Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 09:48:46

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão de fonte de bancada para valvulados  (Lida 3093 vezes)
riverajluiz
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

« : 03 de Fevereiro de 2015, as 15:50:08 »

Amigos. Quero testar projetos de valvulados e, para tal, preciso de fonte HT e para filamentos. Há algum projeto fácil de montar que possam sugerir?

Grato

José Luiz
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2015, as 15:55:43 por riverajluiz » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 03 de Fevereiro de 2015, as 16:36:32 »

Vai depender muito do que você vai querer testar ou experimentar. Uma fonte de alta tensão para prés valvulados é mais fraca e precisa de mais filtragem, uma fonte pra alimentar um estágio de potência precisa ser mais forte e mais capacidade nos capacitores.
Se precisar de um ajuste da tensão de saída, pode tentar com um transformador de força mais um variac, ou um transformador com várias tomadas no secundário ou usar um regulador de tensão variável.
Para os filamentos pode alimentar diretamente com o transformador em AC ou pode retificar e alimentar com DC. Ainda precisa saber se vai usar só válvulas de 6,3V de filamento ou outras tensões.  A quantidade de válvulas vai determinar a corrente necessária (pelo menos 2A a 6A).

Mas se você tiver o principal que é o transformador de força, basicamente só precisa retificar e filtrar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #2 : 03 de Fevereiro de 2015, as 17:30:43 »

Amigos. Quero testar projetos de valvulados e, para tal, preciso de fonte HT e para filamentos. Há algum projeto fácil de montar que possam sugerir?

Grato

José Luiz

Já abri duas thread aqui sobre esse assunto. Montei uma bem simples que o xformer me recomendou, segue o link:

Fonte Regulada de Alta Tensão para bancada - Página 5

Essa fonte é bem simples, não tem regulagem por feedback nem proteção contra curto, que foi debatido em outra thread alguns dicas para a proteção. E também não possúi uma fonte para bias. Leia a thread toda que tem bastante informação.

Iniciei também outra thread de uma fonte de bancada valvulada. Nessa thread tem as dicas de proteção dessa fonte com MOSFET.
Segue o link da thread:

Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada

Agora segue uma opinião empírica:

Faça com VARIAC > Transformador Isolador 1 para 1 > Retificação, filtragem e proteção. É mais simples de todas as soluções. Essa ideia foi sugerida, mas preferi a fonte com MOSFET para aprender.

Abração
Juliano Oliveira
riverajluiz
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

« Responder #3 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:54:41 »

A minha idéia é ter um transformador multi tap com retificação e filtragem e alguma regulagem. Pra começar a testar projetos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #4 : 06 de Fevereiro de 2015, as 09:48:41 »

A minha idéia é ter um transformador multi tap com retificação e filtragem e alguma regulagem. Pra começar a testar projetos

Foi o que eu fiz, veja o desenho do meu transformador, os secundários HV são para 200mA:
http://i.imgur.com/A7tW1aZ.png

Ai eu seleciono o tap com uma chave de onda, retifico, filtro e mando para o regulador que mostrei acima.
Funcionou muito bem, a ideia é regular no máximo 50V para não forçar muito o MOSFET.

Meu transformador saiu por R$ 280,00 na Valvestate Rio, a qual eu não recomendo pois o cara tem má vontade em te atender e o serviço é porco. Comprei também um transformador de saída que além de vir saindo cola por todos os lados o secundário veio aberto.

PS: Lembrando que o circuito ainda precisa ser melhorado com regulador por feedback e proteção contra curto circuito.

Abração
Juliano Oliveira
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: