Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 03:28:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador para valvulado  (Lida 9700 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« : 21 de Janeiro de 2015, as 19:53:03 »

Boa noite a todos!
Esses dias, em uma lojinha de eletrônica e peças de bicicleta (hã??), consegui algumas válvulas por um bom preço, e um transformador da Ultra Som. Esse transformador está um pouco velho, mas pelos testes que fiz, está funcionando perfeitamente. Ele tem primários de 90V, 100V, 120V e 220V, e saídas de 5V, 6,6V e 275+275V com center tap. A minha pergunta é: há algum projeto de valvulado de baixa/média potência que se adeque a esse transformador? O que me sugerem?

Obrigado a todos!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 21 de Janeiro de 2015, as 20:01:59 »

Sabes a capacidade de corrente (ou potência em VA)?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #2 : 21 de Janeiro de 2015, as 20:10:39 »

É meio difícil responder, principalmente considerando que ele não tem embalagem, e nem é indicado o valor da corrente no próprio. Por isso perguntei por projetos de média ou baixa potência, onde não haverá tanta necessidade de corrente.

-----
Posso depois medí-lo e dar as dimensões, o que pode dar uma ideia de quanta potência ele pode suportar, mesmo não sendo esse um fator decisivo.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 20:47:20 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 22 de Janeiro de 2015, as 06:46:41 »

Veja bem, na alta tensão a corrente realmente é pequena, mas se você multiplicar pela tensão (que é alta), perceberá que a potência é expressiva. Note que mesmo amplificadores pequenininhos como o Baby Wonder ou o Fender 5E1 usam transformadores de tamanho considerável.

Além disso, embora o consumo de corrente no HT do pré seja muito baixa, os filamentos de uma válvula preamplificadora consomem quase tanto quanto os de uma válvula de potência.

Então, a capacidade de corrente na baixa tensão (filamentos) vai determinar quantas válvulas você pode usar no pré, e portanto qual será o ganho deste bloco.

Em resumo: desculpe-me por discordar de você, mas a corrente (ou potência) É um fator decisivo.

Pelas dimensões do núcleo e pelas seções dos fios do secundário dá para ter ao menos uma noção da capacidade de corrente, mas lembre-se de que o esmalte que se usava antigamente não suporta a mesma temperatura que o usado hoje, então a comparação não é direta.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #4 : 22 de Janeiro de 2015, as 06:51:14 »

Quando disse fator decisivo, me referi a usar o tamanho do transformador para determinar a capacidade de corrente. É possível ter uma idéia, mas não dá para ter certeza.
O tamanho dele é quase igual ao do 5e3, apenas difere na espessura do núcleo, mas a diferença é pouca.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #5 : 22 de Janeiro de 2015, as 15:45:00 »

Manda uma foto do transformador.

Tente acessar o enrolamento (sem estradar o transformador, claro) para tentar acessar os fios do enrolamento para se estimar a capacidade de corrente pela espessura dos fios. Isso pode dar uma ideia.

Um amplificador de baixa corrente por exemplo pode ser o IALL, são necessários uns 50mA DC se não me engano.

Abraço
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 15:47:40 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #6 : 22 de Janeiro de 2015, as 16:33:42 »

Agora não há como mandar fotos, pois estou acessando pelo celular, mas o farei assim que possível. Sobre o fio do transformador, é multifiliar, com quatro fios em cada terminal (275, ct e 275) a espessura de cada fio é aproximadamente 0,15 mm. É meio impreciso, pois usei apenas um paquímetro. Caso ajude, as dimensões do transformador são: núcleo com 86 mm x 72mm x 35, e largura da bobina, medindo do lado dos terminais até o lado ds tampa de proteção: 74mm.
Obrigado a todos pela ajuda e atenção!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #7 : 22 de Janeiro de 2015, as 17:00:19 »

Para medir a espessura do fio do enrolamento utilize escala.

Medindo a espessura de fios esmaltados

ou

Tabela de medidas de fios esmaltados.

Abraço
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 17:05:10 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 22 de Janeiro de 2015, as 17:05:48 »

Eu chutaria esses valores:
275-CT-275Vrms   120mA   (pela bitola do fio e dando uma folga)
5Vrms   2A   (porque a maioria das retificadoras precisa mais de 1,5A a 3A, sendo que 2A é o valor mais comum)
6,3Vrms  3A  (pela potência que sobra tirando os dois secundários acima, a partir do núcleo de 28mm de perna central e 35mm de empilhamento, que permite uns 90VA a 100VA).



-----
Para medir a espessura do fio do enrolamento utilize escala.
Medindo a espessura de fios esmaltados
ou
Tabela de medidas de fios esmaltados.

Não dá pra ele usar esses método da régua, pois o fio está enrolado no carretel do transformador. Mas se ele disse que mediu com paquímetro, é muito mais fácil e melhor.
Essas tabelas dos links indicam o diâmetro das bitolas apenas considerando o cobre, sem levar em conta o esmalte/verniz (que podem ser mais espessos ou mais finos, dependendo da temperatura suportável pelo esmalte), portanto os 0,15mm que ele mediu, devem dar um pouco menos de cobre.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 17:13:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #9 : 22 de Janeiro de 2015, as 19:08:39 »

Então, considerando as especificações inferidas pelo Xformer, quais modelos de amplificadores poderiam ser montados?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 22 de Janeiro de 2015, as 22:13:31 »

Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra  Cheesy Cheesy Cheesy), daria para montar um clone do Orange Tiny Terror, ou um Ceriatone 18W Lite, ambos com 2x12AX7 no pré/inversor, 2xEL84 no power.

Timbres britânicos, o Tiny é praticamente um high gain, o 18W é mais crunch.

Em ambos os casos, eu desprezaria o enrolamento da retificadora (usaria diodos), para deixar o transformador trabalhar com mais folga (menos aquecimento) e poder usar mais filtragem na fonte.

O HT do seu transformador é um pouco diferente do originalmente especificado para estes amps, mas nada que faça muita diferença no timbre ou no desempenho.

Deve ter algum amp mais clean que possa ser montado, se essa for sua preferência, mas eu não me lembro de nenhum especificamente.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #11 : 22 de Janeiro de 2015, as 22:36:54 »

Obrigado por responder! Desde o começo, planejei usar retificação por diodo. Mas tenho outra pergunta: para reduzir a voltagem, seria possível usar zeners, ou o mais indicado nesse caso é um resistor? Outra pergunta: daria para montar um fender champ com esse transformador, já que há tenho as válvulas?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 23 de Janeiro de 2015, as 06:20:14 »

Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra  Cheesy Cheesy Cheesy),

Ô eu disse que era chute, não dá pra ter certeza absoluta.   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #13 : 23 de Janeiro de 2015, as 09:24:21 »

Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra  Cheesy Cheesy Cheesy)

Quado ele me ajudou a identificar um transformador, acertou 100%! Se for chute, tem mira a leser  Palmas
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 23 de Janeiro de 2015, as 12:38:40 »

Se as deduções do XFormer estiverem corretas (devem estar, ele nunca erra  Cheesy Cheesy Cheesy)

Quado ele me ajudou a identificar um transformador, acertou 100%! Se for chute, tem mira a leser  Palmas

Ele diz que é chute, mas é apenas por questões de modéstia...

Voltando à seriedade:

Melhor reduzir a tensão com resistor, aproveitando para fazer filtragem. No link abaixo tem uma calculadora online que resolve o seu problema:

http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/RC-ripple-filter/

Quanto a montar um Champ, a tensão do seu transformador é bem mais baixa que a original, haverá redução de potência, e o amp não deverá soar tão "clean". Mas deve funcionar (talvez seja preciso ajustar a polarização das válvulas, mas eu não posso te ajudar nesse aspecto).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal