Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 22:07:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Dúvida] Brown Sound, Marshall mod para EVH  (Lida 6393 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 31 de Março de 2015, as 23:40:25 »

Esses tempos atras eu estava lendo em algum forum gringo sobre uma mod um tanto quanto diferente que seria uma das modificações do amplificado do Eddie Van Halen, ontem eu lembrei do tópico e resolvi procurar, mas não achei, mas achei a página abaixo que é sobre o tópico quem questão.

http://www.twistyneck.net/cm.html

O tópico que acabou se perdendo ou deixou de existir, dizia que foi instalado um resistor de alta dissipação e resistência relativamente baixa (470r - 1,5K) entre os 2 terminais do primário do transformador de saída, os terminais que são conectados aos pinos "3" das válvulas de saída, o objetivo é criar um tipo de atenuador de potência mas não da forma que já conhecemos, o variac era regulado para baixar a tensão ac em 90, 92 volts, é bom lembrar que nos USA a CA alterna em 60 hz.

Modificação básica:


O cara colocou alguns resistores de valores variados e usou um discipador bem grande:


Apesar de não achar o tópico original que eu li a algum tempo atras, no forum jemsite um cara com o codinome Jimi da uma pista que faz algum sentido:

The "resistor mod"[21]performed on the amp was the inclusion of a very high wattage (and thus physically large) resistor that was placed in between the output transformer primaries (pins 3) of the inner two output tubes of Eddie Van Halen's amp. This not only greatly reduced the volume, it also dramatically changed the tone and was responsible for the unprecedented amount of distortion from the power tubes that can be heard from the amp. This modification was also the reason for the large amount of power tube and output transformer failures that Eddie Van Halen's amp has become famous for. Several pictures exist today of Eddie's amp in the club days with a large resistor hanging out the back. By using a variac to lower the plate voltage being sent to the output tubes, less stress was placed on the tubes and therefore reduced the incidence of tube failure.

Resumidamente ele diz que o resistor reduz o volume do amp mudando drasticamente o timbre do amplificador, entretanto, esta modificação estressa as válvulas do power por isso evh era obrigado a trocar com frequência as válvulas, para diminuir o stresse das válvulas Eddie passou a usar um variac para diminuir a tensão sobre as válvulas garantindo uma sobrevida.

Você pode ler o texto tópico na integra aqui: http://www.jemsite.com/forums/f35/how-to-get-the-brown-sound-64957-2.html

Se isso for verdade, o objetivo de usar o variac no amp de evh não era pra atenuar a potencia do amplificado e sim proteger as válvulas, mesmo assim o variac reduz ainda mais o volume, parece que evh desde o início queria usar o seu Marshall como um pedal.

Bom... Não tenho dificuldade com inglês, mas intendo muito pouco de válvulas, gostaria de fomentar uma conversa sobre o assunto, queria saber se isso realmente funciona?



Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 01 de Abril de 2015, as 08:46:43 »

Eddie,

O único detalhe que passou não dito na fórmula do brown sound, e que eu tenho lido em outros artigos, é que o Van Halen tinha o bias das válvulas de potência muito alto, elas trabalhavam muito quentes (nos dois sentidos, temperatura e ganho alto) e é por isso também que as coitadas não aguentavam o "tranco" por muito tempo.


Abraços.
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, as 08:57:43 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.287

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 01 de Abril de 2015, as 09:21:46 »

O que eu entendo do funcionamento dessa modificação é que o resistor diminui a corrente puxada por uma das metades do primário do transformador, de forma que o resultado no secundário seja maior do que zero (mas abaixo do que se não tivesse o resistor). Veja que nesse caso, cada válvula, no seu momento de condução, puxa corrente através das duas metades do primário (só que desbalanceadamente por causa do resistor). Isso muda a reta de carga (diminui a impedância vista pela placa ao B+) e faz mais corrente passar pela válvula, alterando sim o timbre.
Na verdade é um desperdício: usa mais corrente em cada válvula e produz menos potência de saída.

Se ao invés de um resistor fosse um fio, como as correntes nas duas metades do primário seriam teoricamente iguais, elas cancelariam o sinal na saída (mesmo porque os extremos do primário estariam em curto).  Mas mesmo assim, cada válvula estaria conduzindo mais corrente do que no modo normal, sem produzir nada na saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 01 de Abril de 2015, as 10:18:06 »

Ferro_Velho

      Já havia lido isso também, sobre o bias, mas também li em uma entrevista que um dos técnicos pegou o amp dele pra fazer uma manutenção preventiva, trocar fios que estavam muito ressecados e tal, mas o amp não voltou com o mesmo timbre (o timbre do VH 1 e 2)... e aí algo se perdeu que ninguém mais sabe ao certo, algum elemento dessa equação deixou de existir.

      Tem um handmaker brasileiro que jura que o segredo estava no OT, que bogner teria substituído o OT e o amp voltou a ser o santo graal, o timbre estaria registrado no disco balance, mas evh já estava usando os amps 5150, não sei em que ponto tudo isso é boato, tem uma entrevista na guitarworld.com que ele diz que o amp nunca foi modificado, mas ele se contradiz em outras entrevistas, a real: nunca vamos saber totalmente.



xformer

      Se tudo isso for verdade, aparentemente evh estava tentando reduzir o volume do amp mantendo o timbre (acredito que para gravar) mas até o momento (anterior a 78) não existiam os atenuadores, talvez ele mesmo tenha colocado o resistor no OT, mas talvez não tenha atenuado o suficiente, então usou um variac, mesmo assim pode ter soado alto para o gosto e padrões da época, mas havia conseguido uma quantidade de drive e timbre sem precedentes! Então o famoso Bob Bradshal criou um dispositivo pra que evh pudesse plugar na saída do amp, passar o sinal do amp por outros efeitos e reamplificar, para este fim ele usava amps SS com caixas 4x12 com falantes de guitarra. O que tem nesta caixa? Certamente uma carga fantasma e possivelmente um potenciômetro pra controlar o volume.

      Mas voltando ao assunto, e se usarmos uma estratégia diferente? Se usarmos 3 resistores, 2 em série com as placas das válvulas e 1 em paralelo com o primário do OT?

Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 01 de Abril de 2015, as 12:15:43 »

Os anos 60-70 foram os anos do surgimento do "Guitar Hero", e os que tinham algum segredo, algum truque que os diferenciasse, guardavam esse detalhe a sete chaves, a competição era feroz e os egos eram enormes. ( hummm, eram?)

O próprio Eddie, no começo e por sugestão do irmão Alex, tocava as partes de tapping de costas para a plateia, para que ninguém soubesse como ele fazia aquilo.

Então os detalhes sobre o equipamento usado também eram guardados e muitas das informações são propositalmente mentirosas.

Depois, nos temos os tempos de muita cana e drogas, onde o que ele falava também era contraditório por razões óbvias.  Cheesy

E para completar, tem aquela estória de que o som esta nas mãos e cabeça do guitarrista, então mesmo com o mesmo equipamento ninguém vai soar exatamente como ele.

Mas pelo pouco que eu conheço das manhas de valvulados, a B+ mais baixa contribui muito para o brown sound, e o truque de usar o primeiro amp como se fosse um pedal empurrando um segundo power amp (somando-se as saturações das duas seções de válvulas de potência) também pode ser válido.  


Abraço.
  
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, as 12:25:46 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.287

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 01 de Abril de 2015, as 18:09:24 »

     Mas voltando ao assunto, e se usarmos uma estratégia diferente? Se usarmos 3 resistores, 2 em série com as placas das válvulas e 1 em paralelo com o primário do OT?

Menos potência será transferida ao secundário, já que vão haver perdas nos dois resistores ligados em série com as placas (é o mesmo efeito da resistência do fio do enrolamento do primário), além disso modifica a reta de carga (que será mista de indutiva e resistiva). Novamente, é desperdício de energia ...  Como diria o Eduardo, usar um caminhão pra carregar as compras do supermercado.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, as 17:46:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187



WWW
« Responder #6 : 02 de Abril de 2015, as 22:49:59 »

Esse cara achou um jeito bem fácil de tirar o "Brown Sound" - https://www.youtube.com/watch?v=EwH4MYins3M

Mas falando mais sério, já vi muitas pessoas tentando chegar nesse som, e pelas palavras do próprio EHV, ele simplesmente usava o amp com tudo no máximo.

Acho que se a idéia é de se ter esse som com menos volume, as principais opções são:

- Isocab (gabinete com isolamento de som para gravação);
- Atenuador (como o HotPlate por exemplo);
- transformador de força com taps para o HT (como nos amps Orange);
- Pré e Inversor de Fase iguais ao do amp original, mas com válvulas de potência menor (mais ou menos a idéia do JCM800 com 25L6 aqui do site);
- Um pedal/preamp emulador, como os circuitos do Runoffgroove (já viram o Thunderbird? o som ficou bem bacana!).
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 04 de Abril de 2015, as 09:43:08 »

O power scaling é só 1 dos elementos da mistura, já fiz teste baixando o B+, mas nem de longe deu o mesmo timbre, e se fosse o caso, amps fender em comparação aos marshall, deveriam ter uma distorção mais interessante... mas não da pra afirmar isso, alguns amps fender chegam a ter o B+ com metade da tensão de alguns Marshall, e o lead de evh tinha válvulas 6l6 assim como os fender.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #8 : 04 de Abril de 2015, as 19:43:34 »

Olha o que ele diz: "the song starts on your fingers." 5':22" (https://www.youtube.com/watch?v=YVdryLntfD8&feature=youtu.be&t=4m36s)

Ele é muito claro e consistente (pelo menos nas que eu vi).

Nesta entrevista, https://www.youtube.com/watch?v=Sl59RPs7PiI

muito boa e empolgante, ele fala mais sobre o assunto (21:00):

Ele explica que tudo começou quando ele comprou um Marshall muito barato que não funcionava, uma vez que era 220V. Que após ele esperar um tempão para esquentar, o som que ele fazia agradava!

Depois ele exprimentou os dele com um VARIAC. O resto é história!

A verdade é que ele alimentou tudo com menos tensão! Não é o B+ apenas, mas tudo, pré, filamento, etc. Pela receita, Brown Sound é uma coisa fácil de conseguir! Mas difícil de ter uma chave "on/off"!

[off topic mode: on]

Um outro assunto da entrevista acima, que me faz gostar MUITO dela é a natureza americana dela! Ele saúda, corretamente, a vitória. As pessoas que desbravam sua própria sorte!

Se fosse no Brasil - imagina ele no Faustão - iam perguntar a ele sobre as mulheres que ele comeu, o cancer que ele superou, e os milhões que ele ganhou (sem falar do amigo da escola que ia aparecer no final).

Lá eles querem saber: Van Halen como foi que você modificou a história da guitarra elétrica? Como você ousou mudar a forma como as pessoas tocam guitarra? Por fim, como a gente pode tentar fazer o mesmo?

[off topic mode: off]
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fhn_lopes
Visitante
« Responder #9 : 14 de Janeiro de 2016, as 09:30:31 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 09:42:42 por xformer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal