Morando em apartamento eu sempre me interessei por pequenos power amps valvulados, mas mesmo amplificadores de menos de 1 watt são muito potentes e incomodam os vizinhos.
Uma saída é um atenuador.
Ligado entre a saída do amplificador e o alto-falante, ele converte em calor parte da potência e portanto o som fica mais baixo.
Para amplificadores de potência acima dos 20 watts mais ou menos, eu tenho lido que a atenuação não pode ser muito forte pois a qualidade do som se degrada quando a atenuação é muita.
Existem vários tipos de atenuadores, e alguns são muito caros.
Uma opção barata é o L-Pad, por isso resolvi fazer um desse tipo para testar, e ficou ótimo nos meus powers valvulados de baixa potência, IALL 3.5 de 3,5 watts e no Corvo Nero de menos de 1 watt.
Coloquei uma chave com um capacitor de 2.2uF 250 V.(era o maior que eu tinha, não polarizado) para compensar a perda de brilho e da para atenuar até o máximo sem perder muito das frequências mais altas.
Pela primeira vez pude colocar o volume deles no talo e curtir a saturação das válvulas.
Estou testando ambos com o HG-1 (o meu HG-1 tem o resistor RA de 100K para ter a saída mais forte), e colocando os volumes no máximo, tanto do HG-1 quanto dos powers, só o ganho do HG-1 tem que ficar antes das 12 hrs pois se passa disso começa um apitinho fino.
Mas é muito bom tocar assim com o volume no talo mas sem ficar muito alto, muito sustain, um som gordo e encorpado e com harmônicos saindo facinho.
Recomendo muitíssimo para quem tem amplificador valvulado de pequeno porte para praticar ou gravar, com as válvulas de potência cantando bonito.
O meu L-Pad eu comprei no ebay, da inglaterra, de 8 ohms e até 20 watts, e é japonês.
As fotos da montagem:
Abraços.