Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 07:46:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Medida Padrão  (Lida 5595 vezes)
juloliveira
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« : 19 de Março de 2015, as 16:07:14 »

Pessoal,

Estou montando no CAD o gabarito para fazer as furações da minha nova fonte e gostaria de padronizar algumas coisas.
Por exemplo, eu tenho um adaptador Banana/BNC (mostrado na imagem abaixo) e percebi que ele serve em todos os meus equipamentos, logo, deduzi que a distância entre os pinos bana de entrada são um padrão de mercado.

Minha dúvida inicial é: Alguém sabe exatamente essa a medida dessa distância?

E para complementar, existe algum documento ou entidade que regulamentam esses padrões? Como eu 'pesquiso' essas documentações?

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 19 de Março de 2015, as 16:32:00 »

É a mesma distância entre os pinos dos plugues de aparelhos elétricos comuns e nos furos das tomadas domésticas: 19mm = 3/4" (você não tem régua ?).

http://pt.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

Quem normatiza aqui no Brasil é a ABNT.
« Última modificação: 19 de Março de 2015, as 16:39:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 19 de Março de 2015, as 16:56:32 »

É que eu não sei onde eu coloquei o adaptador  Tongue

E eu queria é saber mesmo é sobre a norma.

Valeu!
Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #3 : 19 de Março de 2015, as 17:26:51 »

Só pra complementar:
Essa medida é a mesma das tomadas de força de 2 pinos redondos, usadas praticamente no mundo inteiro...  Huh?
Abs
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #4 : 19 de Março de 2015, as 17:30:40 »

Não fazia a mínima ideia que era a mesma medida, faltou eu pensar "fora da caixinha"  Cheesy
« Última modificação: 20 de Março de 2015, as 11:29:11 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 19 de Março de 2015, as 21:27:08 »

Não existe, efetivamente, um padrão mundial.

Mas a maioria dos países mundo afora vem usando o padrão determinado pela IEC (International Electrotechnical Comission).

Em vários países e/ou regiões ainda se adotam normatizações "regionais" (exemplos, no Japão, o padrão é JIS, Japanese Industrial Standards, nos EUA, NEMA, National Electrical Manufacturers Association, que diga-se de passagem é um dos mais antigos, talvez a origem do padrão de distância, e por aí vai), mas na gigantesca maioria dos locais que possuem padrões muito incompatíveis vem migrando para IEC, e nos que ainda insistem em manter seus próprios padrões, os plugues IEC servem (eventualmente o plugue terra atormenta um pouco a paciência...).

Enquanto isso, na terra da Dilma, anda-se na contramão e adota-se um padrão que não é compatível com nada. O Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI) criou um padrão "melhor" e "mais seguro" do que o adotado em todo o Primeiro Mundo. E para "melhorar", o uso das nojentas tomadas ABNT virou lei, ninguém pode comercializar nada com padrão diferente por aqui.

Tudo em nome da segurança, certo? Errado. Lobby fortíssimo de fabricantes (mesmo), que como bônus ainda ganhou um mercado adicional de adaptadores (incluindo aqueles que permitem usar um plugue "de alta corrente" numa tomada "de baixa corrente").
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #6 : 19 de Março de 2015, as 21:52:48 »

Julio, 3/4" é a distancia "mágica" da eletro-eletronica, vem desde o padrão "rack" de 19", lá na década de 1940...Quem inventou a moda foi a Western Electric.

Tomadas AC, pares de conectores RCA, pares de bornes para alto-falantes e por aí vai, tudo é 3/4" ou 19mm redondos.

O "standard" da moda é a CSA (Canadian Standard Association), atendeu essas Normas está no céu, mas no mesmo nível estão a IEC, como escreveu o Finck, e a EI, o padrão europeu da era do euro. Juntas formam a IEC/EI, a mais abrangente das Normas atuais.

Em relação às entidades não-normativas, aquelas que não tem o poder de determinar padrões, na área da eletrotécnica, existe a NFPA-National Fire Protection Association, que emite e publica apenas "procedimentos". Na minha opinião são insuperáveis. Por incrível que pareça, a ABNT-Associação Brasileira de Normas Tecnicas, revende os procedimentos NFPA !

Freqüente
**

Obrigado

« Responder #7 : 20 de Março de 2015, as 11:44:07 »

Obrigado pelas explanações no assunto.

É, nem o SI é unânime. Toda vez que me deparo com polegadas, milhas, jardas, etc tenho vontade de xingar a mãe de um britânico.
Juliano Oliveira
daniellp
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR

« Responder #8 : 20 de Março de 2015, as 11:47:55 »

É, nem o SI é unânime. Toda vez que me deparo com polegadas, milhas, jardas, etc tenho vontade de xingar a mãe de um britânico.

O padrão do SI é metros para medida de distâncias. Britânicos e suas colônias é que não seguem o SI.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
juloliveira
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #9 : 20 de Março de 2015, as 11:50:52 »

O padrão do SI é metros para medida de distâncias. Britânicos e suas colônias é que não seguem o SI.

Foi o que eu disse: nem o SI é unânime.
Se ler novamente vai perceber que eu detesto o sistema britânico.
Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #10 : 20 de Março de 2015, as 18:37:21 »

Mas praticamente todos os países do mundo já adotaram o SI (incluindo o Reino Unido), o único de importância que ainda resiste são os EUA que preferem o sistema Imperial.  Mas em eletrônica muitas medidas de desenhos são baseadas em polegadas e em mils (milésimos de polegadas), por exemplo a distância entre pinos de cis e transistores, porque eles foram os inventores.
Pelo lado bom, pelo menos as unidades elétricas básicas não tem unidades alternativas pra eles (volt, ampére, ohm). Em compensação ainda usam HP, BTU, °F ...
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #11 : 20 de Março de 2015, as 22:51:23 »

Aliás, essa medida padrão de espaçamento é um perigo!!
Porque, se um desavisado liga os pinos banana numa tomada elétrica, tudo o que estiver ligado no conector BNC vai torrar!!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #12 : 21 de Março de 2015, as 09:31:23 »

Não xinga não... São raízes históricas profundas... Além disso, eles sentem a mesma vontade de xingar a gente ("métricos"...).

No meu trabalho eu tenho contato com alguns americanos e ingleses, e é nítido que eles só conseguem raciocinar com base nas unidades deles. Para eles, pensar em unidade métricas é tão difícil quanto é para nós pensar em unidades imperiais.

Mas a coisa vai mudando. Hoje os caras conseguem "entender" frações e múltiplos decimais das unidades imperiais (mils, milésimos de polegada e kFt, kiloFeet, por exemplo), coisa que há não muitos anos atrás não acontecia. E até a mais tradicional das moedas, a Libra Esterlina (tudo bem, não é unidade de medida...) passou a ter "centavos" (pence); antes era dividida em 20 shillings e estes em 12 pence... Agora imagina, um cara que passou a vida raciocinando em "dúzias" de repente ter sua base de cálculo alterada para decimal. Não é uma coisa que se pode mudar rápido. É preciso "pular uma geração" para se conseguir implantar...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: