Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 03:22:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador de baixa potência usando integrado, qual é o melhor?  (Lida 4272 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« : 05 de Janeiro de 2015, as 18:19:20 »

Olá. Hoje me peguei pensando sobre esse assunto. Se eu quiser construir um amp simples para estudos e para tocar no quarto, com som limpo e potência baixa (algo entre 1 W a 10 W), qual é o integrado mais indicado atualmente? Já fiz alguns amps com o LM386 quando comecei, mas não sei o que é recomendado atualmente. Vocês usam o 386, algum outro LM ou algum TDA?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2015, as 19:44:50 »

Abaixo, circuitos que eu montei, gostei e recomendo, embora não atendam perfeitamente aos seus requisitos.

1) O Marshall 8001/8010 é um amp completo (pré limpo/sujo + power). É um projeto mais complexo (nada absurdamente complicado), com mais potência do que você deseja (deve dar uns 30W), mas que não tem problema nenhum em ser usado com volume baixo, e que pode "sair do quarto" se necessário. Vale cada centavo investido:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1447.0

2) Tube Cricket, um pequenino híbrido, com válvula no pré (operando em 12V) e 386 no power, que vai de um "quase clean" a um crunch delicioso, a baixos volumes:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3162.0

3) MXR Headphone Amp, tem um prezinho simples com OpAmp e o "power" com 2 transístores comuns, e ao contrário do que sugere o nome, pode empurrar um falante se este for o seu desejo:

http://www.generalguitargadgets.com/effects-projects/boostersrouters/headphone-amp/

Tem ainda um "mini Fender" que apareceu aqui no fórum, mas eu não consegui achar o link. Acho que é o mais "clean" de todos os pequeninos.

Por falar nisso, se você faz realmente questão de "clean de verdade", melhor fugir do 386, ele sozinho já introduz alguma distorção, especialmente se for setado para ganhos mais altos.

Já, já aparece mais alguém dando outras idéias!





Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #2 : 05 de Janeiro de 2015, as 21:25:07 »

Olá Finck. Obrigado pelas sugestões. Eu havia visto alguns desses projetos a um tempo, tanto aqui no forum quanto no DIYStompboxes. Eu acabei não formulando muito bem o que eu procuro. Na verdade eu procuro só por um power amp usando algum CI específico para isso, como os TDA, e o pré eu mesmo vou adicionar. Para "sair do quarto", eu estou fazendo um IALL10.5 Evil mas o projeto está parado, e para o quarto eu possuo um Staner pequeno e um 100Buck. A ideia desse amp "para o quarto" surgiu pois pensei em fazer uma "miniatura" de um amp usando um pré que eu gosto muito como um futuro projeto.
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2015, as 22:40:06 »

Marcão,

Para estudo, no quarto, o que acha de um amplificador para fone de ouvido?
Só como exemplo, eu tenho uma BOSS ME-25 e um Peavey Bandit 112. Bom, pode perceber que o Peavey não dá pra estudar, certo? Comprei um fone de ouvido bom e ligo direto na BOSS e o som é ótimo, o fone de ouvido (que não é nem profissional) ajuda bastante, o som sai bastante encorpado.

Portanto, pense num amplificador para fone de ouvido. Dá uma olhada no Hibiki Minitube (tá, eu sei, é valvulado  Tongue)

Ou esse aqui (também valvulado) para fones de ouvido também:
http://diyaudioprojects.com/Solid/12AU7-IRF510-LM317-Headamp/

Abração
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, as 22:43:26 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #4 : 06 de Janeiro de 2015, as 08:58:06 »

TDA2003 - 10W
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/25035/STMICROELECTRONICS/TDA2003.html

Mas o preço do integrado não fica longe do TDA2005 - 20W e do TDA2030A - 14W a 35W
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 06 de Janeiro de 2015, as 10:56:58 »

A vantagem de usar um TDA de menor potência é que o transformador de alimentação custará bem mais barato (já que a demanda por corrente será baixa).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 466
-Recebido: 51



« Responder #6 : 06 de Janeiro de 2015, as 16:38:48 »

Tem ainda os layouts do Ruby e Marshall MS-2 aqui no fórum.
Pode lhe ser interessantes.
Abraço!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #7 : 06 de Janeiro de 2015, as 16:59:28 »

Agradeço a todos pelas sugestões. O TDA2003 é bem interessante para o que eu preciso, e acredito ter um guardado e algum lugar aqui em casa. Só não sei ler muito bem o datasheet Batendo Cabeça. Quais parâmetros indicam a faixa de tensão em que ele funciona, a potência de saída de acordo com a tensão fornecida e a corrente necessária? A tensão máxima eu identifiquei (40 V), mas as outras coisas não...

Vendo o esquema do Ruby no RunoffGroove e lendo a descrição deles, acho que vou testar algo parecido, provavelmente com os pinos 1 e 8 abertos para ter baixo ganho. Não lembro exatamente como é o som de um 386 com ajuste de ganho, pois o único amp com o 386 que eu possuo aqui é justamente o Ruby mas com as mods para soar próximo de um Bassman, e essas mods incluem um ajuste fixo de ganho.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, as 17:19:43 por marcao_cfh » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 07 de Janeiro de 2015, as 07:15:36 »

No datasheet deve ter uns gráficos de tensão x potência, potência x corrente e coisa que o valha. Normalmente há alguns esquemas de aplicações típicas, que costumam dar certo (variações encontradas em outros locais normalmente são ajustes finos, que mudam levemente curva de resposta e ganho, e não costumam afetar fortemente o desempenho).

Adianto: tensão máxima 18VDC. Em 16VDC, potência de saída 5W (8ohms) ou 7,5W (4ohms).

Quanto à corrente e fonte: o TDA2003 não exige alimentação simétrica, então um transformador de 12V com uma fonte "normal", não estabilizada, dá conta. Retificado e filtrado, vai dar uns 16V, o que está ótimo. Um transformador de 15V já daria uma tensão maior que o limite do CI na saída da fonte, seria necessário usar regulador (eu não gosto de usar fonte regulada em amplificador de potência, penso que o circuito trabalha melhor sem esse recurso, e estes chips já tem um bom nível de rejeição de ruído).

Para corrente, 1A é mais que suficiente se a gente chutar uma eficiência de 50% no CI (se você tiver um transformador com maior capacidade de corrente, não há problema em usá-lo, apenas não ultrapasse a tensão). Use um capacitor de 4.700uF na filtragem (é exagero, mas ajuda a segurar os picos de potência).

Atente-se ao casamento de impedância e tensão de entrada do amplificador com o pré que você pretende usar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #9 : 07 de Janeiro de 2015, as 12:11:26 »

Ah, vi que tinha olhado no lugar errado. Tensão mínima de 8 V DC e máxima de 18 V DC. Nos gráficos, cerca de 8,5 W em 4 ohms com tensão 18 V DC, e cerca de 7,5 W em 4 ohms com tensão 16 V DC. Não tem as curvas para 8 ohms. Só não achei informações sobre a corrente, mas com 1 A acho que consigo alimentar sim o TDA2003 e o pré, que usa alguns J201 ou equivalentes. Acredito que o TDA2003 vai servir certinho para o que eu preciso, além de ele não exigir um dissipador grande. Ainda é um projeto futuro, mas que pode ser que eu comece a fazer alguns testes em breve, tanto com o TDA2003 quanto com o LM386, pois pretendo fazer o pré em forma de pedal logo logo.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 07 de Janeiro de 2015, as 19:49:41 »

Não tem a curva Tensão x Potência para 8ohms, mas tem a de Potência x Carga (para alimentação a 8, 12, 14,4 e 16V)... Veja a figura 4 do datasheet.

Não esquenta com a corrente do pré, o consumo é desprezível. 1A vai dar e sobrar (mas, como eu já disse, se você tiver um transformador mais potente dando sopa, sem problemas, disponibilidade de corrente nunca é demais, ao contrário, um transformador trabalhando com folga vai esquentar menos e manterá a tensão; os inconvenientes serão preço, peso e espaço).

Confesso que nunca dei muita bola para o TDA2003, mas agora deu vontade de tentar fazer uma variação do Tube Cricket que eu postei, usando o TDA como potência. Terá que ser sem pressa, minha sala está esperando para ser pintada (saco...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #11 : 08 de Janeiro de 2015, as 11:32:28 »

Vi o gráfico. Seria cerca de metade da potência. Vou construir o pré primeiro, e depois ver se eu brinco um pouco com o TDA2003 e com o LM386. Também estou com algumas complicações para começar, mas a maioria é referente à confecção da placa mesmo (estou sem impressora a laser e minha broca para furar a placa quebrou, ainda não encontrei uma outra para usar). Acredito que o Tube Cricket vai ficar bem legal com o TDA como potência.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal