Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 04:26:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super RVIII - Mutantes!  (Lida 51797 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #90 : 25 de Agosto de 2013, as 18:42:14 »

Mr. Bossman

Eu não escreví que BC109"C" não existe (ou existia) eu escreví que nunca ví um com esse sufixo.

Mas que ele existia, isso é certo.

Veja as curvas de hfe para VCE de 5V e 10V para a família BC107/8/9 (A/B/C) retirada de um data handbook dos criadores desses transistores, a Philips.....

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/bc_1.jpg

e os parâmetros h...

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/bc_2.jpg

Note que nas condiçoes de operação tipicas da maioria dos fuzz/Overdrive que eventualmente utilizem BC109, que é totalmente indiferente usar esse ou o BC108C.

Para quem gosta de brincar com fuzz/overdrives, esse circuitinho pode guardar gratas surpresas, uma vez que é facílimo alterar o ganho total do sistema.


abraços

Guilherme
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #91 : 15 de Novembro de 2013, as 21:55:50 »

Olá, pessoal.
Montei o projeto da Madbean baseado no fuzz dos Mutantes (é o que eles chamam de Deadpool). Funcionou e é muito interessante.
O caso é que me empolguei e tentei espremer o bichinho numa 1590A. Talvez por causa disso esteja apitando quando o volume passa das 11h. Até chegar nesse ponto está com um timbre maravilhoso e bem hi gain. Daí pra frente fica chiado como um rádio de ondas curtas  Cheesy . Na verdade, nem precisaria usar o pot além das 11h, pois já é bem alto. Já conferi a placa e tá tudo certinho. Usei transistores 3565 e o C6 usei um 1uF NP de poliester. D1 e D2 usei os BAT41. Alguma dica do que pode ser feito para resolver o apito depois das 11h no pot de volume? Será mesmo por conta do aperto da 1590A sem usar os fios blindados?
O projeto da madbean é este http://www.madbeanpedals.com/projects/Deadpool/docs/Deadpool.pdf
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #92 : 16 de Novembro de 2013, as 11:03:04 »

Separe os fios de entrada e de saída.  Você deve ter prendido todos juntos.  Tem fotos?
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #93 : 16 de Novembro de 2013, as 13:31:30 »

Olá mestre Adiel!

Eis algumas fotos.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Legal!
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013, as 13:49:48 por Sergiodam » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #94 : 16 de Novembro de 2013, as 13:54:59 »

Sergio, nessas montagens com a 1590A, você deve usar fios bem mais finos, e separar bem, fisicamente, o fio da entrada do da saída, para evitar que o circuito, que é de algo ganho, entre em oscilação, gerando o apito.  Está bem fácil de fazer isso, pois a placa ficou bem montada e está com o perfil baixo.  Veja se os terminais do potenciômetro estão perto de um sinal mais fraco, também, o que pode fazer com que tudo oscile.

O seu pedal está ficando muito bacana, parabéns!   Bravo
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #95 : 16 de Novembro de 2013, as 14:01:37 »

Obrigado, Adiel... Vou seguir seu conselho e tentar uma rearrumação melhor dos cabos. Como não tenho mais finos, vou tentar com estes mesmos. É que esse projeto não foi criado pra essa caixinha... Tive que roer a plaquinha ao máximo para poder viabilizar. Confesso que foi pura teimosia da minha parte...  Cheesy Seria legal ter um layout integrado pra montar esse Mutante na 1590A   Roll Eyes .

Mãos à obra! Depois comento o resultado..

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #96 : 16 de Novembro de 2013, as 14:29:49 »

Teimosia é o meu nome do meio...   Cheesy

Eu tive que usar fios rígidos no Ultra Flanger, daqueles finos de cabos tripolares de parabólica.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #97 : 16 de Novembro de 2013, as 22:12:46 »

Reportando:
Fiz uma nova arrumação de modo a separar ao máximo os fios de in e out. Melhorou muito. Mas ainda ficou um pouquinho de ruído, sendo que agora por volta das 3:00. É sinal de que o caminho é esse mesmo: arrumar melhor os cabinhos.
Minha próxima tentativa será desencaixotar tudo e refazer toda fiação, de um modo um pouco mais "planejado". Tô levando fé, mestre Adiel.
Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #98 : 16 de Novembro de 2013, as 23:19:46 »

Sergiodam você montou com as mods sugeridas no layout? Estou na dúvida se monto o do Viagem ou o do Madbean... A segunda chavinha ao que me parece serve para ligar ou desligar a mod do pot de fat do layout? É isso né? Abraço
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #99 : 16 de Novembro de 2013, as 23:31:06 »

Sergiodam você montou com as mods sugeridas no layout? Estou na dúvida se monto o do Viagem ou o do Madbean... A segunda chavinha ao que me parece serve para ligar ou desligar a mod do pot de fat do layout? É isso né? Abraço

Montei exatamente como está, com as mods sugeridas. A segunda chavinha (COMP) funciona em conjunto com o pot FAT, sim.
Oh, dúvida cruel!!! Viagem ou Madben?  Cheesy 
Não sei se ajuda na dúvida; mas eu montei o do Madbean porque já tinha o layout impresso aqui à mão e porque não tinha reparado que o Viagem tinha preparado um layout desse fuzz. Já montei um outro pedal com projeto do Viagem há um tempinho e gostei bastante do resultado.

Boa sorte no seu projeto! 
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #100 : 18 de Novembro de 2013, as 09:12:51 »

Sergiodam você montou com as mods sugeridas no layout? Estou na dúvida se monto o do Viagem ou o do Madbean... A segunda chavinha ao que me parece serve para ligar ou desligar a mod do pot de fat do layout? É isso né? Abraço

Eu acho que o layout do Madbean tem mods diferentes. O layout que eu montei foi baseado nas mods sugeridas pelo autor do projeto. Você tem que ver quais mods te agradam mais.
Abraço
Registrado

Guitar Craft
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #101 : 18 de Novembro de 2013, as 13:07:24 »

Vou no original do Claudio César! Sei lá, mas acho mais interessante a mod dos diodos... Se me lembro direito no documento original é usado um pot de 47K não é?
Abraço
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #102 : 18 de Novembro de 2013, as 16:39:14 »

Se me lembro direito no documento original é usado um pot de 47K não é?


É um 47k B, sim. Acho que não se encontra mais com esse valor, vai ter que ajustar com um resistor ou usar o mais próximo.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #103 : 18 de Novembro de 2013, as 16:47:00 »

Gente a maioria dos pots bons (imagina os ruins) tem 10% de tolerância, isso quer dizer que um pot de 50KB pode ir de 45K até uns 55K de valor real, da mesma forma que os originais iriam de uns 44K até uns 50K no mínimo.

Não vale nem a pena se preocupar com tão pouca diferença, porque tanto usando os 47 quanto os 50, para se ter o valor absoluto exato, precisaríamos comprar algumas "muitas" unidades a mais.

Por isso temos que sempre prestar atenção na tolerância dos componentes e se possível aferir sempre o seu valor real antes de inserirmos no circuito.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #104 : 18 de Novembro de 2013, as 19:36:24 »

Gente a maioria dos pots bons (imagina os ruins) tem 10% de tolerância

To com uns CTS aqui de 250k em tese que estão dando até 210k !!!  Cry
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal