Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 13:49:32

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador BuckStack v1.0  (Lida 11475 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 28 de Abril de 2015, as 18:59:13 »

Olá pessoal!

Desde que surgiu o 100buck Amp, fiquei morrendo de vontade de acrescentar um tone stack completo nele, ou seja, controles de bass, middle, treble.

Esta semana coloquei a Mão na massa, removi o controle de tone do original e adicionei o tone stack do tipo marshall.

Pois bem, hoje consegui testar todo o projeto, placa montada e tudo ligado, funcionou normalmente e os controles atuaram de forma satisfatória, porém, como já era de se esperar, o som ficou um pouco abafado, e eu gostaria da opinião dos senhores para melhorar este projeto, para deixar o som um pouco mais brilhante e aberto.

Com relação ao volume, houve uma pequena queda, mas continua falando alto, só que agora o amplificador, não cruncha mais como no projeto original, fica sempre um som mais limpo do tipo marshall.

Manter o controle de gain, no início do circuito, proporciona ajustes bem interessantes, gostei.

Atualização 30/04/2015 - Versão final e testada

Download dos arquivos com placa para impressão e vista geral do layout e componentes em alta resolução

http://www.4shared.com/rar/pgyhhHd4ba/buckstack-v1-0-final-arquivos-.html

Novidade: Agora com layout do Plautz, acaba de sair do forno, obrigado Plautz!

http://www.4shared.com/zip/BNgEXmPYce/buckstack_v10_layout_-_plauts.html

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, as 10:15:54 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 28 de Abril de 2015, as 19:26:44 »

Mallermb

Eu começaria tirando do circuito o R1 (não sei onde você achou ele para colocar ali). Também trocaria o CT1 do tone stack por um capacitor de 470pF.

Você fez um mix de amplificadores, não espere muito, existem outras dicas que podem ser implementadas.

Abs
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:28:31 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 28 de Abril de 2015, as 19:48:09 »

Mallermb

Eu começaria tirando do circuito o R1 (não sei onde você achou ele para colocar ali). Também trocaria o CT1 do tone stack por um capacitor de 470pF.

Você fez um mix de amplificadores, não espere muito, existem outras dicas que podem ser implementadas.

Abs

Matec, o R1, R2, CX2, CX1 e o gain, estão presentes no circuito original, uma espécie de controle de sensibilidade para não perder agudos! O RX1, não está presente, deixei ele ali caso eu remova o Potenciômetro de gain.

Amanhã eu trocarei o capacitor cerâmico de 250pf por um de 470pf. Pensei em alterar o tone stack para um do tipo fender, o que acha?
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 28 de Abril de 2015, as 20:00:21 »

R1 é do HB1, mas eu achei que você estava fazendo uma entrada à la Marshall. Só que R1 aí não é para "não perder agudos".
Um controle Fender tem agudos, mas também tem muitos graves. Vai do seu gosto.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:28:02 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 28 de Abril de 2015, as 20:18:18 »

R1 é do HB1, mas eu achei que você estava fazendo uma entrada à la Marshall. Só que R1 aí não é para "não perder agudos".
Um controle Fender tem agudos, mas também tem muitos graves. Vai do seu gosto.

Na verdade não sei qual versão veio primeiro, o PDF 100buck ou o PDF HB-1, mas ambos possuem o mesmo resistor, o que modifica é a Fonte.
No caso quero mais agudos mesmo, testarei o tone stack da fender também.
Bom, gostei de ter experimentado um tone stack no 100buck, ficou bom sim, só ficou meio fechado. Os médios eu simplesmente amei.

Matec, se eu quiser que ele tenha mais distorção, preciso alterar o resistor e capacitor de catodo da ef184? ou limitar a voltagem de anodo?

Assim que melhorar o tone stack, gero o PDF para impressão e gravo um sample.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #5 : 28 de Abril de 2015, as 20:25:40 »

Pra começar remova CP1...
Experimente o potenciômetro máster com 1M
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, as 20:29:37 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 28 de Abril de 2015, as 20:35:00 »

Matec, se eu quiser que ele tenha mais distorção, preciso alterar o resistor e capacitor de catodo da ef184? ou limitar a voltagem de anodo?

Para aumentar a distorção você precisa de mais ganho, e sinceramente, não sei se dá prá ter mais ganho aí. O tonestack é um consumidor de ganho; a presença dele elimina boa parte do ganho do amplificador.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:27:41 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 28 de Abril de 2015, as 20:35:49 »

Pra começar remova CP1...
Experimente o potenciômetro máster com 1M

Obrigado kem, se estou aprendendo corretamente, percebo que o CP1 é acoplamento, removendo ele daria mais liberdade para o sinal que passa pelo tone stack, chegar com mais força na saída, consequentemente, abrindo mais o som, deixando menos abafado?

Alterarei o master para 1m, obrigado.

-----

Para aumentar a distorção você precisa de mais ganho, e sinceramente, não sei se dá prá ter mais ganho aí. O tonestack é um consumidor de ganho; a presença dele elimina boa parte do ganho do amplificador.

Realmente o tone stack matou aquela distorção que ocorria quando aumentávamos o volume, porém, ganha-se com um clean mais "forte", os pedais de efeito parecem soar com mais definição.
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, as 20:40:30 por Mallermb » Registrado

GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #8 : 28 de Abril de 2015, as 21:08:29 »

Estou querendo montar um valvulado pequeno, agora com esta modificação é bem capaz que seja este projeto.
Poderiam dizer o valor aproximado do projeto?
Obrigado e parabens a todos
Em busca do drive perfeito!!!
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 28 de Abril de 2015, as 21:26:21 »

Estou querendo montar um valvulado pequeno, agora com esta modificação é bem capaz que seja este projeto.
Poderiam dizer o valor aproximado do projeto?
Obrigado e parabens a todos

Vai gastar uns R$200,00 para os transformadores, válvulas e soquetes cerâmicos, na Altana Tubes pelo que vi tem todos ou quase todos os componentes necessários.

Os outros componentes menores como potenciômetros, capacitores, resistores e diodos não fiz cotação.

Após os testes postarei um PDF completo com os arquivos.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 28 de Abril de 2015, as 21:32:28 »

Mallermb, o capacitor de acoplamento tem a função de barrar a componente DC para que essa não chegue ao potenciômetro.
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, as 22:03:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #11 : 28 de Abril de 2015, as 21:37:49 »

Mallermb, o capacitor de acoplamento tem a função de barrar a corrente DC para que essa não chegue ao potenciômetro.

Me senti envergonhado agora, disfarça...
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #12 : 28 de Abril de 2015, as 22:12:28 »

Obrigado pela informação.
Aguardo documentação para dar inicio ao projeto
Em busca do drive perfeito!!!
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #13 : 29 de Abril de 2015, as 12:22:28 »

Olá pessoal, fiz as modificações sugeridas por vocês e gostei do resultado.

Foi removido o CP1 de 10n e colocado jumper no lugar.
O Capacitor CT1 foi trocado por um cerâmico de 470pf.
O resistor R1 de 470k foi removido.
Não consegui testar o um PotenciÔmetro de volume de 1M, pois simplesmente estou sem.

Resultado:

Como podem ver no vídeo, o tone stack soa muito semelhante a um marshall, agora os médios, graves e agudos estão funcionando muito bem, claro que aquele som crunch do original foi embora, só no final do curso do potenciÔmetro de volume e ganho que ele quer aparecer, mas ficou um Amplificador clean, um clean mais marshall, com bom volume.

Detalhe: No vídeo não aparece mas usei uma caixa com um alto falante de 12 polegadas e estava bem distante, ou seja, garanto que o vídeo não mostra nem 80% do real som do amplificador.

Quanto aos ruídos, acreditem se quiser, a placa não estava aterrada, e fora de um chassi, ou seja, o mínimo de ruído que surgiu, vai desaparecer quando acomodar o circuito em um chassi.

Se vocês gostarem, preparo o pdf com os arquivos para download.

Bom, o que me frustra tremendamente é a grana curta para comprar mais componentes, mas acreditem, isso não impede de montar alguma coisa, este amplificador por exemplo, foi montado com sobras de peças, remoção de outros lugares, etc...

Vídeo

http://www.4shared.com/video/iquIwXRcce/sample-buckstack-v1-0.html

Imagens

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #14 : 29 de Abril de 2015, as 12:39:47 »

Eu gostei do som. O cleam está bem equilibrado.

Você poderia gravar outro sample utilizando algum pedal de distorção?

Legal!
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, as 13:14:20 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: