Pessoal, este post sera um pouquinho longo, e com coisas ja passadas, mas queria fazer uma ressalva do que ja foi postado.
Infelismente nao pude responder muito os topicos estes dias por estar com pouco tempo.
...Cara guitarras tipo Gibson eu compro só pelo nome...
Realmente muito disso acontece, nao so referente a Gibson, mas as outras marcas top em geral.
Principalmente quando iniciamos, sempre daremos preferencia ao "nome" e nao a marca, isso é uma
questao de um certo "status" que faz parte do mundo captalista.
Um exemplo, mesmo que tenhamos o valor disponivel, preferiremos um pedal TS9 original do que um
DIY, ou daremos preferencia ao TS9 do que o TS7 ou TS5, mesmo sendo iguais nos dois exemplos (isso
acontece com a grande maioria das pessoas).
O que eu acho errado é comprar uma dessas réplicas e vender como original.
Infelizmente é isso que tem acontecido ultimamente.
Por isso ressalto, deve-se conhecer bem e saber de detalhes, para conferir na compra.
... pegue uma pessoa na rua e pergunte, você conheçe marcas de guitarra? Gibson e Fender com
certeza estarão entre as respostas, são famosas até para quem não conhece a área!
Por isso as pessoas gostam de ver as "marcas na parada", é mais ou menos igual a esses lances de
roupas...
É o que mencionei sobre o captalismo, é comum querer mostrar ou ver as grandes marcas top.
E o pior é que influencia em muitas outras coisas.
Em minha cidade, e em muitos outros lugares, se a banda tiver bom equipamento, recebe um cache bom,
se equipamento for simples, quase nem se tem um cache. Nao importa se a banda é boa ou ruim, e sim
o equipamento.
De fato , as coisas sao movida por "status", principalmente no Brasil.
acho que o ponto importante é:
se você gasta $300 numa guitarra, sabe que ela é uma réplica, pode ser sim um bom negócio. ... e se
a madeira for boa, captadores melhores dão vida à guitarra.
É o que penso, o importante é a madeira, e o preço. Se tiver bom preço é só colocar uns captadores
bom, isso voce acha em bom preço, geralmente na faixa de R$200,00 ~ R$250,00 encontra bom captador,
mas tomar cuidado com captadores falsos tambem.
Tempo atras comprei 2 Dimarzios, um por 240,00 e outro 270,00, no mercado livre.
Quando chegaram, logo percebi que eram falsos, nem abrir e entrei em contato com o vendedor, reclamei e ele devolvel o valor.
Tem que ficar atento.
Imagina comprar uma guitarra Gibson "original" e descobrir que é falsa? Trágico!!!!!
Agora, imagina comprar uma falsa e descobrir que é original? ? ? ?
Nesta eu viraria cliente semanalmente... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ seria bom se acontecesse isso de vez enquando
... as cópias de hoje estão muito fiéis. Tão fiéis, que é impossível saber se um cara tocando num
show está usando uma original ou uma falsa!
Guii, nao e bem assim.
Faz diferença de uma boa para uma ruim.Se nao tivesse diferença, um profissional usaria uma
qualquer ao inves de usar uma de R$5.000.
O que pode ser diferente uma da outra?
So vou citar uma unica coisa que tem grandissima diferença:
Em uma boa voce faz um acorde qualquer , voce ouvira perfeitamente todas as cordas.
Em uma ruim voce ouvira um som meio embolado, como se nao estivesse bem afinada.
A situacao se complica um pouco se usar um overdriver, com uma ruim o som fica totalmente embolado,
e com uma boa o som tem definição.
No nível que as réplicas estão, o que vai ter de "espertinho" tentando vender por original... Vejam
por exemplo a guitarra que o Tiagojoy pegou, coisa linda... no meu caso que não sei diferenciar uma
da outra, seria enganado facinho rsrsrr....
tudo depende, se o cara pegar uma réplica ou uma original e espetar num meteoro de 15watts não vai
sentir diferença mesmo... dai tudo depende do hardware que o cara possui
Sou de pleno acordo com a ideia do Flavio. Pegar uma guita replica e testar em um amp ruim, seria a
mesma coisa que comparar um Home Theater com um radio AM...
Testa em um Mashall, Fender, ou outro top (originais tambem).
Digo original, porque ja vi para vender um Fender RocPro
"750".
Nem a propria Fender conhece este modelo, a serie RocPro só teve 3 modelos, RocPro
700,
RocPro 1000, e RocPro 1000 versao Head.
Ta ai outro falseta da vida.
A Gibson tem um controle maior que a Fender a meu ver.
Quanto a isso nao questiono muito.
Em 1999 entrei no site da Fender para ver se achava uma informacao sobre o pontenciometro,
precisava saber o valor dele que nao estava marcado na peça.Me surpreendi "na epoca" ao ser
solicitado o serial, o site retornou dados completos, cor, madeira, serie, captadores, tarrachas,
data fabricação, data de despacho, para onde foi despachado.
Só nao tinha nome da loja que vendeu, e dai para frente...
Hoje a Fender fornece um manual de suas guitarras, sejam americanas ou mexicanas. Da para conhecer
melhor os detalhes.
...a minha duvida é se compensa investir nas peças originais pra colocar em uma replica.
Tiagojoy , isso depende de quanto voce gastaria - gastara, para essse upgrade.
Voce deve ver o custo e o beneficio.
E o mais de todos, se for sua vontade, vale apena.
Afinal, um ditado que tem sido popular, e é realmente verdade " Satisfação nao tem preço"...
Guitarrist79, faça das palavras do Flavio as minhas tambem.
Impressionante seu exemplar.