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Autor Tópico: Modificando um Warm Music Midnight 112  (Lida 11236 vezes)
dexamico
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« : 06 de Fevereiro de 2015, as 17:18:15 »

Boa noite colegas do fórum!

Gostaria da ajuda de vocês em uma empreitada pessoal, eu tenho um amplificador da Warm Music, modelo Midnight 112, e sempre curti o som dele, pois ele tem um som limpo muito bom, com bastante volume, e um canal de distorção interessante, que pode ir de crunch até uma distorção bem pesada e continua bastante natural e tem uma boa dinâmica, mas existem certas características que me desagradam nele. Dentre elas o controle de ganho do canal limpo, muito ineficiente para baixos volumes, apenas um equalizador para os dois canais, o volume do canal distorcido ser bem menor que o do canal limpo, e um defeito ou falha de projeto que sempre me atrapalhou, quando eu o desligava ou ligava o amp era comum descobrir que ele queimou o fusível, mesmo utilizando o fusível adequado para a tensão de trabalho. Pois bem, recentemente decidi trocar os potenciômetros dele, já que alguns estavam falhando, e pensei: "porque não aproveitar e copiar o circuito dele e começar a trabalhar em alguns mods?". Pois bem, nesse momento eu gostaria da ajuda de vocês, tenho tido certa dificuldade em transcrever o circuitos das placas dele para um esquemático, e além disso algumas dicas e sugestões para as seguintes questões:

1 - Como corrigir o defeito/falha de projeto que faz o amp queimar os fusíveis ao ser ligado/desligado?
2 - Como criar um tonestack distinto para o canal sujo, desviando o sinal da saída do pré amp e depois injetando-o novamente no power?
3 - Como dar mais volume ao canal do drive?


Quanto ao problema no canal limpo que dificulta o controle em volumes baixos acredito que a troca do pot por um outro com resistência maior resolva isso (original=100k, novo=150k), mas me corrijam caso essa seja a escolha errada.

Edit: segue link com as fotos do amp! Por enquanto só tem da placa principal e do ligação entre o soquete do fusível, o encaixe da tomada e do chave on/off. Posteriormente vou organizar melhor esse álbum, apagar fotos parecidas e adicionar fotos melhores e das outras placas, porém todas as fotos serão postadas aí.

http://goo.gl/6nlB5t
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, as 00:09:03 por dexamico » Registrado
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« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2015, as 17:26:27 »

1 - Como corrigir o defeito/falha de projeto que faz o amp queimar os fusíveis ao ser ligado/desligado?

Ué, se mesmo depois de substituído o fusível, o amplificador funciona normalmente, então a falha no projeto é o subdimensionamento do valor do fusível. Agora acho estranho o fusível queimar quando se desliga o amplificador, pois cessa de passar corrente por ele. A queima deve ser quando ocorre o religamento (você checa se o fusível queimou no momento posterior ao desligamento ?). Vai ver que o lote de fusíveis que você adquiriu está com marcação de corrente errada ou o controle de qualidade do fabricante deve ser horrível ou o lote é refugo.
Precisa ver se o fusível indicado não é do tipo lento, feito para equipamentos que tem surto de corrente inicial. Nesse caso, se você usar fusíveis de ação rápida, sempre vão queimar, mesmo que corretos na especificação de corrente feita pela fabricante do amplificador.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, as 17:31:22 por xformer » Registrado

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« Responder #2 : 06 de Fevereiro de 2015, as 17:57:48 »

Para modificar o tonestack tem que saber o esquema, para modificar o ganho do canal também precisa do esquema, talvez trocando alguns resistores dá resultado.
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« Responder #3 : 06 de Fevereiro de 2015, as 18:24:20 »

Então, tô pelo celular desculpem algum erro, primeiro eu sei que não é o lote porque já testei lotes diferentes, quanto ao tipo pode ser, mas não há descrição do tipo de fusível a ser usado, apenas tensão e corrente.

Quanto a quando ele queima eu já vi queimar tanto quando liga e quando desliga, mas é muito mais comum quando desliga, então acredito que seja algum(ns) capacitor(es) que estão descarregando sobre o fusível.

Sobre o ganho, se estiver se referindo ao canal clean, só quero ter mais controle sobre ele porque o pot original não controlava muito bem até uns 40%, só depois que ele tinha um bom controle, mas aí já tinha volume demais! rs

Agora se você se refere ao canal sujo, então é isso mesmo que quero fazer, mas preciso entender o circuito e tô tendo dificuldades em transcreve-lo.
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« Responder #4 : 06 de Fevereiro de 2015, as 20:13:13 »



Bom, como você não havia informado qual(is)  fusível(eis) queima(m), eu presumo agora que sejam os fusíveis dos barramentos de alimentação, pois são os únicos sujeitos a corrente de descarga dos capacitores de reservação.
Veja que nem o fusível de linha (no primário) e nem os fusíveis secundários (antes da retificação) estarão sujeitos a queima por desligamento e corrente de descarga, porém estes estão sujeitos aos surtos de corrente inicial (para carregar os capacitores) e assim precisam ser do tipo lento (Slow Blow). Já os de barramentos devem estar então subdimensionados ou precisam ser do tipo lento também.
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« Responder #5 : 06 de Fevereiro de 2015, as 21:55:58 »

Ainda não estou em casa pra olhar, mas tenho quase certeza que é fusível de linha, pois para trocar basta retirar um soquete na traseira do amp, porém como você bem observou e eu não havia me atentado a isso, a minha hipótese não faz sentido se for o fusível de linha, como tudo indica ser. Se for esse o caso basta usar um fusível do tipo correto e tudo se resolve.
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« Responder #6 : 06 de Fevereiro de 2015, as 23:26:42 »

Citar
Ainda não estou em casa pra olhar, mas tenho quase certeza que é fusível de linha, pois para trocar basta retirar um soquete na traseira do amp, porém como você bem observou e eu não havia me atentado a isso, a minha hipótese não faz sentido se for o fusível de linha, como tudo indica ser. Se for esse o caso basta usar um fusível do tipo correto e tudo se resolve.

O fato é que se fosse um fusível secundário, o amplificador não ligaria mais quando se trocasse o fusível de linha, que é o que pifa sempre.

Das duas uma, ou o fusível que está sendo trocado é do tipo rápido e com capacidade de corrente abaixo da requerida pelo amplificador ou, no que eu apostaria mais, num capacitor eletrolítico da fonte com fuga acentuada ou em semi-curto que ocasionaria a queima do fusível de linha por excesso de corrente.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, as 23:33:22 por Ramsay » Registrado
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« Responder #7 : 07 de Fevereiro de 2015, as 00:30:16 »

Ainda não aprendi a citar só o nome das pessoas...

Mas enfim, seguem mais algumas fotos sobre a parte do fusível, editei o primeiro post e coloquei lá um link pra um álbum com todas as fotos do amp até agora, amanhã eu tiro mais.

Sobre o fusível:






Edit: uma última foto da traseira

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, as 00:52:15 por dexamico » Registrado
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« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2015, as 01:19:56 »

As fotos não ajudam muito.
Conforme eu disse antes, aposto mais em capacitor eletrolítico com defeito.
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« Responder #9 : 07 de Fevereiro de 2015, as 01:35:58 »

Bom, então o que você me sugere pra tirar essa dúvida? Amanhã eu pretendo soltar a placa da fonte, mas algo que eu notei foi que há um resistor nessa placa um tanto quanto chamuscado entre 2 pares de capacitores, talvez isso seja alguma indicação. De qualquer forma parece que tem um estágio do amp localizado também naquela placa, talvez o reverb ou o power, penso em começar a transcrever o circuito do amp por ali.
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« Responder #10 : 07 de Fevereiro de 2015, as 08:46:40 »

Bom, o fusível em questão é o de linha, já que pelas fotos dá pra ver que ele é ligado ao conector do cabo de força.
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« Responder #11 : 07 de Fevereiro de 2015, as 10:11:44 »

Bom, confirmando o básico, você esta usando fusível de 3A, certo?

E o que é aquilo que você esta apontando na penúltima foto?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, as 10:16:18 por kem » Registrado

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« Responder #12 : 07 de Fevereiro de 2015, as 10:22:46 »

Bom, confirmando o básico, você esta usando fusível de 3A, certo?

E o que é aquilo que você esta apontando na penúltima foto?

Sim, 3A. É chave pra ligar e desligar o amp.
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« Responder #13 : 07 de Fevereiro de 2015, as 12:25:56 »

Essa chave é com lampada? Chegam 3 fios nela...
Se for, desconecte a fase que serve só pra ligar a lâmpada e veja se para de queimar o fusível.
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« Responder #14 : 09 de Fevereiro de 2015, as 08:59:07 »

Essa chave é com lampada? Chegam 3 fios nela...
Se for, desconecte a fase que serve só pra ligar a lâmpada e veja se para de queimar o fusível.

Sim, é com lâmpada. Vou ter que dar uma olhada e verificar qual dos fios serve pra isso. Mas essa semana eu devo trocar os potenciômetros e então remonto ele pra poder testar.

Mas qual a diferença que isso iria fazer? Porquê sem a lâmpada ele não queimaria mais os fusíveis?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2015, as 12:15:38 por dexamico » Registrado
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