Depois de acompanhar o tópico :
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4977.0e implementar as dicas do patines, no caso o desacoplamento do positivo da fonte com um circuito RC com boa diminuição dos ruídos. Percebi que talvez devêssemos faze-lo também no condutor negativo.
Vejam a representação de uma fonte com tres pedais, uma guitarra e um amplificador e quatro cabos de interconexão entre eles, já com o desacoplamento do positivo da fonte nas placas dos efeitos.
Até com a utilização de jacks J10 não isolados, usando a carcaça como meio de condução do GND
Percebam que mesmo com o desacoplamento do positivo, ainda existe um loop através dos condutores blindados e dos condutores negativo da fonte, formando pequenas antenas. E em geral estas fontes não referenciam o negativo ao terra deixando um ponto flutuante de tensão, ou ainda pegando esta referencia apenas no amplificador se este tiver um terra. Suscetível a todo tipo de onda eletromagnética.
Agora observem a proposta de modificação. Colocar dois resistores um em cada polo da fonte, e apos eles, instalar um capacitor de filtro eletrolítico e a partir deste alimentar a placa. Se supor que a impedancia de um condutor elétrico é baixa (algo nos miliohm), ao colocarmos um resistor de 10 a 100 ohm para este desacoplamento, estaríamos aumentando de 100 a 1000 vezes a impedância deste loop dificultando a circulação de correntes parasitas. Obviamente deve-se utilizar jacks isolados e ainda conectar o negativo desta fonte ao terra da rede elétrica.
Algum dos colegas já pratica isto? Alguém ja testou algo do gênero e deu certo ou errado ou não houve melhora significativa?