Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 10:16:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Help me! Amp valvulado não sai som!  (Lida 9691 vezes)
JNascimento
Visitante
« : 03 de Abril de 2015, as 15:26:37 »

Galera, é o seguinte, é um copy do Tiny Terror com uma 6bq7 na inversora, uma 6np2 no pré!
O power fica por conta de duas EL84, ele possui chave de atenuação no próprio secundário do transformador de força.

Peguei ele com alguns problemas, cujos foram sanados, porém troquei de chassi e os problemas começaram.

Não sai som, mas os pinos 7 das EL está normal a tensão, os pinos 4 e 5 estão normal os 6,3v, os diodos da fonte a tensão fica por volta de 325v em 15w na atenuação e 127v na atenuação em 7w.

Peço a ajuda de todos.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 03 de Abril de 2015, as 16:05:08 »

Se você trocou o chassi, então desmontou o amplificador. Pegue o esquema do Tiny Terror e verifique todas as ligações e fios.
Pelo menos você tem um gerador ou injetor de sinais ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JNascimento
Visitante
« Responder #2 : 03 de Abril de 2015, as 16:18:05 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, as 16:25:50 por xformer » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #3 : 03 de Abril de 2015, as 16:56:46 »

Repita a sua última mensagem sem qualquer abreviação ou termos que possam ser considerados internetês.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você tem quase 100% de chance de ter feito alguma coisa errada quando montou novamente o circuito. Batendo Cabeça
Faça uma verificação bem rigorosa na sua montagem, comparando o tempo todo com o esquema.

Caso não consiga encontrar o defeito, tire algumas fotos do circuito. Com boas fotos é muito grande a chance de alguém descobrir onde o som não passa.

Benvindo ao Fórum. Legal!
Visitante
« Responder #4 : 03 de Abril de 2015, as 19:28:57 »

Repita a sua última mensagem sem qualquer abreviação ou termos que possam ser considerados internetês.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você tem quase 100% de chance de ter feito alguma coisa errada quando montou novamente o circuito. Batendo Cabeça
Faça uma verificação bem rigorosa na sua montagem, comparando o tempo todo com o esquema.

Caso não consiga encontrar o defeito, tire algumas fotos do circuito. Com boas fotos é muito grande a chance de alguém descobrir onde o som não passa.

Benvindo ao Fórum. Legal!

Então, eu resolvi o problema de não sair som! Porem agora ele fica bem baixinho com muito chiado!
Imagino que possa ser uma das válvulas de pré! A 6n2p esta com um dos filamentos soltos, vou aguardar chegar a nova da altana tubes e ai atualizou a galera! Mas já Adianto que está vazando 220v pro chassi! Coisa de louco!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #5 : 03 de Abril de 2015, as 20:03:40 »

Então, eu resolvi o problema de não sair som! Porem agora ele fica bem baixinho com muito chiado!
Imagino que possa ser uma das válvulas de pré! A 6n2p esta com um dos filamentos soltos, vou aguardar chegar a nova da altana tubes e ai atualizou a galera! Mas já Adianto que está vazando 220v pro chassi! Coisa de louco!

JNascimento, está vazando 220v para o Chassi? TOME MUITO CUIDADO, e pelo que dá para perceber, se está vazando 220v pelo Chassi, pode ser que o circuito de terra nem esteja aterrado ao Chassi, pois se estivesse acredito que teria dado um belo de um estouro ou explosão..., reveja tudo com muita atenção e cuidado, seguindo um esquema confiável..., aliás, antes de pensar em ligar, meça tudo antes de ligar, se não existe nada em curto, se os Capacitores não estão invertidos, etc..., TODO CUIDADO É POUCO.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
JNascimento
Visitante
« Responder #6 : 03 de Abril de 2015, as 21:05:17 »

JNascimento, está vazando 220v para o Chassi? TOME MUITO CUIDADO, e pelo que dá para perceber, se está vazando 220v pelo Chassi, pode ser que o circuito de terra nem esteja aterrado ao Chassi, pois se estivesse acredito que teria dado um belo de um estouro ou explosão..., reveja tudo com muita atenção e cuidado, seguindo um esquema confiável..., aliás, antes de pensar em ligar, meça tudo antes de ligar, se não existe nada em curto, se os Capacitores não estão invertidos, etc..., TODO CUIDADO É POUCO.

Então, não tem nada em curto, porém a chave que usei é uma toda em metal, da mar-girus, creio que ela possa estar fazendo isso acontecer!
Não há curto algum, o som está bem baixinho, aterrei o chassi e mesmo assim o problema persiste, não deu estouro nenhum, e a lâmpada em série nem ascende! Mas a chave teste ascende ao encostar, e o multímetro não marca nada, só minha chave teste digital!
Ela marca entre 110 e 220...
Ainda vou resolver isso!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 03 de Abril de 2015, as 21:40:37 »

Chave teste não é confiável para esse tipo de medição. Existem muitos modos de se fazer testes confiáveis, e a chave não é um deles.
Utilize o multímetro, como voltímetro para testes de tensão, e como ohmímetro para testes de continuidade ( com o amplificador desligado nesse caso).

Você disse que talvez uma válvula de pré esteja ruim, sem ela o amplificador ainda apresenta ruídos? (Claro que o sinal não vai passar).

Boa sorte.
Visitante
« Responder #8 : 03 de Abril de 2015, as 21:56:40 »

Chave teste não é confiável para esse tipo de medição. Existem muitos modos de se fazer testes confiáveis, e a chave não é um deles.
Utilize o multímetro, como voltímetro para testes de tensão, e como ohmímetro para testes de continuidade ( com o amplificador desligado nesse caso).

Você disse que talvez uma válvula de pré esteja ruim, sem ela o amplificador ainda apresenta ruídos? (Claro que o sinal não vai passar).

Boa sorte.

Matec meu brother, o problema é o seguinte, quando eu deligo a chave de força do amplificador, do nada aparecem 220v na carcaça, e mesmo aterrada, não fecha curto.
Quando eu tiro essa válvula defeituosa o ruído para, simplesmente some.
E as válvulas do power quando "cutuco" com a chave teste o pino 7 (EL84 - pino de saída) se ouve um "paac" bem baixinho, talvez essas válvulas estejam saturadas/cansadas, pois quando esse amp chegou pra mim, elas estavam quase explodindo, ascendendo mais que brasa no fogo!

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #9 : 03 de Abril de 2015, as 23:00:48 »

quando eu deligo a chave de força do amplificador, do nada aparecem 220v na carcaça, e mesmo aterrada, não fecha curto.

Opa! Você disse que o aterramento está conectado ao chassis. Isso é correto.

Mas a tomada tem aterramento real, ou você ligou numa dessas réguas de computador? Se fez isso, é a régua que está mandando pro chassis uma tensão ac alta.

O aterramento só é mesmo eficaz quando todo o circuito da casa é aterrado realmente ao solo, e também conectado ao neutro da instalação elétrica.

Fora disso, é melhor não utilizar réguas com filtro de linha.

Abs
Visitante
« Responder #10 : 03 de Abril de 2015, as 23:03:30 »

...e a lâmpada em série nem ascende!...
A lâmpada não sobe? Então ela está defeituosa...

Mas a chave teste ascende ao encostar...
A chave sobe quando você encosta? Que coisa mais sexual... Smiley

...talvez essas válvulas estejam saturadas/cansadas, pois quando esse amp chegou pra mim, elas estavam quase explodindo, ascendendo mais que brasa no fogo!
Não acho que estejam saturadas e sim cansadas de tanto subir (embora você não tenha informado para onde elas estavam subindo....)
Visitante
« Responder #11 : 03 de Abril de 2015, as 23:08:25 »

É o seguinte, eu não aterrei a tomada, nada é aterrado, eu apenas liguei na lâmpada em série, me refiro ao aterramento do amplificador em si, ele joga 220v na carcaça do nada, basta eu desligar a chave on/off e o problema da fase no chassi começa!
B+ está ok, capacitores ok, resistores ok, diodos de retificação ok, porém além desse problema o amp só fica com chiado e som muito baixinho no volume máximo!
Vou testando outras possíbilidades e conferindo até ter novidades!

E só escapa essa voltagem quando desligo a chave, as lâmpadas em série estão todas ok, tudo em ordem!
Só não entendo, nunca vi isso antes, coisa de louco, tchê!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #12 : 03 de Abril de 2015, as 23:21:56 »

Então, como você já disse antes, pode ser problema nessa chave liga/desliga , em que um dos pólos pode estar encostando na carcaça.

Faça um teste.

Deslige o amplificador , desligue o plug da tomada da força, solte a porca da chave liga/desliga. Desencoste a chave liga/desliga do chassis (não dessolde os fios).

Agora somente recoloque o plug na tomada na força, (chave desligada) e verifique se o chassis parou de dar tensão.

Abs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #13 : 03 de Abril de 2015, as 23:29:03 »

Matec, a minha suspeita era justamente isso, Além do Chassis não estar aterrado, está com alguma linha de tensão +B encostando ou ligada na carcaça..., PERIGOSO.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #14 : 03 de Abril de 2015, as 23:32:39 »

O 1º erro que eu vejo na sua montagem é o fato da voltagem cair de 325v em 15w na atenuação para 127v na atenuação em 7w, quando a 7W a voltagem deveria marcar em torno de 230 a 250V e não menos.

Inclusive esse valor de 127V é suspeito, porque seria igual ao da rede elétrica.
Será que um fio do primário do transformador de força não estaria ligado de forma errada ou mesmo encostando no chassis?

Qual é a voltagem da sua rede elétrica, 110 ou 220V?

A principal função do aterramento é eliminar o ruído "humm" do amplificador, principalmente valvulado, mas, mesmo sem aterramento esse amplificador funciona a volume normal.

E, nenhum dos 2 fios da rede elétrica devem ser ligados ao chassis.
Eles devem ser ligados somente aos fios do primário do transformador de força.

« Última modificação: 03 de Abril de 2015, as 23:35:43 por Ramsay » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: