Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Agosto de 2024, as 23:42:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gibson X "Réplica" Made in China  (Lida 215117 vezes)
fovb
Visitante
« Responder #285 : 20 de Julho de 2011, as 19:38:27 »

Bom, apenas a titulo de curiosidade:

O tampo é de 2cm, invariavelmente. A medida é feita sempra na parte mais bojuda.

O headstock é angulado PORÉM de peça unica com o braço, só as laterais do HS são de peças coladas (a largura do HS inteiriço é o mesmo da porção mais larga do braço).

Os tone chamber se tornaram moda depois de 2006, hoje em dia quase todas LP tem, um bom luthier consegue mudar muito o timbre (leia-se brilho) da guitarra fazendo furos certos nos lugares certos.

O legal dos P90 Soap Bar nessa série é o equilibrio de resposta da guitarra, uma madeira muito rápida como o mogno e uma escala de braço mais rápida ainda de ébano, pede um tampo mais lento, como o maple. Mas sem um cap como o P90 ficaria extremamente sem médios e com pouca vida.

Isso é o pouco que aprendi nas aulas, então se alguém tiver alguma idéia contrária, ou uma informação diferente, por favor, não exite em posta-las  Wink

Abraços

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #286 : 20 de Julho de 2011, as 19:45:53 »

Acho que entendi: resumindo,o single coil (gordo) P90 serve para resgatar os poucos harmônicos que esse projeto de guitarra produz.  É isso?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #287 : 20 de Julho de 2011, as 20:21:44 »

É o que estou tentando aprender, tocando em modelos diferentes sempre que tenho oportunidade. Chato é nào poder fazer isso com um set que estou acostumado...

Agora, o que mais ouço de luthiers e músicos mais acostumados a muitos instrumentos, de épocas e modelos diferentes, é que a captação é a parte que define uma fração generosa do timbre final do instrumento. Difícil discordar. Há captadores que conseguem extrair mais sustain do instrumento além de timbra de modo especial, só que esse sustain tem que estar ali acusticamente, esperando a oportunidade de ser captado. A impressão clara que tenho é que bons captadores não farão milagres em instrumentos muito ruins. Mas fazem a diferença num instrumento de razoável a bom.

Quando testei a Tanglewood não pude acreditar que aquela guitarrinha com captação original pudesse soar tão bem e com tanto sustain. O tampo tem um "maple veneer" bem bonito e um top de menor espessura que os da Gibson de maple. O corpo é feito de 3 partes de mogno, aqui creio ser o tal "nato". Ela possui "tone chambers" e tem o peso compatível com a nova Studio 60's, apesar de ligeiramente mais fina. Tem a tal colagem espanhola. Os capatadores que estão nela são os Seymour Duncan Pearly Gates. Acho que foram feitos pra essa guitarra! O "stop tailpiece" foi trocado por um de alumínio, que me pareceu dar mais um pouco de sustain e abriu ainda mais o som dela, os harmônicos soam mais "soltos". Troquei a parte elétrica, liguei no estilo 50's com captadores com volume independente, treble bleed e caps de mica e papel/óleo. Tenho aqui que dar o braço a torcer, há alguma diferença sim. Queria muito dizer que era apenas mojice, mas meus ouvidos dizem o contrário...rs. Adoro o jeito que essa guitarra soa. Tem um brilho muito bom, tanto para sons limpos como com drive e distortion. Mas sabe como é, gosto é gosto...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #288 : 20 de Julho de 2011, as 20:30:07 »

Bom saber, caso eu não consiga comprar aquela Giannini SG "véia", que também tem um sustain de outro mundo...  

Vou trocar as peças que estão enferrujadas.  Alguém tem algum esquema de ferramenta para retirar o embuchamento do tune-o-matic?

Estou procurando um captador que faça algum milagre com o sustain (leia-se "falta de") da Super Sonic.  Pensei em colocar um abaixador de cordas tubular (ou aqueles de guitarras com Floyd Rose) entre o cavalete e a ponte, mas não sei se vai fazer tanta diferença.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #289 : 20 de Julho de 2011, as 20:38:18 »

Aí é melhor procurar um captador milagreiro mesmo. Essa guitarra nem é totalmente desprovida de sustain, mas também não é o forte dela. Não sei quem ou "quens" são todos os culpados, mas imagino que a energia se dieperça fácil nela. Em compensação tem um ataque interessante...

-----
Ah, talvez o Sustainer da Fernades dê uma chance a ela...rs Ui

-----
Só mais uma coisa, Fernando. A nova LP 60's tem escala de jacarandá e braço de mogno. A 91 tem o braço maple e a escala de ébano.
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 20:41:51 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.122

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 789



« Responder #290 : 20 de Julho de 2011, as 20:42:31 »

Sobre essas camaras nas Les Paul... O que li em sites gringos é que o mogno da decada de 50 era mais leve. Os novos são mais pesados por causa do solo (por favor... solo = terra onde a arvore foi plantada... não solo de guitarra Smiley ). Tem muito mais mineral nos solos de hoje, a arvore os absorve e a madeira fica mais pesada. Sem as camaras, a guitarra ia ficar muito pesada. Foi a solução que acharam para manter o peso da guitarra sob controle.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #291 : 20 de Julho de 2011, as 20:45:59 »

Eu ainda não experimentei uma do período 50 a 60 das LP's. Mas as dos anos 70 já eram extremamente pesadas.

Já a captação era bem mais brilhante e com bem menos ganho. Diz-se também que mesmo o uso da parafina tira um pouquinho desse brilho todo. Eu pensava em colocar os Seth Lover nessa Tanglewood, mas depois que experimentei esses PG's, realmente nem quero mexer mais. Se alguém daqui curtir ZZ Top, sabe do som que estou falando...

-----
http://www.youtube.com/watch?v=Doj-PFI-zW4&feature=related
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 20:51:46 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.293

Obrigado
-Dado: 1907
-Recebido: 459



« Responder #292 : 20 de Julho de 2011, as 21:00:04 »


As Epi's tem modelos muito ruins e alguns muito bons. As Special, por exemplo, são um lixo, nem sei de que são feitas, mas são aquelas guitarras pra iniciantes sem ter um mínimo de respeito que essas pessoas merecem.


São feitas de compensado! Sei por que já peguei uma pra trocar chave seletora aqui e logo que o dono da guitarra soube disso a passou pra frente. E digo uma coisa hein... que timbre ruim!

-----
E sobre captação realmente tenho que concordar que ele define boa parte do que será o timbre do instrumento mas a madeira eu diria que faz tanta diferença quanto. Certa feita um cara me pediu pra eu fazer outro braço pra uma BC Rich Warlock em que ele usava captação ativa EMG fiz o braço com madeira que tinha disponíveis (jacarandá da bahia + pau marfim) e é claro que essas madeiras eram diferentes e no meu modo de entender as coisas superiores as do braço original, já o deixei avisado que o som da guitarra iria mudar mas que eu não poderia prever que tipo de som seria ai ele desacreditou dizendo que capatação ativa não sofria interferência da madeira e toda aquela conversa, dito e feito a primeira coisa que ele veio me dizer é que o som da guitarra tinha mudado muito perceptivelmente e que ele tinha gostado do novo som/visual da guitarra.
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 21:16:19 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fovb
Visitante
« Responder #293 : 20 de Julho de 2011, as 21:13:01 »

Sim, no começo os tone chamber eram mais pra peso do que pra timbre, mas faça o teste, com a guita desplugada, toque uma corda e corra o ouvido pelo corpo da guitarra, cada corda " soa" mais em uma determinada parte!

É justamente aí que vem o lance de se modificar o som/timbre/brilho de uma guitarra quase-boa-mas-que-falta-alguma-coisa-que-eu-nao-sei-o-que-é  Cheesy

E se fosse só pra tirar peso chamaria weight chamber, hahahaha
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.293

Obrigado
-Dado: 1907
-Recebido: 459



« Responder #294 : 23 de Julho de 2011, as 02:15:35 »

Eu quero uma dessas:                      Cheesy   Será que rola ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #295 : 23 de Julho de 2011, as 08:15:54 »

"Uma dessas" significa que você quer uma Les Paul dessas ou uma maquiagem dessas? Cheesy
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fovb
Visitante
« Responder #296 : 23 de Julho de 2011, as 09:37:52 »

Eu queria um desse...

Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #297 : 23 de Julho de 2011, as 09:48:52 »

Que baixo mais estranho eim ...hahahaha
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.293

Obrigado
-Dado: 1907
-Recebido: 459



« Responder #298 : 23 de Julho de 2011, as 10:24:31 »

"Uma dessas" significa que você quer uma Les Paul dessas ou uma maquiagem dessas? Cheesy

A guitarra claro, hehe
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #299 : 23 de Julho de 2011, as 11:05:21 »

O braço desse baixo serve como sabre ou lança de luz também?

Já que cada um colocou seus grandes "desejos", aqui vão os meus, em termos de Gibsonians:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custom/Billy-Gibbons-Pearly-Gates-Les-Paul-Standard.aspx

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custom/Jimmy-Page-Number-Two-Les-Paul.aspx

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/ES/Gibson-Custom/1963-ES-335-Block.aspx
« Última modificação: 23 de Julho de 2011, as 11:10:22 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal