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Autor Tópico: Gibson X "Réplica" Made in China  (Lida 222275 vezes)
yurice
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« Responder #255 : 13 de Julho de 2011, as 16:51:42 »

Que essas guitarras são muito bonitas e a cada dia estão melhorando os detalhes, disso ninguém tem dúvida! Mas o meu maior medo de pegar uma guitarra dessas é quanto a qualidade da madeira. Hardware e captadores, pra mim, é o de menos, o coração da guitarra é a madeira e a construção. Elas são feitas de mdf, ou madeira sólida? Alguém sabe qual é a madeira e qual é a captação?
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« Responder #256 : 13 de Julho de 2011, as 17:32:52 »

A maioria das que imitam a Fender normalmente são basswood no corpo e um maple asiático no braço. As escalas são normalmente desse mesmo maple ou de um rosewood de lá também.

As cópias de normalmente são de basswood no corpo ou, as melhores na minha opinião, de nato, uma espécie de mogno asiático. Os braços variam, maple e nato. As escalas são normalmente de rosewood. Como a angulação do headstock das Gibson é muito acentuada, é comum usar-se mais de uma peça com a famosa colagem espanhola perto do headstock para economizar madeira. Aliás esse é um outro ponto importante: quantos pedaços de madeira compoem o corpo, há alguns que são feitos de dezenas de pedaços de madeira. Já o braço, se a tal colagem for bem feita, fica bem funcional e transmite bem a vibração. Também as guitarras como a do Adiel que tem várias madeiras compondo o braço, mas vão de um ponto ao outro na extensào do mesmo, me parecem até adicionar algumas vantagens.

Nunca mais vi guitarras com corpo de MDF... quando falo nisso os lojistas até se assustam pensando que sou algum alucinado...rs

O maior problema além da escolha das madeiras é o tratamento que recebem para ficarem "usáveis" em pouco tempo. Isso pode trazer grandes transtornos principalmente ao braço. A construção também pode ter grande diferença de qualidade em se tratando de cópias.
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anaksun
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« Responder #257 : 13 de Julho de 2011, as 17:40:46 »

Os baixos  de alguns Strinbergs eram feitos de aglomerado ( baixo de cinco cordas, ativo por 500 contos). Eles pesavam menos que 1.5 k o corpo. Fui em uma loja aqui a uns 3 anos, e o vendedor foi honesto é confirmou.
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« Responder #258 : 13 de Julho de 2011, as 17:45:21 »

A captação varia muito, se réplica ou submarca dos famosos. Infelizmente a grande maioria tem captação de regular para muito ruim. Mas isso também tem melhorado em algumas réplicas, as mais novas e mais bem feitas. Só que captaçào é a parte mais fácil de se fazer um upgrade, é só ter a grana para captadores novos, pois os tamanhos sào padronizados para todas, felizmente.

Outro fator importante: o hardware! Outra coisa que varia demais. Normalmente as tarrachas são de fácil substituição, os tamanhos compatíveis com os das marcas originais. Já pontes e outros apetrechos usam o que se apelidou de "metric size" ou "imports style". Por exemplo, se você tenta substituir uma ponte tune-o-matic genérica por uma da Gibson, vai precisar de uma pequenina cirurgia no tampo da guitarra, pois os postes da ponte da Gibson são diferentes, menores. Mas pode substituir por uma marca de melhor qualidade com essa especificação de tamanho e formato. O mesmo para a Fender e suas derivadas. Mesmo as Fender MIM de verdade não tem compatibilidade absoluta com as USA. Já tive de adaptar bastante coisa em minhas guitarrinhas asiáticas, mas o trabalho normalmente vale à pena.

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Os baixos  de alguns Strinbergs eram feitos de aglomerado ( baixo de cinco cordas, ativo por 500 contos). Eles pesavam menos que 1.5 k o corpo. Fui em uma loja aqui a uns 3 anos, e o vendedor foi honesto é confirmou.

De "aglomerado" já vi, mas há muitos anos atrás. Recentemente vendi uma Ibanez Talman que tinha o corpo de um tipo de MDF e mesmo assim ela é extremamente ressonante. Feita no Japão, vai entender!
« Última modificação: 14 de Julho de 2011, as 01:08:52 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #259 : 13 de Julho de 2011, as 22:46:00 »

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Nunca mais vi guitarras com corpo de MDF... quando falo nisso os lojistas até se assustam pensando que sou algum alucinado...rs

Eu tinha uma guitarra da strimberg que era de MDF e por ela ter ponte floyd rose não segurava a afinação porque o MDF sedia.

Com relação aos sites de compra na china, quais são os mais cnfiáveis no campo das guitarras?
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« Responder #260 : 13 de Julho de 2011, as 22:50:30 »

Esses instrumentos Strimberg não conheço, talvez por isso nunca mais tenha visto coisas do tipo. E Floyd Rose, só original, o resto é só dor de cabeça, na minha opinião.

Creio que observando o tópico dá pra concluir o site mais popular entre os compradores de "réplicas", nome elegante para cópia falsificada...rs.
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« Responder #261 : 13 de Julho de 2011, as 23:25:49 »

Por mais incrível que pareça já toquei em uma guitarra stringberg, e me pareceu bem razoável! Achei melhor que algumas mais famosas. Mas não percebi ser de MDF!

Rapaz, guitarra de MDF é o fim da picada!

As alavancas "floyd rose" da Schaller (pelo menos as alemãs - se é que existem chinesas) são muito (mais muito, muito muito) melhores que a floyd original!
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« Responder #262 : 13 de Julho de 2011, as 23:50:52 »

Cara se a strimberg que é uma marca que está no mercado legalmente faz umas guitarras bem indescentes, quanto mais replicadores de Gibson. Se eu soubesse que as madeiras dessas réplicas são pelo menos "madeira sólida" eu compraria com certeza, h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu não compro por falta de coragem por conta dessa dúvida e pelo motivo principal  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
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« Responder #263 : 13 de Julho de 2011, as 23:56:18 »


Rapaz, guitarra de MDF é o fim da picada!


Com certeza, assim como guitarra de compensado e correlatos.
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« Responder #264 : 14 de Julho de 2011, as 00:05:18 »

Gamal,

Não quer dizer que toda guitarra da tal Strimberg seja de MDF, né?

Yurice,

As guitarras que foram compradas pelos colegas da comunidade eram todas de madeira sólida.

Bossman e Gamal,

Usei a tal Ibanez Talman feita de um material apelidado por eles como "Resonite", que não deixa de ser um tipo de MDF, durante anos gravando e em gigs ao vivo, ao lado de Fender's e outras menos cotadas, e sempre se saiu bem. Tanto em termos de sustain, como ressonância e afinação. Mas não aplicaria essa minha experiência como regra...rs

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« Responder #265 : 14 de Julho de 2011, as 00:21:00 »

Pelo menos, bem mais cara a Schaller é...  [Yoda mode: OFF]
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« Responder #266 : 14 de Julho de 2011, as 00:44:21 »

A maioria das que imitam a Fender normalmente são basswood no corpo e um maple asiático no braço. As escalas são normalmente desse mesmo maple ou de um rosewood de lá também.

As cópias de normalmente são de basswood no corpo ou, as melhores na minha opinião, de nato, uma espécie de mogno asiático. Os braços variam, maple e nato. As escalas são normalmente de rosewood. Como a angulação do headstock das Gibson é muito acentuada, é comum usar-se mais de uma peça com a famosa colagem espanhola perto do headstock para economizar madeira. Aliás esse é um outro ponto importante: quantos pedaços de madeira compoem o corpo, há alguns que são feitos de dezenas de pedaços de madeira. Já o braço, se a tal colagem for bem feita, fica bem funcional e transmite bem a vibração. Também as guitarras como a do Adiel que tem várias madeiras compondo o braço, mas vão de um ponto ao outro na extensào do mesmo, me parecem até adicionar algumas vantagens.

Nunca mais vi guitarras com corpo de MDF... quando falo nisso os lojistas até se assustam pensando que sou algum alucinado...rs

O maior problema além da escolha das madeiras é o tratamento que recebem para ficarem "usáveis" em pouco tempo. Isso pode trazer grandes transtornos principalmente ao braço. A construção também pode ter grande diferença de qualidade em se tratando de cópias.
as "groms" são de mdf.   http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161863602-guitarra-groms-by-washburn-parecida-com-michael-fonte-_JM

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Outro fator importante: o hardware! Outra coisa que varia demais. Normalmente as tarrachas são de fácil substituição, os tamanhos compatíveis com os das marcas originais. Já pontes e outros apetrechos usam o que se apelidou de "metric size" ou "imports style". Por exemplo, se você tenta substituir uma ponte tune-o-matic genérica por uma da Gibson, vai precisar de uma pequenina cirurgia no tampo da guitarra, pois os postes da ponte da Gibson são diferentes, menores. Mas pode substituir por uma marca de melhor qualidade com essa especificação de tamanho e formato. O mesmo para a Fender e suas derivadas. Mesmo as Fender MIM de verdade não tem compatibilidade absoluta com as USA. Já tive de adaptar bastante coisa em minhas guitarrinhas asiáticas, mas o trabalho normalmente vale à pena.

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Os baixos  de alguns Strinbergs eram feitos de aglomerado ( baixo de cinco cordas, ativo por 500 contos). Eles pesavam menos que 1.5 k o corpo. Fui em uma loja aqui a uns 3 anos, e o vendedor foi honesto é confirmou.

De "alomerado" já vi, mas há muitos anos atrás. Recentemente vendi uma Ibanez Talman que tinha o corpo de um tipo de MDF e mesmo assim ela é extremamente ressonante. Feita no Japão, vai entender!
ledo engano...não são padronizados...
« Última modificação: 14 de Julho de 2011, as 00:51:19 por cobalto777 » Registrado
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« Responder #267 : 14 de Julho de 2011, as 01:08:24 »

A que se destina especificamente o comentário: "não são padronizados"?
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« Responder #268 : 14 de Julho de 2011, as 01:12:10 »

A que se destina especificamente o comentário: "não são padronizados"?

Pois é essas citações em cima de outras citações complicam tudo.
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« Responder #269 : 14 de Julho de 2011, as 01:39:58 »

A que se destina especificamente o comentário: "não são padronizados"?
tamanho dos captadores...me deculpem nunca mais vou fazer citaçoes emcima das outras...

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A que se destina especificamente o comentário: "não são padronizados"?
tamanho dos captadores...me deculpem nunca mais vou fazer citaçoes emcima das outras...
ácil (de se fazer um upgrade, é só ter a grana para captadores novos, pois os tamanhos sào padronizados para todas, felizmente.)...lêdo engano...
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