Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
01 de Novembro de 2024, as 03:40:24
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Layout de projetos
>
Pedal SG based (Laney Super Group)
Páginas:
1
2
3
4
5
6
1
[
2
]
3
4
...
6
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Pedal SG based (Laney Super Group) (Lida 35670 vezes)
David_Ce
Colaborador
Obrigado
-Dado: 467
-Recebido: 51
Re: Pedal SG based (Laney Super Group)
«
Responder #15 :
18 de Fevereiro de 2015, as 14:56:32 »
Parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido!
Abraço!
Colaborador
Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207
«
Responder #16 :
18 de Fevereiro de 2015, as 15:15:47 »
Muito bom mallermb, parabéns!
Obrigado por disponibilizar para o pessoal do fórum! Com certeza montarei esse carinha! Entrou para a minha lista!
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Mallermb
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200
«
Responder #17 :
18 de Fevereiro de 2015, as 15:47:55 »
Valeu galera, assim que der postarei mais layouts..., abraços!
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
lucaseduardo
Visitante
«
Responder #18 :
18 de Fevereiro de 2015, as 18:38:52 »
parabéns grande , muito interessante.Falata eu colocar algum projeto, vou postar um logo , estou pensando num pedal clean com mods , vou começar a estudar o projeto .............
Colaborador
Obrigado
«
Responder #19 :
18 de Fevereiro de 2015, as 18:57:57 »
Citação de: lucaseduardo em 18 de Fevereiro de 2015, as 18:38:52
parabéns grande , muito interessante.Falata eu colocar algum projeto, vou postar um logo , estou pensando num pedal clean com mods , vou começar a estudar o projeto .............
Isso aí, quanto mais opções, melhor..., assim todos ajudam e o acervo aumenta a cada dia..., abraços.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
EddieTavares
Visitante
«
Responder #20 :
19 de Fevereiro de 2015, as 09:20:54 »
Bom, não entendi uma coisa:
Lá pelo fim do circuito temos um inversor de fase tipo ltp, correto? ok, mas o sinal invertido e o original estão sendo misturados logo após o c20 e c21, se ambos os fets tiverem o mesmo ganho o sinal deverá ser anulado, é isso mesmo? O circuito está equivocado ou eu estou falando bobagem?
tnx
Colaborador
Obrigado
«
Responder #21 :
19 de Fevereiro de 2015, as 09:47:13 »
Citação de: EddieTavares em 19 de Fevereiro de 2015, as 09:20:54
Bom, não entendi uma coisa:
Lá pelo fim do circuito temos um inversor de fase tipo ltp, correto? ok, mas o sinal invertido e o original estão sendo misturados logo após o c20 e c21, se ambos os fets tiverem o mesmo ganho o sinal deverá ser anulado, é isso mesmo? O circuito está equivocado ou eu estou falando bobagem?
tnx
Olá EddieTavares, se deixar eles com o mesmo ganho, simplesmente embola ou fica horrível o som final, mas se reparar no esquema original, logo no Capacitor de 47pf, existem resistores que regularão a tensão para cada uma destas Válvulas por isso coloquei Trimpots, o interessante é que a maior parte da regulagem e a maior parte de timbres, se conseguirá justamente regulando estes dois Fets na saída..., e será eles quem darão aquela compressão gostosa do som, pelo menos aqui foi assim..., testei sem estes Fets também, e não fica a mesma coisa..., agora como meu conhecimento não é extenso..., confesso não saber se é o correto fazer o que fiz, na prática se mostrou muito funcional..., e é o que mais se aproxima dos sons de um Laney Super Group, e até agora sem problemas..., o ponto mais crítico que notei, pelo menos nos meus testes, foi em relação ao Q1 e Q2, que no meu caso queimou quando estava soldando os mesmos..., e quanto ao feedback, deixei sem ele, pois quando coloquei, anulou completamente o som, talvez se usasse uma resistência de valor menor funcionaria..., outra opção seria uma chave, permitindo utilizar um ou dois Fets na saída..., deixando o som mais magro ou mais gordo..., bom, é isso, o ponto de partida está aí..., é um Pedal que permite muitas modificações..., e acertos...,
EddieTavares
Visitante
«
Responder #22 :
19 de Fevereiro de 2015, as 12:40:01 »
Se o som agrada, ótimo, parabéns pelo trabalho... Mas é que é um pouco estranho acelerar e pisar no freio ao mesmo tempo.
Se ainda estiver com o circuito na protoboard, gostaria de sugerir uma possível modificação:
Logicamente considerando os fets no lugar dos NPN, dessa forma não haverá cancelamento e sim o mix das duas fases.
«
Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, as 12:44:59 por xformer
»
Colaborador
Obrigado
«
Responder #23 :
19 de Fevereiro de 2015, as 14:00:59 »
Citação de: EddieTavares em 19 de Fevereiro de 2015, as 12:40:01
Se o som agrada, ótimo, parabéns pelo trabalho... Mas é que é um pouco estranho acelerar e pisar no freio ao mesmo tempo.
Se ainda estiver com o circuito na protoboard, gostaria de sugerir uma possível modificação:
Logicamente considerando os fets no lugar dos NPN, dessa forma não haverá cancelamento e sim o mix das duas fases.
Obrigado Eddie Tavares, sim agradou bastante, mas como eu disse antes, meu conhecimento não é extenso..., este pedal foi mais um ponto de partida..., e totalmente viável para melhorias e modificações...,
Não está mais na Protoboard, mas não vejo problemas em montar novamente e testar o circuito proposto.
O Circuito proposto, na imagem, ele funciona como mix, mas ao mesmo tempo como uma espécie de buffer? ou estou enganado..., se reparar bem na saída dos dois fets no meu circuito, eles não cancelam, não existe cancelamento, se houvesse um cancelamento, o som nem sairia, o que existe é um mix de intensidade do sinal, regulado pelos trimpots..., no seu circuito se entendi bem, ele tentará casar o mesmo nível em ambos os fets, só que depende de resistores regulando voltagem nos drenos, da mesma forma que fiz com trimpots..., se os fets não forem de certa forma casados, o uso de trimpots nos drenos se fará mais viável para achar um melhor ajuste..., não sei se expliquei certo...,
Só com os Fets e um Capacitor poliéster em cada um, não cancela o sinal, ele também mistura..., esta mistura é percebida quando você vai regulando os trimpots que coloquei nos drenos, é possível colocar mais intensidade em um do que em outro, conseguindo assim uma variação no som final, mais grave, mais agudo, mais ardido, etc..., seu circuito é interessante, e pode vir a ser muito importante, pois como falei pelo que percebi, após a regulagem dos drenos, e ter conseguido o som desejado, ele também pode funcionar como buffer após o z2..., vou testar seu circuito sim..., obrigado, o intuito deste projeto era justamente este, mais pessoas ajudando e dando ideias...,
laerteandrade
Colaborador
Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52
«
Responder #24 :
19 de Fevereiro de 2015, as 14:43:37 »
Mallermb, já que você está disposto, porque não faz no protoboard um rangemaster e testa antes do laney? É um circuito bem simples, aconselho a trocar o 3k9 por um trimpot de 5k.
http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_geb_npn_sc.pdf
Estou acompanhando de perto este seu projeto, é uma pena eu não dispor de tempo para monta-lo.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #25 :
19 de Fevereiro de 2015, as 14:47:31 »
"Uouuu" Eddie Tavares, acho que entendi o seu circuito agora, ele é uma etapa amplificadora balanceada..., ou seja, seria uma forma digamos de substituir as Válvulas de saída, casando certinho as impedâncias no final? mas sem ser alta demais para os próximos inputs de outros pedais ou amplificadores correto? realmente interessante..., quero testar isso sim.
-----
Citação de: laerteandrade em 19 de Fevereiro de 2015, as 14:43:37
Mallermb, já que você está disposto, porque não faz no protoboard um rangemaster e testa antes do laney? É um circuito bem simples, aconselho a trocar o 3k9 por um trimpot de 5k.
Estou acompanhando de perto este seu projeto, é uma pena eu não dispor de tempo para monta-lo.
Obrigado Laerte Andrade, eu ia colocar o naga viper só pra ver como fica..., que também é super simples..., posso testar sim, montarei a protoboard novamente e com o circuito final proposto pelo Edie Tavares..., e este no início, vamos ver no que vai dar..., só que agora só sábado para eu fazer isso. Estou fazendo um esquema aqui para deixar os Potenciômetros fixos na Protoboard, senão dá muito mal contato..., abraços.
«
Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, as 14:51:36 por Mallermb
»
laerteandrade
Colaborador
Obrigado
«
Responder #26 :
19 de Fevereiro de 2015, as 14:55:44 »
òtimo, no aguardo ansioso pelos resultados.
Visitante
«
Responder #27 :
19 de Fevereiro de 2015, as 15:10:43 »
Mallermb
Considerando o circuito que você propôs até o momento, o cancelamento só ocorreria totalmente se os ganhos fossem exatamente iguais, além de outros fatores que caracterizam esta arquitetura, neste provavelmente há uma queda brusca de volume e a atenuação de algumas frequências.
No amplificador laney, assim como o bassman, plexi, jcm800, 900... e uma uma infinidade de amplificadores, possuem este inversor de fase tipo ltp, exceto pelo feed-back o circuito é idêntico:
Do ltp saem 2 sinais inversos, cada sinal alimenta uma das válvulas do power, entretanto apenas os picos dos sinais são amplificados, os vales são rejeitados:
Como o sistema é push-pull (empurra e puxa), o sinal que havia sido invertido é novamente invertido no transformador de saída e quando o sinal chega ao alto falante a onda é reconstituída.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #28 :
19 de Fevereiro de 2015, as 15:36:17 »
Citação de: EddieTavares em 19 de Fevereiro de 2015, as 15:10:43
Mallermb
Considerando o circuito que você propôs até o momento, o cancelamento só ocorreria totalmente se os ganhos fossem exatamente iguais, além de outros fatores que caracterizam esta arquitetura, neste provavelmente há uma queda brusca de volume e a atenuação de algumas frequências.
Entendi o que escreveu..., ficou bem claro..., não é por que funciona que estaria correto, podem existir frequências e afins que são perdidas e não percebemos..., de fato, com a etapa amplificadora balanceada, até os ajustes ficariam mais fáceis..., pelo menos ao meu ver..., e o som final, mais claro e definido..., se assemelhando ainda mais ou o mais próximo possível de um emulador do Amplificador..., vou testar sim..., mas pelo que pude perceber, no Pedal Sabbra cadabra, não existe esta etapa amplificadora balanceada..., bom de qualquer forma, o melhor é testar na protoboard e ver o que sai..., obrigado Eddie, ajudou bastante mesmo.
-----
Passei boa parte da tarde montando o circuito na protoboard novamente..., por agora chega..., quando começa a enxergar duas peças no lugar de uma é problema..., abraços.
-----
Atualizando mais um pouco, é o seguinte...,
Passei toda manhã de sábado testando o circuito proposto pelo Eddie Tavares..., sem a parte de Q1,Q2 e RL, pois no Pedal já existem os mesmos..., Usei um LM741, o que posso dizer em relação ao circuito, é que realmente funciona muito bem, tornando mais uniforme e equilibrado o que é ouvido..., precisei descobrir os valores das resistências para o circuito proposto, coloquei todas resistências com valor de 10k 5%..., já é o suficiente para se ter um maravilhoso som, porém, como nem tudo são flores, este circuito de certa forma limita os sons mais ardidos e maiores "distorções", coisa que eu conseguia regular com bastante variedade sem este circuito em questão, mas calma, o que percebi no circuito do Eddie Tavares, é que de fato, o Pedal soa muito melhor, eu particularmente gostei, quando se aumenta um pouco mais o volume do Amplificador, percebe-se muita semelhança com o som do Laney Super Group..., então cheguei a seguinte conclusão: O circuito do Eddie é muito válido, ainda mais se alterar os valores das resistências, não existirá uma receita definitiva para este Pedal, vai do gosto..., o que me surpreendeu neste projeto é quantidade, a variedade de sons, cores, timbres e afins que se pode conseguir..., desde o Laney até o que imaginar..., e o melhor, achei super silencioso mesmo em ganhos mais altos..., a única dificuldade maior neste projeto, é a regulagem dos Trimpots, todas as atenções, deverão se concentrar mais neles, e claro, nos Fets...,
Ainda não testei com o Naga Viper antes deste Pedal, estou cansado, mas pelo que vi até agora, ruim não ficará..., já adianto que quem se aventurar neste Pedal, procure usar Potenciômetros de qualidade pois os controle são bem sensíveis, assim como os Trimpots, use novos...,
Por hoje chega, deixarei a Protoboard montada para futuros testes, inclusive com o Naga Viper.
Obrigado mais uma vez Eddie Tavares pelas excelentes aulas e dicas, e obrigado a todos que incentivaram e também deram ótimas ideias.
-----
Não resisti a tentação e coloquei o circuito do Naga Viper antes do SG-Based, Resultado?
Simplesmente perfeito, maravilhoso, dependendo da regulagem o som sai super encorpado, definido, limpo..., suficiente para toda a era antiga do Black Sabbath, e dependendo muitas das bandas atuais..., realmente entendi a felicidade do Ferro Velho, o Pedal é animal.
Bom, não sei o que está acontecendo, mas quando atualizo aqui, o Post não sobe na página principal..., de qualquer forma, aos que estavam acompanhando desde o início, fica a dica, foi um Pedal que deu gosto em desenvolver.
Abraços pessoal.
«
Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, as 14:51:47 por Mallermb
»
laerteandrade
Colaborador
Obrigado
«
Responder #29 :
22 de Fevereiro de 2015, as 01:38:18 »
Manda um audio com o naga viper empurrando.
1
2
3
4
5
6
1
[
2
]
3
4
...
6
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...