Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
28 de Novembro de 2024, as 13:45:46
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Dúvidas e Sugestões
>
Dúvidas
>
Dúvida boba sobre tone stack
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Dúvida boba sobre tone stack (Lida 10139 vezes)
Mallermb
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200
Dúvida boba sobre tone stack
«
:
24 de Abril de 2015, as 19:06:30 »
Olá pessoal, estou iniciando um novo projeto, pesquisando aqui mesmo no site, me deparei com o esquema abaixo, me interessei pelo tone stack deste projeto, mas fiquei na dúvida sobre a posição dos pinos do potenciômetro de treble, parece que o pino 1 do potenciômetro de treble está para cima, pegando o capacitor cerâmico de 270pf, enquanto os outros parecem estar na posição correta, pois bem, minha dúvida é esta, o potenciômetro de treble, deveria seguir a mesma orientação dos outros? ou está correto da forma que se apresenta? o bass e o middle estão na orientação cw, só fiquei na dúvida sobre o treble mesmo, abraços.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
Re: Dúvida boba sobre tone stack
«
Responder #1 :
24 de Abril de 2015, as 19:19:19 »
Mallermb
Edit...
Parece que eu dei uma dica errada:
Então corrigindo
Normalmente o pino 3 é o Máximo e pelo menos para os controles desse tone stack, todos tem pinagem semelhante. Acho que o esquema está com alguns enganos
Abs
«
Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 19:32:47 por Matec
»
Colaborador
Obrigado
«
Responder #2 :
24 de Abril de 2015, as 19:25:30 »
Citação de: Matec em 24 de Abril de 2015, as 19:19:19
Mallermb
Quem define o modo que vai ser ligado o potenciômetro é quem vai desenhar o Layout, ou seja Você.
Caso o potenciômetro vá ser inserido numa placa do lado dos componentes os pinos 1-2-3 vão ter uma função diferente de quando o potenciômetro for ligado do lado cobreado.
Cabe a você descobrir qual pino é o Máximo e o Mínimo.
O que pode aparecer no esquema nem sempre é o que vai combinar com seu layout.
Abs
Obrigado Matec, entendi, é que fiquei na dúvida por se tratar de um esquema, por exemplo, se eu fosse seguir este tone stack, desenhando o esquema da forma que está na imagem, quando eu fizesse o layout, soldasse os componentes, etc, acabaria que o potenciômetro de treble, estaria funcionando de forma invertida se todos os componentes estivessem do lado de cima da placa, no meu caso terei de inverter, ou seja, montar todos os potenciômetros do tone stack em sentido horário ou cw. Não havia percebido que nem sempre os esquemas obedecem a mesma orientação, pelo que entendi graças a você, se deve mais em como quer o layout ou que forma ficará melhor no layout. Grato!
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #3 :
24 de Abril de 2015, as 19:31:24 »
Oi Mallermb,
Eu não consigo discernir na imagem o que são aqueles dois caracteres perto dos símbolos dos potenciômetros, mas o do treble é do mesmo lado do pot de volume, e o pot de volume tem que trabalhar no sentido horário certo?
Então o polo 1 do volume teria que ser, neste caso, o que vai pro terra, assim quando volume estiver no máximo o polo 2 estaria "colado" no polo 3, que no esquemático seria o de cima, consequentemente o polo 1 seria pra baixo.
Abraço.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #4 :
24 de Abril de 2015, as 19:37:19 »
Citação de: Ferro_Velho em 24 de Abril de 2015, as 19:31:24
Oi Mallermb,
Eu não consigo discernir na imagem o que são aqueles dois caracteres perto dos símbolos dos potenciômetros, mas o do treble é do mesmo lado do pot de volume, e o pot de volume tem que trabalhar no sentido horário certo?
Então o polo 1 do volume teria que ser, neste caso, o que vai pro terra, assim quando volume estiver no máximo o polo 2 estaria "colado" no polo 3, que no esquemático seria o de cima, consequentemente o polo 1 seria pra baixo.
Abraço.
Obrigado Ferro velho, já fiz a correção aqui também!
Abraços!
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #5 :
24 de Abril de 2015, as 19:39:20 »
Mallermb
Minha dica não foi boa, eu já corrigi lá em cima. Desculpe
Eu estava pensando na furação da placa, e não nos pinos do potenciômentro, a furação da placa é que varia dependendo qual lado que se quer colocar o potenciômetro. A atuação do potenciômetro, aumentando da esquerda para a direita, a princípio não muda, e os pinos máximo e mínimo (3 e 1) também não varia.
Abs
Visitante
«
Responder #6 :
24 de Abril de 2015, as 19:49:29 »
Consegui entender os 2 caracteres, são C e W, "clockwise", ou seja sentido horário, então é como eu disse mesmo, o treble e o volume são com o polo 1 pra baixo e o 3 pra cima, e os outros, mid e bass, são ao contrário.
Abraço.
«
Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 19:51:27 por Ferro_Velho
»
Colaborador
Obrigado
«
Responder #7 :
24 de Abril de 2015, as 19:59:10 »
Citação de: Matec em 24 de Abril de 2015, as 19:39:20
Mallermb
Minha dica não foi boa, eu já corrigi lá em cima. Desculpe
Eu estava pensando na furação da placa, e não nos pinos do potenciômentro, a furação da placa é que varia dependendo qual lado que se quer colocar o potenciômetro. A atuação do potenciômetro, aumentando da esquerda para a direita, a princípio não muda, e os pinos máximo e mínimo (3 e 1) também não varia.
Abs
Matec, acho que vamos complicar um pouco mais, de acordo com o ferro velho, o bass e o middle, estão com o pino 3 para baixo e pino 1 para cima.
-----
Citação de: Ferro_Velho em 24 de Abril de 2015, as 19:49:29
Consegui entender os 2 caracteres, são C e W, "clockwise", ou seja sentido horário, então é como eu disse mesmo, o treble e o volume são com o polo 1 pra baixo e o 3 pra cima, e os outros, mid e bass, são ao contrário.
Abraço.
Então o mid e o bass estão invertidos mesmo, isso é normal? qual é a diferença que esta orientação causa? não atuariam ao contrário? por exemplo se eu girar o bass e o mid para direita, eles não vão acabar diminuindo a intensidade? não deveria ser o contrario neste caso, todos funcionando em sentido horário, ou isso depende? o jcm800 por exemplo, quando fiz coloquei todos em sentido horário e funcionou normal.
«
Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 20:01:59 por Mallermb
»
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #8 :
24 de Abril de 2015, as 20:03:49 »
Abraço.
O que o Ferro_Velho leu no esquema é correto. Porém a posição dos pots é que não está claro no esquema. Todos os pots têm o mesmo sentido e no caso todos os pinos 3 teriam que estar para cima; no esquema e no layout.
Abraço a todos.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #9 :
24 de Abril de 2015, as 20:05:54 »
Citação de: Matec em 24 de Abril de 2015, as 20:03:49
Abraço.
O que o Ferro_Velho leu no esquema é correto. Porém a posição dos potenciômetros é que não está claro no esquema. Todos os potenciômetros têm o mesmo sentido e no caso todos os pinos 3 teriam que estar para cima; no esquema e no layout.
Abraço a todos.
Suspeitei desde o princípio!
Obrigado Matec e Ferro velho, dúvidas sanadas, abraços!
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #10 :
24 de Abril de 2015, as 20:09:57 »
Eu não sei se eles estariam errados, não sou muito bom e até nem gosto muito do tal do tone stack, mas segundo o esquemático, seria como eu disse mesmo.
O "CW" estaria do lado do máximo, ou "todo para direita", então o polo do lado do CW tem que ser o 3.
O Hgamal é que é o mago dos tone stacks, vamos chamar ele telepaticamente para ele analisar este e dar o veredicto.
Abraço.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #11 :
24 de Abril de 2015, as 20:15:23 »
Citação de: Ferro_Velho em 24 de Abril de 2015, as 20:09:57
Eu não sei se eles estariam errados, não sou muito bom e até nem gosto muito do tal do tone stack, mas segundo o esquemático, seria como eu disse mesmo.
O "CW" estaria do lado do máximo, ou "todo para direita", então o polo do lado do CW tem que ser o 3.
O Hgamal é que é o mago dos tone stacks, vamos chamar ele telepaticamente para ele analisar este e dar o veredicto.
Abraço.
Será? as vezes pode ser que o símbolo de cw foi colocado de forma errada no esquemático, se bem que já ouvi falar que os potenciômetros de bass ou middle, podem atuar de forma diferente, mas isso é algo que eu nem saberia por onde começar, aliás, tone stack é uma coisa que as vezes dá nó na Cabeça, vamos ver se o Hgamal se materializa, a mentalização já foi feita.
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
«
Responder #12 :
24 de Abril de 2015, as 20:17:11 »
Pelo que eu entendi, o treble está sim invertido em relação aos demais. O pino da direita do treble é ligado ao capacitor de 270pF, o da direita do bass é ligado ao mid, e o da direita do mid é ligado ao terra. Ou é isso, ou eu me confundi e na verdade são os pinos da esquerda
.
Se o layout não for com potenciômetros on board, é só testar. Se o potenciômetro atuar como "corte" de frequências ao girar para a direita, é só inverter os fios.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #13 :
24 de Abril de 2015, as 20:26:25 »
Citação de: marcao_cfh em 24 de Abril de 2015, as 20:17:11
Pelo que eu entendi, o treble está sim invertido em relação aos demais. O pino da direita do treble é ligado ao capacitor de 270pF, o da direita do bass é ligado ao mid, e o da direita do mid é ligado ao terra. Ou é isso, ou eu me confundi e na verdade são os pinos da esquerda
.
Se o layout não for com potenciômetros on board, é só testar. Se o potenciômetro atuar como "corte" de frequências ao girar para a direita, é só inverter os fios.
Pior que agora fiquei na dúvida somente em relação aos Potenciômetros de bass e middle, e o layout que estou fazendo para teste é completamente onboard, eu sei que se deixar tudo no sentido horário, não haverá problemas e atuarão normalmente, exceto o middle, pois acredito que ainda esteja faltando algo além da posição no esquemático, provavelmente deveria haver uma ligação entre bass e middle no pino 2.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #14 :
24 de Abril de 2015, as 20:35:53 »
Na verdade eu vi que eu errei de novo...
A ideia de todos os pinos 3 (Máximo) na mesma direção é sempre correta. Porém existe uma situação em que o pino 3 pode ser ligado em qualquer posição.
É quando o pot funciona sómente como resistência variável, como por exemplo no controle bass de quase todos os tonestacks tipo Fender/Marshall que conhecemos. Para isso acontecer corretamente o pino 3 tem que estar jumpeado ao pino 2.
No caso do pot trabalhar como divisor de tensão, como o volume, o treble e o mid desse esquema que o Mallermb mostrou, aí não pode haver mudança; Pino 3 como Máximo e na posição "para cima" do esquema.
A ligação do mid, tanto do potenciômetro como do capacitor variam de um modelo para outro, dependendo do projetista. No caso desse esquema ele não está incorreto, e deve funcionar, do jeito dele.
Abs
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...