Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 05:29:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador para valvulado  (Lida 9720 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #15 : 23 de Janeiro de 2015, as 16:40:32 »

Desculpe a curiosidade mas o darkislanio falou que a espessura do fio é de aproximadamente 0.15mm e foi medida com paquímetro.

Essa medida não pode estar bastante errada devido ao método de medição?

Registrado

Juliano Oliveira
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #16 : 23 de Janeiro de 2015, as 16:58:58 »

Eu cuidadosamente alinhei sobre uma agulha os quatro fios que iam para o center tap, medi a espessura total e dividi por quatro. Como após a divisão deu 1,56 0,16mm, resolvi arredondar para 1,5 0,15mm.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, as 17:21:21 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 23 de Janeiro de 2015, as 17:02:02 »

Desculpe a curiosidade mas o darkislanio falou que a espessura do fio é de aproximadamente 0.15mm e foi medida com paquímetro.

Essa medida não pode estar bastante errada devido ao método de medição?

Claro que pode, ainda mais pela dificuldade de se conseguir vários trechos para amostragem e medição (e se tirar uma média), pois o fio está dentro e enrolado no carretel do transformador.  Mas tem outra alternativa ?  
obs: os paquímetros digitais geralmente tem resolução de 0,01mm e exatidão de +-0,02mm, ou seja a medida dele (se estiver correta) pode variar entre 0,13mm e 0,17mm  (parece pesquisa eleitoral ...).  Os comuns analógicos geralmente tem exatidão de +- 0,05mm, portanto o erro pode ser maior.

Eu quando vou medir bitola de fio, uso o micrômetro (que até é mais fácil de usar).

-----
Eu cuidadosamente alinhei sobre uma agulha os quatro fios que iam para o center tap, medi a espessura total e dividi por quatro. CComo após a divisão deu 1,56 mm, resolvi arredondar para 1,5 mm.

Você quis dizer 0,156mm e 0,15mm para cada fio.  Mas antes você tinha informado errado que os enrolamentos eram feitos com 4 fios, na verdade são dois fios (no CT tem 2 chegando e 2 saindo, por isso são 4), então a corrente diminui pela metade.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, as 17:21:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #18 : 23 de Janeiro de 2015, as 17:07:04 »

Pois é, um micrômetro é realmente bastante útil, pena que por onde moro é dificílimo encontrar equipamentos do tipo. Mesmo o paquímetro foi bem difícil achar. Vou ter que recorrer à internet, ou aproveitar minha próxima ida para Fortaleza.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #19 : 23 de Janeiro de 2015, as 17:15:56 »

Você quis dizer 0,156mm e 0,15mm para cada fio.

É, eu tô confuso também. É 1.5mm ou 0.15mm?
Uma medida tão pequena (0,??) com paquímetro, só digital mesmo, certo?
Registrado

Juliano Oliveira
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #20 : 23 de Janeiro de 2015, as 17:16:51 »

Ôpa, confundi. é 0,15 mm mesmo. Corrigido lá.
Sim, o paquímetro é digital.

-----
Algumas fotos do transformador. A qualidade está ruim porque as fotos são de celular:


Pra ter uma ideia do tamnaho do transformador:


Ele era cinza, então resolvi pintá-lo de vermelho e cobrir com verniz incolor. Ficou muito melhor.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, as 21:16:05 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #21 : 23 de Janeiro de 2015, as 23:01:44 »

Que eu saiba a Ultrasom não existe mais, há pelo menos uns dez anos.
Ela fabricava transformadores honestos, mas, de média qualidade.
Eu tenho vários, desde pequenos até um enorme e um dos pequenos abriu o primário mesmo sem uso.
No âmbito atual a Ultrasom seria equivalente a Hayonik.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #22 : 24 de Janeiro de 2015, as 02:02:26 »

[...]Mas antes você tinha informado errado que os enrolamentos eram feitos com 4 fios, na verdade são dois fios (no CT tem 2 chegando e 2 saindo, por isso são 4), então a corrente diminui pela metade.
Na verdade, são quatro fios saindo tanto do ct quanto dos dois terminais de 275V. Eu também achei estranho, já que o ct deve ter o dobro de fios. Acho bem provável que os quatro de cada terminal sejam apenas dois fios dobrados de volta para dentro do isolamento do carretel, ou seja aparentam ser quatro quando na verdade são apenas dois. Acham que é isso mesmo?
Só por garantia, vou conseguir uma câmera emprestada e tirar fotos com uma melhor resolução. Assim, será mais seguro afirmar algo.

-|-|-|-|-
Depois de fazer mais buscas, encontrei na Altana um transformador muito semelhante, inclusive nas dimensões e voltagens. Se realmente for, o Xformer acertou em cheio, com a precisão de um sniper que acertaria uma moeda de 1 centavo a 1km! Huh? Huh? Huh? E nesse caso sem sequer ver a moeda!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2015, as 05:53:42 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 25 de Janeiro de 2015, as 19:47:45 »

Uma medida tão pequena (0,??) com paquímetro, só digital mesmo, certo?

Paquímetros "análogicos" (nônio) de boa qualidade descem a até 0,02mm, mas é preciso usar uma lupa de bancada com bom aumento para conseguir medidas desta ordem com precisão. No digital é mais fácil.

Agora décimos de milímetro é molezinha, basta ter prática.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #24 : 26 de Janeiro de 2015, as 19:59:28 »

Alguém confirma ou nega o que eu falei sobre a similaridade entre meu transformador e o do link que postei? Algum parecer?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #25 : 26 de Janeiro de 2015, as 23:23:15 »

Alguém confirma ou nega o que eu falei sobre a similaridade entre meu transformador e o do link que postei? Algum parecer?
Que link?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #26 : 27 de Janeiro de 2015, as 00:02:14 »

Ahh, me desculpem. Achei que tinha colocado o link,  mas apenas mencionei. Batendo Cabeça
O link é esse www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2408&t=Transformador-de-forca-TF275-Y
Suas dimensões são bem parecidas, e possui as mesmas voltagens para os enrolamentos.

-----
Para um teste, eu poderia usar cargas resistivas em cada um dos secundários que desejo usar e verificar se há queda de tensão?
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, as 05:07:21 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #27 : 27 de Janeiro de 2015, as 08:00:47 »

Realmente, são parecidos (o que, na prática, não quer dizer que vão se comportar da mesma forma).

Melhor mesmo é tentar chegar no limite do transformador fazendo ele trabalhar sob carga, e ficar atento quanto à queda de tensão e aquecimento.

Sim, pode usar carga resistiva. Mas tenha cuidado com a dissipação de potência da carga (P=E * I). Coloque carga no secundário dos filamentos que demande corrente uns 10% maior do que as válvulas vão consumir (ou use as próprias válvulas, se você já as tem em mãos), então comece a testar o HT, subindo a demanda de corrente neste enrolamento aos poucos, com a resistência. Leis de Ohm e Joule são suas amigas.

Lembre-se de que na pior das hipóteses, se o secundário dos filamentos não der conta do seu projeto (digamos que no futuro você queira usar o transformador para um amp "maior" que o Champ), você tem o recurso de usar um segundo transformador, de 12 ou 6V, exclusivo para os filamentos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #28 : 27 de Janeiro de 2015, as 08:14:07 »

Também pensei em usar um transformador separado para os filamentos, mas primeiro vou fazer alguns testes com resistores. Se ele suportar 120 mA no secundário de alta voltagem, tentarei construir um IALL 10.5, já que possuo algumas ecl82. Se não suportar, farei um IALL 3.5, já que só precisa de 50 mA.

-----
Só mais uma dúvida, no caso do resistor de teste que vai ficar no secundário de 275V+275V, devo conectá-lo aos extremos, ou devem ser dois resistores, sendo cada um entre um extremo e o center tap? Acredito que alterando o valor do resistor seja possível testar nas duas configurações, mas não tenho certeza.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, as 10:04:54 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 27 de Janeiro de 2015, as 11:04:52 »

Só mais uma dúvida, no caso do resistor de teste que vai ficar no secundário de 275V+275V, devo conectá-lo aos extremos, ou devem ser dois resistores, sendo cada um entre um extremo e o center tap? Acredito que alterando o valor do resistor seja possível testar nas duas configurações, mas não tenho certeza.

Tanto faz, desde que ele aguente a potência (e é bastante). Por ex.  nos extremos vai ter 550Vac, pra consumir 60mA, precisa ser uma resistência de 9166 ohms (use 10k) e 33W (tem que usar resistor de 50W). Ou duas resistências de 4700 ohms em cada metade (275Vac) de 30W.  Procure por aqueles resistores de fio ajustável de 50W (de 10k ohms). Usando dois desses (de 10kohms  50W), você começa com valor máximo (10000) em cada metade do secundário e vai diminuindo o valor da resistência a medida que a tensão permanecer igual ou acima dos 275V .  Meça também a resistência do enrolamento, isso dá uma ideia de quanta tensão vai ser perdida com a corrente consumida.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, as 11:47:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal