Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 02:38:46

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dynamic Overdrive comprimindo muito na clipagem.  (Lida 6346 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 05 de Abril de 2015, as 22:59:18 »

Olá pessoal!

Montei o famoso pedal Dynamic overdrive com este layout:

Funcionou tudo uma maravilha, exceto que em uma das posições da Chave, que seleciona as clipagens, fica um som que vai comprimindo muito e parece um fuzz..., isso é normal? achei que havia feito algo errado, mas não, aliás montei três vezes o mesmo layout..., alguém mais já montou este pedal?
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #1 : 05 de Abril de 2015, as 23:30:15 »

Em que posição da chave isto acontece?  Na posição dos leds?

Pelo que tive vendo, o esquema é praticamente o mesmo do Tube Screamer, com opção adicional dos leds, ou nada.  Praticamente só muda o valor de 3 componentes (2 resistores e um capacitor).

Ou seja, dá para montar esta versão em qualquer layout do Tube Screamer, e fazer só as modificações, da clipagem, e dos 3 componentes.  Desta forma, você monta o Tube Screamer, testa, e depois faz as alterações, e compara.
« Última modificação: 05 de Abril de 2015, as 23:34:47 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 05 de Abril de 2015, as 23:54:23 »

Em que posição da chave isto acontece?  Na posição dos leds?

Pelo que tive vendo, o esquema é praticamente o mesmo do Tube Screamer, com opção adicional dos leds, ou nada.  Praticamente só muda o valor de 3 componentes (2 resistores e um capacitor).

Ou seja, dá para montar esta versão em qualquer layout do Tube Screamer, e fazer só as modificações, da clipagem, e dos 3 componentes.  Desta forma, você monta o Tube Screamer, testa, e depois faz as alterações, e compara.

Realmente é o mesmo do tube screamer, é até incrível isso..., confesso que não me dei conta qual lado se é o direito ou esquerdo, se é nos Leds ou nos Diodos..., que fora que dei, desculpe..., hoje já está muito tarde para que eu mexa..., amanhã de manhã faço um teste rápido. Obrigado.

-----
Bom, a compressão muito alta e efeito de fuzz, aparece quando coloco a Chave na posição que seleciona os LEDS...,
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, as 10:37:07 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Splenic
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 4

« Responder #3 : 06 de Abril de 2015, as 14:04:28 »

No tube screamer quando se usa led, a distorção fica um pouco mais fuzzy, isso é a característica da retificação mesmo. Depende também das cores dos leds, se é alto brilho ou não, etc. Tenta outras opções, colocar mais leds, led com outros diodos, etc; para testar. Aí, você vai ter o resultado desejado. Isso, se não tiver nada de errado com o circuito ou com a montagem. Beleza.
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 06 de Abril de 2015, as 14:16:49 »

No tube screamer quando se usa led, a distorção fica um pouco mais fuzzy, isso é a característica da retificação mesmo. Depende também das cores dos leds, se é alto brilho ou não, etc. Tenta outras opções, colocar mais leds, led com outros diodos, etc; para testar. Aí, você vai ter o resultado desejado. Isso, se não tiver nada de errado com o circuito ou com a montagem. Beleza.

Obrigado Splenic..., o circuito está de acordo, apenas na parte da clipagem com leds está muito esquisito..., possivelmente são meus Leds que estão ruins, o pior é que eram os últimos dois leds de 2mm que eu tinha..., testarei com outras cores e tipos..., obrigado mais uma vez.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 06 de Abril de 2015, as 14:22:27 »

Se espaço não for problema, o que importa para a característica de clipping do led não é a dimensão dele (a lente plástica), mas muito mais a cor da luz emitida (que determina a tensão de corte do led). Se só tiver leds maiores, é só lixá-los até a lente ficar menor.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 06 de Abril de 2015, as 14:35:11 »

Se espaço não for problema, o que importa para a característica de clipping do led não é a dimensão dele (a lente plástica), mas muito mais a cor da luz emitida (que determina a tensão de corte do led). Se só tiver leds maiores, é só lixá-los até a lente ficar menor.

Lixar os Leds? xformer, confesso que esta é a primeira vez que ouço falar disso..., nem imaginava que dava para fazer isso, em capacitor cerâmico sei que dá..., mas vou experimentar e testar a sua dica..., mas uma coisa que veio em mente, é a possibilidade de que os Leds que coloquei, estivessem com muita diferença de um para o outro, mesmo sendo de mesma cor e tamanho..., talvez um emita menos luz que o outro, isso deve influenciar, não? mas testarei várias possibilidades, este pedal é muito bom. Obrigado.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 06 de Abril de 2015, as 14:40:27 »

Sim, o que envolve o led é apenas plástico transparente ou translúcido. A fonte de luz (o die) é apenas uma pequena pastilha quadradinha no meio de uma canequinha metálica envolta por plástico que forma a lente.  Se o uso do led for apenas pra gerar a queda de tensão ou clipping no circuito e não para gerar luz, a lente é desnecessária e pode ser diminuída (lixar é mais fácil do que tentar cortar).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 06 de Abril de 2015, as 14:49:07 »

Sim, o que envolve o led é apenas plástico transparente ou translúcido. A fonte de luz (o die) é apenas uma pequena pastilha quadradinha no meio de uma canequinha metálica envolta por plástico que forma a lente.  Se o uso do led for apenas pra gerar a queda de tensão ou clipping no circuito e não para gerar luz, a lente é desnecessária e pode ser diminuída (lixar é mais fácil do que tentar cortar).

Super interessante, jamais imaginaria isso, achava que o Led era todo o externo, quando na verdade é uma pequena pastilha, interessante..., deixarei no layout um espaço arranjado para testar várias possibilidades, dentre elas os Leds lixados..., obrigado pela explicação Xformer...,
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #9 : 06 de Abril de 2015, as 14:54:53 »

Não esqueça que o led lixado não vai fazer diferença nas características, apenas no tamanho físico dele.

Observe se os ledes estão em oposição, um ao outro.

Nas características do pedal, diz que os leds vão dar um som "Marshall".
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, as 14:57:03 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #10 : 06 de Abril de 2015, as 15:00:59 »

Não esqueça que o led lixado não vai fazer diferença nas características, apenas no tamanho físico dele.

Observe se os ledes estão em oposição, um ao outro.

Nas características do pedal, diz que os leds vão dar um som "Marshall".

Sim, estão exatamente como mostrado no layout..., e acredite, não chega nem perto de parecer com um Marshall.., provavelmente foi os Leds que utilizei, acabei reaproveitando eles..., de sucata..., era os únicos de 3mm que eu tinha..., testarei com outros, estou fazendo um Layout onboard dele..., já aproveitarei para fazer as alterações.
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #11 : 06 de Abril de 2015, as 15:44:58 »

Já que esta funcionando, é melhor fazer os testes para ver se agrada, antes de fazer o layout.  Já que aqui no forum existem vários layout on board para o Tube Screamer que é o mesmo circuito.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #12 : 06 de Abril de 2015, as 16:02:52 »

Já que esta funcionando, é melhor fazer os testes para ver se agrada, antes de fazer o layout.  Já que aqui no forum existem vários layout on board para o Tube Screamer que é o mesmo circuito.

Então, o problema maior é que no que já está montado, ficaram muitos Fios e pouco espaço, e já fiz várias soldagens, resumindo, uma "caca", e complicada de ficar mexendo, estou fazendo o layout do tube screamer mesmo, para uma caixa que tenho aqui, claro, já adicionando as modificações referentes ao Dynamic Overdrive..., mas já estou pensando em uma outra coisa, jogar tudo na protoboard e ver o que consigo alterar a mais..., e incluir no layout. abraços.
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #13 : 06 de Abril de 2015, as 16:20:03 »

Mallermb, Já que está  disposto a fazer testes, te peço que faça um no circuito que já  esta montado.

Baseado no circuito que você postou acima, corte os leds do lado direito da chave, e este lado cortado dos leds, solde um fio para o terra.  Veja se o resultado é melhor.  Poste os resultados.
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #14 : 06 de Abril de 2015, as 16:24:39 »

Mallermb, Já que está  disposto a fazer testes, te peço que faça um no circuito que já  esta montado.

Baseado no circuito que você postou acima, corte os leds do lado direito da chave, e este lado cortado dos leds, solde um fio para o terra.  Veja se o resultado é melhor.  Poste os resultados.

Farei isso Alfredo, obrigado!

-----
Alfredo, acabou que nem precisou fazer este teste, descobri o problema..., e era um dos Leds..., acabei trocando eles por dois leds verdes, e funcionou perfeitamente..., (preciso urgente fazer um estoque de leds),  este pedal é maravilhoso, em qualquer posição da chave..., obrigado Alfredo e todos que também ajudaram.
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, as 17:02:05 por Mallermb » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: