Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 04:33:06
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Placas de Circuito Impresso
>
Alguém consegue fazer essa placa de ci para mim ?
Páginas:
1
2
3
4
1
2
3
[
4
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Alguém consegue fazer essa placa de ci para mim ? (Lida 27368 vezes)
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
Re: Alguém consegue fazer essa placa de ci para mim ?
«
Responder #45 :
25 de Agosto de 2017, as 11:42:23 »
Foi isso mesmo que eu fiz. Peguei vários pequenos retalhos, coloquei uma identificação, apliquei a tinta em todos e os coloquei em exposição ao mesmo tempo, retirando um a um com intervalos de 5 minutos, guardando-os em um local escuro. Depois, ao revelar, escolhi o que apresentou melhor resultado. No meu caso, como a lâmpada era "fraca", os intervalos puderam ser longos. Creio que com lâmpada adequada seja preciso controlar o teste com melhor precisão, pois os tempos serão muito menores.
Além disso, fiz a brincadeira toda colocando a placa no fundo de uma caixa pintada internamente de branco, para ter certeza que a "influência externa" seria pequena.
Preste atenção à distância que foi usada entre a fonte de luz e a placa nesta primeira experiência. Você deverá mantê-la depois (ou alterar, veja abaixo).
Lembrando das aulas de fotografia, há duas variáveis que podem ser trabalhadas: o tempo de exposição e a intensidade da luz. A variável "tempo" é óbvia, mas a maioria esquece da intensidade. Nada de dimmers no caso das lâmpadas (mesmo que elas permitam, o dimmer afeta muito a gama de cores). Basta variar a distância entre a lâmpada e a placa.
Então, uma vez que você encontrou um "tempo" razoavelmente adequado, pode tentar um novo lote de amostras, experimentando com distâncias um pouco menores ou maiores.
Determinados os valores ideais de tempo e distância, uma simples "caixa de luz" pode ser montada, de madeira ou mesmo papelão. Aí é só correr pro abraço, com um processo razoavelmente controlado. Só que a felicidade completa dura apenas um certo tempo, porque as lâmpadas UV tem vida útil bem curta (mesmo que continuem acendendo, a emissão da radiação UV reduz de forma acentuada em apenas uma centena de horas).
Já brinquei bastante com a luz do sol, mas é difícil controlar o processo. Dependendo da tinta/filme, o resultado pode variar bastante com as condições climáticas, a hora do dia, a inclinação da placa... O dryfilm fixa só uma variável, sua a espessura é constante. Mas com tinta, a coisa fica pior. Qualquer forma, tem muita "sorte" envolvida.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #46 :
25 de Agosto de 2017, as 13:54:57 »
O que eu aprendi a fazer no laboratório fotográfico da universidade foi cobrir toda a área menos uma pequena porção e fazer uma exposição. Daí move-se a cobertura para o lado expondo uma nova área. Repete o processo várias vezes até ter um negativo (ou positivo) com várias faixas de exposição. Escolhe-se a que está melhor e manda ver nas demais exposições.
O maior problema para expor uma placa será conseguir uma iluminação uniforme. Essas lâmpadas pequenas de 15W precisam ficar próximas do objeto e pode dar sombreamento de borda, com ocorria em fotos antigas, que tinham o centro iluminado e as bordas escuras por falta de potência na lâmpada do ampliador. Neste quesito o sol ganha de lavada! A insolação é bem uniforme em áreas menores que alguns quilômetros quadrados. Numa plaquinha então....
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
Obrigado
«
Responder #47 :
25 de Agosto de 2017, as 15:25:13 »
É isso mesmo, mas a tinta que eu uso/tenho não tem aderência muito boa. Ela dissolve com álcool se não estiver curada (com a luz). E é "binária", sem meio termo, ou resiste ao solvente se totalmente curada ou sai com qualquer esfregada.
Quanto à distância, 100% verdade. Eu uso a lâmpada num refletor e a deixo a 5 cm da placa. Não chega a ser problema para mim porque só faço placas pequenas "de vez em nunca", mas realmente é um transtorno.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128
«
Responder #48 :
25 de Agosto de 2017, as 22:47:24 »
Será que essa lâmpada que comprei há tempos atrás serviria?
http://i.imgur.com/Is3DfSi.jpg
«
Última modificação: 25 de Agosto de 2017, as 22:58:05 por Ramsay
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #49 :
26 de Agosto de 2017, as 11:15:38 »
Com certeza melhor que uma fluorescente normal e pior que uma UV "de verdade". Tem que testar o tempo de exposição.
Páginas:
1
2
3
4
1
2
3
[
4
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...