rcustoms
Eu tenho seguido as postagens de seu amplificador aqui e no FSB.
A princípio concordo que, para iniciantes, um projeto mais simples é bem desejável.
Mas também concordo quando é dito , lá no FSB, que um projeto de amplificador SS, de média potência, que é o caso deste, tem que ter um mínimo de circuitos de proteção, para evitar uma série de imprevistos que possam acontecer.
Num amplificador desses, qualquer tipo de sobrecarga nos terminais de saída podem queimar os transístores de potência, e isso pode, por efeito cascata queimar todo o equipamento.
Esquema implementado:
Eu fiz um circuito de simulação desse amplificador e adicionei um circuito básico de limitação de potência, (circulado em verde no esquema), que deve atuar com valores de pico de corrente em torno de 8A ( potência máxima do amplificador com carga de 4 Ohms). Com esses valores , o limite de corrente para 100W em 8 Ohms não é prejudicado. (É claro que é necessária uma checagem de valores para um circuito real).
Outra coisa que é importante é o circuito de compensação de temperatura. Num transístor bipolar, o aumento de temperatura é acompanhado pelo aumento da passagem de corrente pelas junções, o que leva á queima do componente. Num equipamento de potência mais elevada isso pode acontecer em minutos, mesmo sem sinal aplicado. Nesse circuito o sistema de compensação de temperatura são os diodos D2 e D3. Porém para isso funcionar esses diodos tem que ter contato térmico pelo menos com o dissipador de calor dos transístores de saída. Mas isso não foi implementado nos layouts, o que é uma falha grave. No esquema, os diodos que deveriam estar acoplados ao dissipador aparecem circulados de vermelho.
Ainda falando nos diodos, a função que eles têm no circuito é fazer a polarização do BIAS dos transístores de saída. Se observarem o modo com que estão colocados os transístores, verão que eles estão em configuração Darlington, essa configuração necessita de aproximadamente 2,4V para que o os pares NPN/PNP Darlington funcionem em classe AB. Para ter essa tensão, seriam necessários 4 diodos em série. No circuito original aparecem apenas 2 diodos.
Isso fará com que os transístores 2SC5200 E 2SA1493 trabalhem em classe B, apresentando distorção de crossover, o que piora muito a resposta nos agudos e faz om que o amplificador apresente um som horrível em baixos volumes.
No esquema que eu apresentei foi adicionado um terceiro diodo, que reduz esses efeitos um tanto (não elimina), mas acredito que melhore um pouco a resposta. Eu tentei um circuito padrão de controle de BIAS regulável, mas não cheguei a um resultado satisfatório.
Também foram adicionados fusíveis nas linhas de +B e -B.
Abs