhando direto nele).

Só voltei a tentar mexer nele pois estou em dívida com o Kem, que quer um GT-2. Mas já avisei a ele que se a última tentativa não funcionar, vou montar com o layout do tonepad mesmo.

Se puder ajudar em alguma outra coisa, é só chamar.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #4 : 03 de Maio de 2015, as 11:43:58 »

Plautz:

Eu tive alguns problemas de apito (mas não em circuitos de pedais) e basicamente o problema que constatei é que a referência de tensão de Vcc/2 precisa ser estável!

No esquemático do GT2 do tonepad, eu vejo que a linha de Vcc/2, além de não possuir um "buffer" (só dois resistores como divisores de tensão nunca fornecem uma referência boa) é carregada por muitos circuitos e nem se quer um capacitor de 100nF é usado para desacoplar as linhas entre si. Isso, considerando alto ganho, é oscilação por realimentação na certa.

Por exemplo, observem este layout do tonepad:

Será que estes 3 pontos assinalados vão ter a mesma referência de Vcc/2 ?

Para resolver, um plano de terra bem feito (poucas descontinuidades) e mais importante, capacitores de desacoplamento da alimentação para o terra em todos os estágios! Pelo menos 2 de 100nF cerâmicos para cada amp-op (alimentação e Vcc/2).

Acredito que isso possa resolver, não é bem uma modificação, mas um upgrade do próprio esquemático da SamsAmp.

Um abração!

Eduardo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416

« Responder #5 : 03 de Maio de 2015, as 13:22:04 »

Não se trata de apito, mas me lembro que uma vez li no DIYStompboxes um tópico sobre os cliques gerados pelo lfo no Zombie Chorus, e algum membro disse que resolveu o problema criando mais referências de Vcc/2. Ao invés de usar só um divisor com dois resistores e um capacitor e ligar todos os pontos de Vcc/2, esse membro ligou apenas "metade" dos pontos de Vcc/2 a esse divisor, e adicionou outro divisor idêntico onde ligou a outra "metade" dos pontos de Vcc/2 a esse resistor. Não sei se adicionar um (ou dois, devido à complexidade do GT2) divisor ao circuito resolveria o problema de apitos no layout, mas me lembrei disso ao ler a resposta do Eduardo.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #6 : 03 de Maio de 2015, as 13:34:04 »

No esquemático do GT2 do tonepad, eu vejo que a linha de Vcc/2, além de não possuir um "buffer" (só dois resistores como divisores de tensão nunca fornecem uma referência boa)
 Eduardo

Eduardo, esse buffer seria por exemplo logo após um divisor comum com 2 resistores, usar um buffer com Amp Op do Vcc/2 antes de entregar ele aos AO's? Eu vi um esquema similar a este num equalizador de 6 bandas da MXR, talvez seja por esse motivo de apitos mesmo.

Abraços.
Visitante
« Responder #7 : 03 de Maio de 2015, as 13:56:21 »

Plautz:

Eu tive alguns problemas de apito (mas não em circuitos de pedais) e basicamente o problema que constatei é que a referência de tensão de Vcc/2 precisa ser estável!

No esquemático do GT2 do tonepad, eu vejo que a linha de Vcc/2, além de não possuir um "buffer" (só dois resistores como divisores de tensão nunca fornecem uma referência boa) é carregada por muitos circuitos e nem se quer um capacitor de 100nF é usado para desacoplar as linhas entre si. Isso, considerando alto ganho, é oscilação por realimentação na certa.

Eduardo,

Excelentes observações, mas creio que, mais que buffers na linha de referência, o maior problema do GT-2 foram ter retirado o chaveamento eletrônico original.

Uma vez, nem lembro quando de tanto tempo, cheguei a montar um com chaveamento eletrônico e não tive nenhum problema, mesmo em condições desfavoráveis (fora da caixa, em protoboard e com todos os controles no máximo).

... Será que estes 3 pontos assinalados vão ter a mesma referência de Vcc/2?

Posso, se você desejar, medir esses pontos na placa que está para ser testada.

Para resolver, um plano de terra bem feito (poucas descontinuidades) e mais importante, capacitores de desacoplamento da alimentação para o terra em todos os estágios! Pelo menos 2 de 100nF cerâmicos para cada amp-op (alimentação e Vcc/2).

Acredito que isso possa resolver, não é bem uma modificação, mas um upgrade do próprio esquemático da SamsAmp.

O plano de terra não tenho como colocar na placa já feita, mas os capacitores posso soldar por baixo da placa para ver se muda alguma coisa. Vou fazer esse teste e depois digo o resultado.

Um abração!

Eduardo

Outro e obrigado!

Não se trata de apito, mas me lembro que uma vez li no DIYStompboxes um tópico sobre os cliques gerados pelo lfo no Zombie Chorus, e algum membro disse que resolveu o problema criando mais referências de Vcc/2. Ao invés de usar só um divisor com dois resistores e um capacitor e ligar todos os pontos de Vcc/2, esse membro ligou apenas "metade" dos pontos de Vcc/2 a esse divisor, e adicionou outro divisor idêntico onde ligou a outra "metade" dos pontos de Vcc/2 a esse resistor. Não sei se adicionar um (ou dois, devido à complexidade do GT2) divisor ao circuito resolveria o problema de apitos no layout, mas me lembrei disso ao ler a resposta do Eduardo.

Marcao,

Eu também tive esse problema quando montei meu primeiro zombie chorus. E, mesmo fazendo a adição de mais um divisor de tensão para o TL072 do LFO, o tic-tic continuou.

Muito tempo depois eu consegui resolver, mas não lembro o que fiz (e dei o pedal para um amigo,de modo que não tenho como ver).

Abração.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #8 : 03 de Maio de 2015, as 14:15:19 »

Já vi em alguns circuitos com amplificadores operacionais, onde se exigiam altos ganhos, um capacitor de 100nF cerâmico, soldado direto sobre os pinos do integrado (por exemplo do pino 8 para o 4), onde este capacitor nem tinha lugar no layout, mas literalmente sobre o integrado.

Alguém já tentou isto no GT2?
t2guitarra
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11

« Responder #9 : 03 de Maio de 2015, as 15:05:04 »

Plautz se tiver alguma novidade me avisa por favor!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #10 : 04 de Maio de 2015, as 09:15:42 »

Sim, pode-se criar mais referências no circuito. O que acontece é que op-amps ligados em fonte simples "enxergam" o Vcc/2 como o terra. Se esse terra é "sujo" por todo tipo de frequências (como o TIC-TIC do LFO de um chorus), ou pior, acopla dois estágios subsequentes (imaginemos um estágio que é realimentado pelo outro por meio do Vcc/2), criamos basicamente um oscilador.

Eduardo, esse buffer seria por exemplo logo após um divisor comum com 2 resistores, usar um buffer com Amp Op do Vcc/2 antes de entregar ele aos AO's? Eu vi um esquema similar a este num equalizador de 6 bandas da MXR, talvez seja por esse motivo de apitos mesmo.

Abraços.

Sim, exatamente. Se perceberem, as cargas penduradas depois do divisor de de 10k + 10k tem uma impedância na mesma ordem de grandeza dos resistores. Isso faz com que a linha fique carregada e, por ser apenas resistivo, varie. Se medirem a tensão de saída desse divisor, ele deve ter muito menos que 9/2 = 4,5v. Creio que neste ponto esteja saindo uns 4v ou até menos.
 Ao colocar um buffer com amp-op, teremos um "driver de corrente" que força o nível a voltar aos 4,5v, pois sua impedância interna é bem menor que os 10k do divisor.

Eduardo,

Excelentes observações, mas creio que, mais que buffers na linha de referência, o maior problema do GT-2 foram ter retirado o chaveamento eletrônico original.

Uma vez, nem lembro quando de tanto tempo, cheguei a montar um com chaveamento eletrônico e não tive nenhum problema, mesmo em condições desfavoráveis (fora da caixa, em protoboard e com todos os controles no máximo).

Posso, se você desejar, medir esses pontos na placa que está para ser testada.

O plano de terra não tenho como colocar na placa já feita, mas os capacitores posso soldar por baixo da placa para ver se muda alguma coisa. Vou fazer esse teste e depois digo o resultado.

Ah sim, se existia um chaveamento eletrônico, os componentes em torno não ficavam "abertos" e desconectados. Isso pode criar uma antena, que em alto ganho pode também causar oscilação.
 Se dispuser de um osciloscópio, coloque o terra na saída do divisor de 10K + 10K e com a ponta de prova, vá observando os pontos dessa linha. Teoricamente, não deve-se observar nada (visto que é um curto circuito), mas ao se colocar na condição de oscilação, creio que verá algo interessante.

Os capacitores de desacoplamento de 100nF, durante a oscilação serão um curto ligado ao terra, ou seja, se na linha de Vcc/2 tiver qualquer coisa diferente de DC, eles vão ser aterrados.
 Quanto mais capacitores colocar, melhor o desacoplamento.
 Se puder utilizar um buffer nessa linha, melhor ainda! Ou mesmo uma referência com resistor e diodo zener de 4v~5v já é melhor que o divisor resistivo...

Um abração.

Eduardo
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #11 : 04 de Maio de 2015, as 12:59:20 »

Tem um CI especifico para isso (deve ter varios, mas esse é bem simples de usar).
O TLE2426. Pena só que ele é caro... Sad

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #12 : 04 de Maio de 2015, as 13:16:55 »

Tem um CI especifico para isso (deve ter varios, mas esse é bem simples de usar).
O TLE2426. Pena só que ele é caro... Sad

Mesmo os de encapsulamento TO-92 você continua a achar caro Kem ?

http://www.ebay.com/itm/TLE2426-virtual-ground-massa-virtuale-rail-splitter-4-40V-duale-/321632788001?pt=LH_DefaultDomain_101&hash=item4ae2cede21
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #13 : 04 de Maio de 2015, as 13:17:19 »

Alguns exemplos de terra virtual...
Aqui tem alguns com reguladores de tensão: http://www.head-fi.org/t/654485/virtual-ground-regulated-and-rail-splitter-circuits

-----
Mesmo os de encapsulamento TO-92 você continua a achar caro Kem ?
Quase R$7,00 + frete cada um? Sim...
Mas se resolver, vale...
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, as 13:20:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #14 : 04 de Maio de 2015, as 14:09:51 »

Tem um CI especifico para isso ...

Olha, não adianta procura chifre em cabeça de cavalo.  Este CI provavelmente não vai solucionar o problema.  Até mesmo um 741 com resistores e capacitor podem fazer o mesmo trabalho neste caso.
Provavelmente o problema está em anéis de terra ou carga de terra.
Engrossando as trilhas de terra ou pensando cuidadosamente quais caminhos de terra precisam de mais corrente este problema se soluciona.  Também creio que acrescentando resistores de 47R a cada alimentação de CI Opamp adianta muito...  com seus devidos capacitores de 100uF e 100nF colados em cada CI.

Até os caminhos por onde passam os Vb podem gerar o apito.  Às vezes usar um jumper para encurtar o caminho e evitar de usar o resistor ao Vb como jumper pode eliminar algum apito.

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, as 14:12:30 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: