Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 01:32:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [AJUDA] fender frontman  (Lida 6800 vezes)
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« : 28 de Março de 2015, as 18:53:32 »

Olá!
Tenho um fender frontman 15r, amplificador excelente. Me acompanha desde que comecei a tocar e semana passada ele morreu  Cry
Desde então estou investigando o que houve e não consegui achar o problema. Ai venho recorrer aos mais experientes  Roll Eyes
Seguinte. Ele queimou o fusivel de 500mA e troquei e queimou de novo. Sei que é errado mas troquei o fusível por um de 1A pois estava desesperado então ele ficou só fazendo aquele zumbido e o led liga não acende.
Daí abri para olhar e notei que os diodos do retificador estão aquecendo muito e na saída deles tem apenenas 3v se olhei certo. Medi os diodos e parecem estar normais também, no transformador medi a resistência e deu até baixa então não deve ter queimado e medi a tensão na saída deu 3,1V e 6,2V nas extremidades. Se não me engano seria 23 centr/extremidade.
Provavelmente vocês já viram algo parecido... O que pode ser? Se for o transformador, qual marca vocês indicam?
Ficar sem amp em epoca de feriado é deprimente. Cry
« Última modificação: 28 de Março de 2015, as 19:06:08 por Henrique » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 28 de Março de 2015, as 19:04:19 »

Para ter a certeza se os Diodos estão bons, procure dessoldar uma das Perninhas, meça novamente..., quanto ao Transformador, é sempre bom usar o original, ou mandar enrolar de novo a etapa queimada, isso se de fato queimou..., teste os Capacitores da Fonte e resistores da Fonte, procure por curtos também..., veja se o circuito integrado e componentes da etapa de saída estão bons..., seria bom dessoldar o secundário do Transformador também, e testar para ver se está ok..., o fusível de 500ma neste amplificador é para tensões de rede entre 220v e 240v..., e 1a para rede de 100v até 120v..., isso de acordo com o esquema...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #2 : 28 de Março de 2015, as 19:07:29 »

Medi aqui e editei. Acha que pode estar?
É mesmo. Quando chegar em casa vou desoldar pra medir.
« Última modificação: 28 de Março de 2015, as 19:26:21 por Henrique » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 28 de Março de 2015, as 21:39:56 »

Percebi que faltaram algumas informações..., por exemplo:

Como ele veio a apresentar problemas? estava tocando normalmente e de repente pifou?
Houve algum barulho, estouro, estalo no momento que apresentou o problema?
Sentiu algum cheiro de queimado quando apresentou o problema?
Algum de seus equipamentos entrou em curto antes dele pifar?
Houve algum Raio, tempestade ou coisa do tipo quando estava tocando?
A energia caiu por algum motivo?
Tinha muita coisa ligada na mesma Tomada?

Enfim, são informações que são cruciais na maioria das vezes, Fotos internas do lado dos componentes e lado da solda também ajuda bastante, de preferência em boa ou ótima resolução. Abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #4 : 28 de Março de 2015, as 22:49:09 »


Como ele veio a apresentar problemas? estava tocando normalmente e de repente pifou?
Tocando normalmente, parei de tocar para ligar a interface e quando fui ver tinha pifado.

Houve algum barulho, estouro, estalo no momento que apresentou o problema?
Não sei pois estava sem fone na hora.

Sentiu algum cheiro de queimado quando apresentou o problema?
Não mas durante os testes senti cheiro.

Algum de seus equipamentos entrou em curto antes dele pifar?
Dois fusiveis queimaram. Mas meus pedais que estavam ligados na mesma fonte estão normais.

Houve algum Raio, tempestade ou coisa do tipo quando estava tocando?
A energia caiu por algum motivo?
Não


Tinha muita coisa ligada na mesma Tomada?
A fonte com meus pedais.
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 259

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 63



« Responder #5 : 28 de Março de 2015, as 23:00:53 »

Estava sem o fone?

Estava desconectado? Tem risco dos terminais terem encostado um no outro?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 28 de Março de 2015, as 23:18:13 »

Ok, você comentou também que a tensão após os Diodos era muito baixa, em torno de 3v, correto? bom, logo após os Diodos é para ter uma tensão por volta de 25v, ou 27v..., o que leva a crer que são os Diodos o problema, mas eu verificaria tudo da Fonte..., especialmente os Capacitores, tem que ver as Trilhas por baixo da Placa para ter uma noção do estado..., e se nada está em curto..., as vezes você teve sorte de queimar apenas o fusível e os diodos..., e você também comentou que quando liga faz um barulho contínuo do tipo zunido..., isso a meu ver é curto, provavelmente dos diodos..., tem como postar umas Fotos?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #7 : 28 de Março de 2015, as 23:30:06 »

Mallermb

Obrigado pela disposição em ajudar!

Medi o transformador aqui e está normal. 18/18/36v
Amanhã posto fotos pois umas das chaves que precisa para soltar a placa terei que pegar emprestado estou soltando os terminais por um espaço na lateral da bandeija  Cheesy
Os diodos podem entrar em curto sem mais nem menos ou é um problema que acarretou isso?


Ruy

Eu liguei a saida dele na interface aí o som dele sai pelo retorno dela, que tinha um fone e eu não estava com ele no ouvido quando o amp parou subitamente. E, os amps fender são muito bem construídos difícil encostar terminais e dar algum curto. Ele estava conectado na saída auxiliar de uma landscape ps18.
« Última modificação: 28 de Março de 2015, as 23:32:34 por Henrique » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 29 de Março de 2015, as 00:04:15 »

Mallermb

Obrigado pela disposição em ajudar!

Medi o transformador aqui e está normal. 18/18/36v
Amanhã posto fotos pois umas das chaves que precisa para soltar a placa terei que pegar emprestado estou soltando os terminais por um espaço na lateral da bandeija  Cheesy
Os diodos podem entrar em curto sem mais nem menos ou é um problema que acarretou isso?




O Transformador está com a tensão um pouco abaixo, deveria ser um Transformador de 20+20v de acordo com o esquema, mas não creio ser este o motivo..., para referência...,as tensões após a retificação são seis..., sendo elas..., +27v e -27v..., +15v e -15v..., +13v e -13v...,

Não, não creio que Diodos entrem em curto do nada, alguma coisa acarretou isso, pode ser problema na saída, e que acabou afetando a Fonte...,  pode ser, como você comentou, ter plugado a saída dele na interface, pode estar aí o seu problema, se alguma coisa deu errado nesta conexão ou algum curto, acarretaria em uma sobrecarga na saída do Amplificador e afetaria a Fonte também...., verifique com tempo a Fonte e a saída além de todos Circuitos integrados..., principalmente os Diodos reguladores de tensão. lá na saída tem dois Diodos 1n4003 ou 1n4007, verifique eles também...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 259

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 63



« Responder #9 : 30 de Março de 2015, as 00:43:00 »

Não abri esse modelo da Fender, mas acho que se conectar um P10 mono na saída de headphone acabe acarretando curto, pode ter sido esse o caso.
Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #10 : 30 de Março de 2015, as 20:55:59 »

Ruy, obrigado pela dica, vou ter cuidado, mas o plug era stereo.

Hoje testei todos os componentes do circuito de alimentação (soltei e testei todos e soldei novamente), não sei se a notícia é boa ou ruim mas estão todos funcionando.

As fotos:


upload gif


free image hosting
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #11 : 30 de Março de 2015, as 21:16:52 »

Você testou os diodos da fonte e não achou nada de errado, eu apostaria no Ci de saída, pode ser que esteja em curto ou algo assim.

Não custa nada olhar...

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #12 : 30 de Março de 2015, as 21:43:22 »

"Acho que achei" um problema, 3 terminais do TDA estão em curto (3, 4 e 5), pelo menos com ele conectado na placa. Tomara que seja só isso mesmo  Tongue
« Última modificação: 30 de Março de 2015, as 21:48:47 por Henrique » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #13 : 31 de Março de 2015, as 10:44:54 »

"Acho que achei" um problema, 3 terminais do TDA estão em curto (3, 4 e 5), pelo menos com ele conectado na placa. Tomara que seja só isso mesmo  Tongue

Dessolde o Ci e teste..., qual é o Ci de saída?
Pelas Fotos parece que nada queimou, aquele indutor que está com os Fios preto e vermelho enrolados, não está encostando em nenhum terminal?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #14 : 31 de Março de 2015, as 16:42:36 »

Fiz o teste, do pino 3 pro 4 está com 27ohms e do 4 pro 5 está em curto. Agora é comprar outro e testar.
Pena que em Belo Horizonte é difícil achar componentes e quando acha é caro. Terei que pedir pela internet.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal