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Autor Tópico: Dobrador de Tensão + Flanger 301 Tonepad  (Lida 14666 vezes)
rafafelix
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« : 14 de Abril de 2015, as 22:32:40 »

Olá pessoal, preciso de uma ajuda de vocês. Estou montando um flanger 301 do tonepad ( http://www.tonepad.com/project.asp?id=26 ) e para alimentá-lo com 12v, estou utilizando este esquema de dobrador de tensão ( http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2010/03/and-few-more.html ).

Pois bem, montei o dobrador e consigo os 17,5v como descrito no projeto, isso sem ligá-lo ao pedal. Já ligado no pedal, a saída é de apenas 10,8v. Medi a voltagem que chega a alimentação dos CI's e a mesma fica em torno de 8,4v. Roll Eyes

Dessa forma, o efeito sai bem baixo, pouco perceptível.

Alguém poderia me explicar o que acontece e como resolver? Peço pra explicar pois gostaria de não apenas resolver o problema e fazer o pedal funcionar, mas aprender também, já que não entendo muita coisa de eletrônica.

Agradeço desde já a todos.
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« Responder #1 : 14 de Abril de 2015, as 23:11:38 »

Novamente, fotos....

por apresentar queda de tensão ao ligar a fonte ao pedal, provavelmente há um curto ou algum componente avariado que esteja drenando maior corrente que o dobrador seja capaz de fornecer. ou ainda, este dobrador não tem capacidade de alimentar o circuito simplesmente por não ser capaz... o defeito estaria na escolha errada deste dobrador para alimentar o circuito do flanger....haveria de ser um dobrador com maior capacidade

Opção1:
teste com duas baterias em série (alcançando os 18Vcc)....

Opção2:
Se voce tiver uma fonte de 12Vcc ou 15Vcc pode remover o CI106, e JUMPEAR TRILHA LARANJA COM VERMELHA, a trilha verde é o terra para se ligar a fonte. (O CI106 estabiliza a tensão em 12Vcc)



Off topic:

Como é dificil a obtenção dos integrados MN3### (BBDs) poderia relatar onde realizou a compra? como alternativa ao MN3007 poderia utilizar o MN3207 que demanda tensão menor (não se pode utilizar um regulador de 12Vcc e sim um de 9Vcc)...
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« Responder #2 : 15 de Abril de 2015, as 07:38:09 »

Dobrador de tensão com o ICL7660 só pra cargas que consumam pouquíssima corrente (<10mA), pois o conversor por charge pump é muito ineficiente e a tensão de saída vai caindo de acordo com o aumento do consumo.

Tente usar um conversor DC-DC tipo step-up boost, com o MC34063 (fácil e barato de comprar):



Use um trimpot de 1Mohm  no lugar de R2, assim você conseguirá ajustar a saída para 18V.
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, as 07:39:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #3 : 15 de Abril de 2015, as 08:57:14 »

Opção1:
teste com duas baterias em série (alcançando os 18Vcc)....

Opção2:
Se voce tiver uma fonte de 12Vcc ou 15Vcc pode remover o CI106, e JUMPEAR TRILHA LARANJA COM VERMELHA, a trilha verde é o terra para se ligar a fonte. (O CI106 estabiliza a tensão em 12Vcc)

Off topic:

Como é dificil a obtenção dos integrados MN3### (BBDs) poderia relatar onde realizou a compra? como alternativa ao MN3007 poderia utilizar o MN3207 que demanda tensão menor (não se pode utilizar um regulador de 12Vcc e sim um de 9Vcc)...

betoknight, vou testar com as duas baterias em série, pois só tenho fonte 9Vcc, obrigado pelas dicas.

Quanto aos Ci's, comprei na Santa Efigênia, há um bom tempo. Não lembro mais em qual loja foi infelizmente.  Sad

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Dobrador de tensão com o ICL7660 só pra cargas que consumam pouquíssima corrente (<10mA), pois o conversor por charge pump é muito ineficiente e a tensão de saída vai caindo de acordo com o aumento do consumo.
Tente usar um conversor DC-DC tipo step-up boost, com o MC34063 (fácil e barato de comprar):
Use um trimpot de 1Mohm  no lugar de R2, assim você conseguirá ajustar a saída para 18V.
xformer, obrigado pela dica de conversor, vou estudar esse circuito e montarei-o. E principalmente, obrigado pelas explicações. Como havia dito no primeiro post, quero muito entender e aprender a resolver o problema e não apenas fazer o pedal funcionar.

Agora já tenho duas definições de conversor pra pesquisar, estudar e entender a diferença entre eles.  Legal!

Qualquer dúvida ou problema, solicitarei a ajuda dos amigos aqui novamente. Smiley
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, as 09:04:09 por rafafelix » Registrado

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« Responder #4 : 20 de Abril de 2015, as 21:01:14 »

Atualizando a situação: testei com 2 baterias 9v, como sugerido pelo betoknigth e percebi um leve aumento na intensidade do efeito, mas nada perto dos samples que vi por aí.  Ui

Acho que vou refazer tudo desde o início, pois essa placa que montei, não saiu 100% na transferência, tive que fazer muitas correções e talvez, isso esteja ocasionando o problema. Como se trata de uma placa com trilhas muito finas e com pouco espaçamento entre elas, pode haver algum problema que passou desapercebido.

Assim que remontar, reporto aqui novamente se obtive sucesso.

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« Responder #5 : 20 de Abril de 2015, as 21:37:55 »

poste algumas fotos amigo.... talvez haja algum detalhe que possamos ajudar.

A questão da profundidade do "efeito" pode ser melhorada ou amplificada mexendo nos valores de resistores... pode também ser ocasionado pelas diferenças dos transistores utilizados, ou ainda dos ampops e potenciometros....tudo influi...

A respeito do efeito, os MN3007 e MN3101 possuem tensão de operação TÍPICA de 15Vcc, não sei o motivo pelo qual a ibanez escolheu 12Vcc... Sendo ainda o mínimo de 14Vcc para o MN3007 e de 8Vcc para o MN3101 e máximo de 16Vcc para ambos...Obviamente deve-se alimentar ambos com o mesmo nível de tensão...

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« Responder #6 : 20 de Abril de 2015, as 22:55:34 »

betoknight, abaixo seguem algumas fotos. Como pode ser visto, a qualidade das trilhas está a desejar. Tive que remover vários curtos após a corrosão.

Além desse problema, em uns 2 pontos da placa, se não me falha a memória, as ilhas desgrudaram da placa e tive que recorrer a gambiarra ligando os terminais dos componentes.

Quanto a alimentação dos CI's, não sabia que eram tipicamente de 15v. Mais uma informação adquirida. Nos samples que vi, tem um efeito bem interessante, mesmo alimentados com 12v.

Os transistores e CI's são os mesmos descritos no projeto, não usei nenhum equivalente.

Fotos:







abraços.
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« Responder #7 : 20 de Abril de 2015, as 22:58:47 »

Tem como gravar um som do pedal? Eu estou por fazer esse pedal, estou só esperando um pouco. Aliás você viu num tópico o Gramorim falou que tem uns valores de capacitores errados para esse projeto? São uns eletrolíticos se não me engano.
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« Responder #8 : 21 de Abril de 2015, as 00:17:14 »

Tem como gravar um som do pedal? Eu estou por fazer esse pedal, estou só esperando um pouco. Aliás você viu num tópico o Gramorim falou que tem uns valores de capacitores errados para esse projeto? São uns eletrolíticos se não me engano.

Sim Electric Effects, eu vi o tópico do Gramorim e montei com os capacitores corretos.

Vou gravar um vídeo e assim que possível, posto o link aqui.

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« Responder #9 : 21 de Abril de 2015, as 00:50:18 »

1) Os CIs não parecem originais... estão mais para made in china (fake) (provavelmente o maior motivo para o funcionamento pobre)

2) O potenciometros devem estar funcionando invertido.

3) Voce regulou os trimpots?

4) vejo que a "gambiarra" está associada aos capacitores eletroliticos... verifique a polaride

5) Acredito que voce colocou valores de resistores tal qual solicitou o projeto.

6) Verifique as trilhas suspeitas com um multimetro e faça gambiarra se for necessario.
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« Responder #10 : 21 de Abril de 2015, as 06:36:55 »

Por experiência própria, sei que quando a placa fica do jeito que a sua ficou é certeza de problemas. Fazer uma nova vai te dar muito trabalho. Tente cobrir as trilhas com estanho para que haja uma condução melhor.
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« Responder #11 : 21 de Abril de 2015, as 11:35:44 »

1) Os CIs não parecem originais... estão mais para made in china (fake) (provavelmente o maior motivo para o funcionamento pobre)

2) O potenciometros devem estar funcionando invertido.

3) Voce regulou os trimpots?

4) vejo que a "gambiarra" está associada aos capacitores eletroliticos... verifique a polaride

5) Acredito que voce colocou valores de resistores tal qual solicitou o projeto.

6) Verifique as trilhas suspeitas com um multimetro e faça gambiarra se for necessario.

betoknight, vamos lá:

1- Não sei te dizer com certeza se são originais. Não sei identificar e como eu havia dito, comprei faz muito tempo e nem lembro mais em qual loja foi.

2- Não consegui notar se estão invertidos, pois o efeito obtido é pouco.

3- Sim, testei em diversas regulagens e muda muito pouco. Não dá pra sentir "flangear" de verdade.

4- as polaridades estão corretas.

5- sim, todos os componentes são os mesmos do projeto.

6- checarei as trilhas medindo continuidade.

Obrigado pelas dicas.  Legal!

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Por experiência própria, sei que quando a placa fica do jeito que a sua ficou é certeza de problemas. Fazer uma nova vai te dar muito trabalho. Tente cobrir as trilhas com estanho para que haja uma condução melhor.

Eduardo, depois de haver dito que ia refazer tudo, pensei nessa possibilidade e até ia postar aqui perguntando se seria viável tentar estanhar as trilhas. Já tirou minha dúvida. Farei isso e depois posto os resultados.

Obrigado pela ajuda.  Legal!
« Última modificação: 21 de Abril de 2015, as 18:09:29 por rafafelix » Registrado

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« Responder #12 : 21 de Abril de 2015, as 13:59:14 »


betoknight, vamos lá:

1- Não sei te dizer com certeza se são originais. Não sei identificar e como eu havia dito, comprei faz muito tempo e nem lembro mais em qual loja foi.

2- Não consegui notar se estão invertidos, pois o efeito obtido é pouco.

3- Sim, testei em diversas regulagens e muda muito pouco. Não dá pra sentir "flangear" de verdade.

4- as polaridades estão corretas.

5- sim, todos os componentes são os mesmos do projeto.

6- checarei as trilhas medindo continuidade.

Obrigado pelas dicas.  Legal!


1) pelo que dizem as más linguas, o original possui uma "moldura" na parte superior:




2) Afirmo que estão invertidos, ou seja, deve girar de forma anti-horária para estar no máximo, se voce não percebeu isso, pode ser por isso que voce não o esteja escutando o efeito...sobretudo porque os controles são de Speed-Velocidade, Width-largura da onda e Reren-Regeneração (parametro importantíssimo para o efeito). O TONEPAD para quase todos os layouts pensa em cravar os potenciomentros na placa, então do jeito que voce fez fica invertido...

Após colocar todos no máximo (anti-horario), menos o speed (este fica a gosto), realize os ajustes nos trimpots para chegar ao efeito...
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« Responder #13 : 21 de Abril de 2015, as 18:13:10 »

Legal, bom conhecer esse macete pra identificar os CI's originais.

Vou inverter os potenciômetros, estanhar as trilhas e realizar novos testes. Logo, postarei os resultados aqui.

Obrigado mais uma vez. Abraços.
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« Responder #14 : 21 de Abril de 2015, as 18:27:54 »

não precisa inverter os potenciometros... para teste basta interpreta-los ao contrario...
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