Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Outubro de 2024, as 03:26:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testando Válvulas  (Lida 15805 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17



« Responder #30 : 04 de Setembro de 2013, as 20:32:49 »

 Estou estudando e procurando informações sobre o assunto para me preparar, estou pensando em montar um clone do Peavey 5150. São 4 6L6 no Power. A dúvida sobre as valvulas casadas é porque nas coisas do meu pai eu acabei encontrando algumas válvulas, que são até mais velhas que eu Cheesy, quero ver se consigo usar essas válvulas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 04 de Setembro de 2013, as 20:43:54 »

Estou estudando e procurando informações sobre o assunto para me preparar, estou pensando em montar um clone do Peavey 5150. São 4 6L6 no Power. A dúvida sobre as valvulas casadas é porque nas coisas do meu pai eu acabei encontrando algumas válvulas, que são até mais velhas que eu Cheesy, quero ver se consigo usar essas válvulas.

Provavelmente elas vão funcionar. Se forem todas iguais (mesmo fabricante) e tiverem o mesmo tempo de uso, melhor. Como eu não sei como é a polarização nesse Peavey (o melhor seria ter um ajuste de bias individual pra cada válvula de saída - nesse caso o casamento é menos importante) você pode até tentar montar um jeito de testar e medir as correntes de placa antes de montar o ampli. Mas se for montar o ampli, deixe um resistor de catodo de 10 ohms (esses precisam ser de valor bem próximo um dos outros) ligado em cada válvula, pra facilitar depois a medição da corrente de catodo (corrente de placa + corrente de screen). Isso vai ajudar a você ter uma idéia do balanceamento das correntes nas válvulas (considerando todo o resto e não somente as diferenças entre as  válvulas).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #32 : 05 de Setembro de 2013, as 08:51:27 »

Oi Pessoal

Só para completar o que o Xformer colocou tão bem, é preciso deixar claro que casamento é coisa que se faz com válvulas de potência em saída Push-Pull. Por favor, não vão pedir 12AX7 casada por aí que na mesma hora o vendedor vai sacar que se trata de um desinformado e vai empurrar um monte de porcarias goela abaixo.

Segundo, é extremamente difícil conseguir um par de válvulas com um casamento de Ip, Gm e Rp dentro de 10% de tolerância. Se dois dos parâmetros estiverem dentro da tolerância, fatalmente o terceiro não estará. É como tentar achar pessoas loiras, de olhos castanhos nascidas em outubro. Qualquer uma das coisas é fácil de achar. Duas ao mesmo tempo é mais difícil. As três então fica ainda mais difícil.

Mas existe uma saída honrosa para o problema. As diferenças de parâmetros em Gm e Rp podem ser corrigidos com realimentação negativa (negative feedback). Então, o parâmetro mais importante no casamento é Ip. Industrialmente as válvulas são casadas para mesmo Ip e Gm, sendo o primeiro mais crítico que o segundo. Se houver diferença de Gm, ocorre distorção por segunda harmônica. Se houver diferença em Ip, aparece uma componente contínua não balanceada no transformador de saída. Portanto o descasamento em Ip é mais problemático.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #33 : 28 de Outubro de 2013, as 15:42:52 »

Pessoal, estou com 2 válvulas destas, parecem de power, são 2 EC360, triodos. Gostaria de saber se tem algum projeto que use delas e, deixei uma delas cair(a caixinha que a continha cedeu por baixo  Embarrassed) e por isso tem uma folga em algum lugar, mas ela não se soltou...(dá pra ouvir quando balanço a válvula, mas é pouca coisa.) será se danificou ela?

Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal