Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 18:48:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Modificação no OCD  (Lida 3205 vezes)
caiogjj
Visitante
« : 21 de Fevereiro de 2015, as 01:22:19 »

Olá, amigos

Depois de muito brigar com as milleniums, e mil formas mal sucedidas de ligar os LEDs, consegui finalmente completar meu OCD v3 (no layout do Stratotrasto), que está em uma casinha junto com um Super Hard-On, ambos com leds indicadores funcionando através do maravilhoso Decennium Bypass.

Mas a questão hoje não tem nada a ver com leds....

O pedal está sofrendo do clássico problema de falta do buffer de saída. Vou descrever para quem não está familiarizado. Sou leigo em eletrônica, e não sei bem como funciona essa questão toda da interação do pedal com a impedância do que vem depois dele e com a capacitância dos cabos escolhidos para conectá-lo ao amp. Sei o que escuto: quando o OCD está ligado no amp direto a distorção é gorda e cremosa, perfeita para solos, com timbre que lembra Eric Johnson e Joe Bonamassa. Quando ligo o boost depois do OCD (coloquei uma chave para alternar a posição do SHO entre antes ou depois do OCD, dependendo do que quero no momento), ele age como buffer, e deixa passar uma infinitude de frequências agudas e harmônicos que antes estavam sendo jogados fora; o som fica mais brilhante e com mais clareza e definição, e com baixo ganho dá um "punch" legal para captadores single.
Gosto dos dois timbres, cada um tem seu uso e situação. Aí vem o problema: o corte de agudos é inconsistente, quando plugo no meu Laney ele soa de um jeito. Quando plugo no Ruby soa de outra forma. Se ligo no amplitube ou direto pelo Condor Cab Sim, os timbres são todos diferentes. Não dá pra prever o comportamento dele. A solução de simplesmente colocar um buffer na frente dele sempre ligado vai me fazer perder o timbre gordo, e deixar sem buffer não vai me permitir colocar mais nenhum pedal (modulação, etc, ou qualquer um de buffered bypass) depois dele para não correr o risco de o timbre ficar rasgado na hora que ligar outra coisa.

Minha intenção é ter uma forma consistente de escolher o timbre que quero, para não ter surpresas desagradáveis nem perda de flexibilidade. O que pareceu mais adequado é a mod feita pela Thru-Tone ( http://www.thru-tone.com/OCD_Eternity.html ), que implementa um knob que chamam de suck, e que simula o efeito da capacitância e da impedância na saída do pedal. Não encontrei nenhum esquema dessa mod pela internet (se alguém tiver e estiver disposto a compartilhar, já mata o problema aqui,  Grin ). Imagino que ela funcione por meio de algum circuito que consiga variar a capacitância com um potenciômetro. Procurei por circuitos assim, e o máximo que encontrei de interessante sobre capacitância variável por potenciômetro foi o artigo do Geofex sobre Wah wah ( http://www.geofex.com/article_folders/wahpedl/wahped.htm#secretcap ). Tem também o esquema desse tópico do fórum do Aron: http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=24307.msg167665#msg167665. Meu nulo conhecimento de eletrônica não é suficiente para que eu consiga adaptar isso para funcionar no meu OCD; talvez alguém aqui tenha alguma ideia.

Outras possíveis soluções apareceram, a que mais me pareceu interessante foi a de implementar um "state variable filter" (não sei o nome disso em português) , servindo como filtro de passa baixa de frequência variável. A ideia veio do seguinte site ( Link: http://buildyourguitar.com/resources/lemme/ ), que fala sobre a interação dos captadores com cabos e impedâncias. Se entendi bem, o princípio que causa a perda dos agudos no OCD é o mesmo da perda dos agudos quando se abaixa o volume da guitarra, até porque o OCD fica cheio de agudos quando seu volume está no máximo, independente do que está depois dele. Entendi certo? Se for assim, deve funcionar, mas minha preocupação é saber quão similar será a resposta de um circuito assim à resposta do OCD ligado sem buffer. Alguma ideia?

Segundo pesquisei, trocar o potenciômetro de volume do OCD por um de valor menor ameniza esse efeito; mas estou satisfeito com o timbre assim, e não pretendo mudar o som básico do pedal. Ademais, qual a graça de uma solução dessas?  Cool

Se nada der certo, vou partir para uma chave rotativa com vários valores de capacitores, sabendo que assim perco a possibilidade de variação contínua do timbre.

Agora confio nos membros do fórum que manjam de eletrônica. O que vocês acham mais viável/interessante de fazer? Como implementar?

Desde já peço desculpas pela extensão do post... E obrigado a quem tiver coragem de ler tudo e ajudar  Smiley
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, as 01:32:44 por caiogjj » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2015, as 06:42:59 »

Teria como postar os esquemas elétricos do pedal(is) em questão ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caiogjj
Visitante
« Responder #2 : 21 de Fevereiro de 2015, as 15:25:37 »

É esse aqui:
http://4.bp.blogspot.com/_y4AYtND8Hz8/SGs-_zgfRKI/AAAAAAAAAMA/8IMJgYSyobE/s1600-h/OCD+Scheme.jpg

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, as 17:30:05 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 21 de Fevereiro de 2015, as 17:55:45 »

Vou lhe explicar a parte de saída desse pedal e aí você faz a modificações que quiser.

A segunda parte do TL082, funciona como um amplificador não inversor. O ganho dele é determinado pelo resistor de 150k e o de 39k.  O ganho é calculado pela relação 1+150k/39k, o que dá mais ou menos 4,8 vezes.  Acontece que tem um capacitor de 220pF em paralelo com 150k. Se o sinal tiver frequência baixa (graves), o ganho não vai mudar muito pois a reatância desse capacitor será alta, não alterando o valor combinado com 150k. Mas a medida que a frequência subir, a impedância dos dois combinados, vai cair, diminuindo o ganho. Ou seja, ele dá menos ganho aos agudos progressivamente.

A seguir tem um capacitor de 1uF, ele serve de acoplamento e para formar um filtro passa-altas com os componentes na sequência. Mas é um filtro com frequência de corte inferior muito baixa (menos de 10Hz).

Na sequência temos dois resistores (22k e 33k), eles combinados ou apenas o de 33k formam com o capacitor de 47nF um outro filtro, agora passa-baixas. A frequência de corte (com o potenciômetro de 10k no máximo) se a chave estiver aberta (só 33k no circuito) é de mais ou menos 100Hz, se fechar a chave (33k em paralelo com 22k) é de uns 200Hz. Ou seja esse filtro atenua os agudos numa frequência já muito baixa. Mudar o cursor do potenciômetro de 10k altera a frequência de corte para cima mas muito pouco).

Se você quer mais agudos, experimente alterar o valor do capacitor de 47nF para um valor menor, isso atenua menos os agudos (Fc = 800Hz com chave aberta e 1800Hz com chave fechada).

O problema da impedância de saída é que todos esses componentes na saída formam uma impedância de saída alta demais (mais de 20k com chave fechada e mais de 40k com chave aberta) para conectar com equipamentos que tenham impedância de entrada não muito alta (por ex. 10k). Pra diminuir essa impedância de saída, poderia tentar reduzir os valores dos resistores que formam os filtros e aumentar os capacitores de forma a manter as mesmas frequências de corte.  Ou realmente usar mais um amplificador operacional em modo buffer (é só ligar a saída na entrada inversora e entrar com o sinal na entrada não inversora). Esses buffers tem alta impedância de entrada e de saída muito baixa (menos de 100 ohms).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: