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Autor Tópico: dúvida sobre o processo de transferência  (Lida 12727 vezes)
marcao_cfh
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« : 11 de Abril de 2015, as 14:34:28 »

Olá. Estou com uma dúvida quanto ao processo de transferência. Eu consegui fazer uma boa transferência térmica usando papel glossy (finalmente  Palmas), e retiro o papel deixando a placa de molho um tempinho na água e depois "esfarelando" o papel com o dedo. Porém ainda fica uma camada fina de papel na placa, principalmente entre as trilhas e nos lugares onde serão os furos dos componentes. Como vocês removem essa camada fina de papel?
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Mallermb
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« Responder #1 : 11 de Abril de 2015, as 15:50:48 »

Quando fica algumas camadinhas de papel entre as trilhas, ou quando os furos ficam encobertos por sobras de papel, utilizo um pedaço de metal bem fino ou uma Agulha, então vou raspando bem de leve e com muito cuidado..., curiosamente, hoje aconteceu isso comigo em uma Placa e utilizei uma Agulha para remover as sobras entre as Trilhas, abraços.
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A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
plautz
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« Responder #2 : 11 de Abril de 2015, as 17:38:40 »

Escova de dentes usada.

Se o toner sair é porque é recarregado, não houve o calor necessário para que o toner aderisse ao cobre ou não houve tempo para que o glossy se dissolvesse (depois de transferido e jogado na água).

Dependendo da marca e gramatura do papel, sai mais fácil ou mais dificilmente.

A única certeza é: se fez a transferência corretamente, o toner não desgruda da placa com facilidade.
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marcao_cfh
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« Responder #3 : 13 de Abril de 2015, as 11:27:24 »

Acho que o toner é recarregado. Vou tentar novamente com outro toner. Quanto ao tempo para o glossy se dissolver na água, eu deixo por cerca de meia hora, e estou usando glossy de gramatura 180 (foi o único que eu encontrei por aqui). Obrigado pelas dicas!
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« Responder #4 : 15 de Abril de 2015, as 15:47:07 »

Uma forma que sempre usei para tirar o papel (principalmente quando fazia com papel de revista) era uma solução de hidróxido de sódio (vulgo soda cáustica) em água.

Dê uma olhada no passo 12 em diante do tutorial a seguir.

http://www.py2bbs.qsl.br/pci_toner.php

Abraço,

Pedro Rosa.
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Sergiodam
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« Responder #5 : 15 de Abril de 2015, as 23:41:10 »

Não sei se sou só eu que faço assim. Mas não deixo a placa com o papel na água. Tiro o papel como se tira um adesivo... Assim que termino de passar o ferro (mais ou menos dois minutos, dependendo do tamanho da placa), eu recorto a placa com um estilete (enquanto está quente ela é bem macia para riscar de ambos os lados) e "quebro" as rebarbas. Logo em seguida ponho no congelador só para esfriar rapidamente, cerca de 1 minuto. Retiro do congelador e com a ponta da unha (ou o estilete, para quem for roedor  Cheesy) levanto um dos cantos e vou separando o glossy da placa, calmamente. Não fica nenhum tipo de resíduo na placa. Sempre faço assim e sempre dá certo. A única vez que coloquei na água para testar, ficou um monte de resíduos do papel entre trilhas e ilhas e e deu muito mais trabalho.
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Thomas_h
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« Responder #6 : 16 de Abril de 2015, as 09:13:48 »

Oi,
interessante esse método Sergiodam, mas não fica parte do toner colado na folha?

As vezes quando tiro da água e vou tirando o papel solta junta o toner e fica uma região com uma camada mais fina, que durante a corrosão vai apresentar pittings
ou até sai estragando aquela região.

Será que esse resfriamento rápido faz o toner aderir melhor na placa?

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Paulo Shure
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O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #7 : 16 de Abril de 2015, as 09:36:19 »

Saudaçoes:

Eu estava com bastante dificuldades pra fazer.....falhava ficava feia.....um dia vi um cara fazendo em cima de um pano.....fiz igual ...melhorou 70%...mas na hora de retirar o papel ainda tinha de refazer com a caneta....lendo aqui fiz o teste da agua...e o resultado foi muito melhor....vou testar o da geladeira.....deixo na agua durante uns minutos depois de passar o ferro...o papel descola facinho....limpo ela e boa so corroer.
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« Responder #8 : 16 de Abril de 2015, as 09:47:53 »

Oi,
interessante esse método Sergiodam, mas não fica parte do toner colado na folha?

As vezes quando tiro da água e vou tirando o papel solta junta o toner e fica uma região com uma camada mais fina, que durante a corrosão vai apresentar pittings
ou até sai estragando aquela região.

Será que esse resfriamento rápido faz o toner aderir melhor na placa?

Essa do toner sair junto ao remover o papel indica que você não fez ranhuras suficientes na folha de cobre para que a aderência fosse maior. Siga a risca todos os passos do tutorial que lhe enviei que é garantia de sucesso.

Abraço,

Pedro Rosa.
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« Responder #9 : 16 de Abril de 2015, as 10:05:41 »

Tens razão, muitas vezes só uso a esponja de louça pra deixar o cobre bem brilhante.

desculpe desvirtuar um pouco, mas esse problema ocorre com maior frequência na transferência para o alumínio, das caixinhas, e era nele que eu estava pensando enquanto escrevi o comentário acima.

Mas no alumínio eu passo lixa 1200 antes de fazer a transferência. Talvez deixar um acabamento rugoso no alumínio também ajude. Vou tentar usar só até lixa 400.

Outra coisa diferente do alumínio é que a corrosão é mais violenta, tem muitas bolhas se formando, e o alumínio chega a aquecer, talvez isso acabe deteriorando o toner, que solta expondo regiões onde existem detalhes menores.

mesmo assim, muito legal o tutorial!

Abraços
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marcao_cfh
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« Responder #10 : 16 de Abril de 2015, as 11:47:00 »

Testei o método do Sergio duas vezes, na primeira usando uma lixa 1200 na placa e na segunda usando uma lixa 400. Na segunda tentativa, obtive um resultado melhor na transferência. Mas em ambas as vezes, ao retirar o papel, ele ficou grudado na placa. Saiu apenas uma camada, e outra ficou grudada no toner. Tive que tirar usando água e passando o dedo. Cheguei à conclusão de que o papel que eu estou usando é ruim para esse tipo de coisa, já que até com o método da acetona eu estou tendo muita dificuldade.

Por incrível que pareça, meu melhor resultado até agora foi com acetona e papel sulfite mesmo! Consegui transferir esse layout desse jeito Cheesy.
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« Responder #11 : 16 de Abril de 2015, as 12:42:46 »

Testei o método do Sergio duas vezes, na primeira usando uma lixa 1200 na placa e na segunda usando uma lixa 400. Na segunda tentativa, obtive um resultado melhor na transferência. Mas em ambas as vezes, ao retirar o papel, ele ficou grudado na placa. Saiu apenas uma camada, e outra ficou grudada no toner. Tive que tirar usando água e passando o dedo. Cheguei à conclusão de que o papel que eu estou usando é ruim para esse tipo de coisa, já que até com o método da acetona eu estou tendo muita dificuldade.

Por incrível que pareça, meu melhor resultado até agora foi com acetona e papel sulfite mesmo! Consegui transferir esse layout desse jeito Cheesy.

A temperatura do ferro está suficientemente alta? Está parecendo que o toner não está fundindo por completo.

Para criar ranhuras no cobre, uma esponja de aço seca basta. Uma dica que te dou é deixar umas bordas no papel fotográfico para facilitar a remoção (deixar umas abas para fazer o peel off).

Sobre a corrosão no alumínio, qual corrosivo ou oxidante você está usando?
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« Responder #12 : 16 de Abril de 2015, as 13:17:04 »

Temperatura do ferro no máximo. É o papel mesmo que está grudando na hora de remover, as falhas de transferência de toner foram poucas.
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Sergiodam
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« Responder #13 : 16 de Abril de 2015, as 17:26:25 »

Cheguei à conclusão de que o papel que eu estou usando é ruim para esse tipo de coisa, já que até com o método da acetona eu estou tendo muita dificuldade.

Isto que o Marcão comentou eu tive oportunidade de comprovar. Existem glossy papers de características diferentes. Certa vez em que meu glossy acabou eu trouxe do meu trabalho uma folha para fazer uma transferência que não podia esperar. Notei que ele "agarrava" mais a película do que aquele que eu costumava usar. Então é possível que a qualidade do papel interfira sim. VOu procurar a caixa do meu papel e passar a marca aqui para o grupo, para quem quiser tentar. Outra coisa, que também foi dita, é a temperatura do ferro. Eu uso um Black&Decker daqueles bem baratos, e ponho a temperatura no ALGODÃO (acho que é a penúltima graduação). Menos que isso dá zebra. E o tempo de aquecimento do glossy sobre a placa. Se deixar tempo demais, notei que as trilhas ficam mais alargadas (espalhadas) e irregulares, provavelmente porque o calor excessivo deve tornar o toner menos espesso e ele fica mais suscetível à pressão que se aplica no ferro. E a pressão também é importante: não basta só passar o ferro ou deixar ele descansando sobre a placa. Tem que pressionar. A falta de pressão ou pressão irregular ao longo das partes da placa pode provocar falhas na transferência e obrigar o acerto com caneta de retroprojetor. É uma questão de prática... Já tem tempo que não produzo uma placa, mas a próxima vez que fizer uma vou ver se consigo filmar e postar aqui.


Quanto à pergunta do Thomas, não fica nada grudado na placa além do toner. Fica super limpo e a camada do toner transferido bem grossa; dá para perceber o relevo alto. O que é muito bom, pois a proteção à corrosão é perfeita.
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marcao_cfh
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« Responder #14 : 16 de Abril de 2015, as 17:46:41 »

O que eu usei eu não sei a marca, sei que a gramatura é 180. Um amigo que trabalha em gráfica trouxe umas folhas de glossy para mim e as folhas eram muito melhores que essa que eu usei. Foi a mesma coisa, fiquei sem folhas e com pressa, e acabei usando o que eu achei numa papelaria daqui.

Sergio, você já fez usando esse seu método mas deixando mais tempo no freezer? Será que muda alguma coisa?
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